quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Obesidade

Hoje saiu uma reportagem no Metro sobre o Diabetes e obesidade. Ambos grandes problemas do Canada. A taxa de obesidade no Canada entre os adultos deve estar por volta de 20%, encontrei artigo dizendo que era 15% em 2000/2001. NO Brasil, considerando medicao feita pelo IBGE em 2003/2003, era em torno de 10% nas principais cidades. Mas o que eh interessante eh que parece que o excesso de peso que ainda nao eh obesidade (IMC entre 25 e 30) que eh de 32% no Canada, para o mesmo periodo, e parece ter caido um pouco, no Brasil chega a 50% em alguams cidades. Claro que a pesquisa no Brasil foi apenas nas principais cidades, e assim nao eh representativa do pais, sendo que no Brasil inteiro, como obesidade e excesso de peso tem relacao com renda, podemos esperar taxas menores. Em tempo, dizem que o IMC subestima a taxa de obesidade e sobre peso.

E outro ponto interessante, tanto no Canada quanto no Brasil, quanto maior a renda maior o excesso de peso entre os homens, isso eh bem claro nos dois paises. Mas a relacao renda peso se inverte entre as mulheres no Canada e no Brasil ha tambem uma certa inversao, mas nao tao clara como no Canada. Isto eh, a taxa de obesidade eh menor entre mulheres coom renda maior. Muitos outros ressultados para o Brasil podem ser encontrados no Relatorio do IBGE.

Nenhum comentário:

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...