quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Livro e Mico no Metro

Entrei no metro e vinha lendo meu livro do Savage sobre as fundacoes da estatistica. O sujeito comecou a falar de logica e derrepente o negocio, que parece simplissimo, ficou meio complico de entender. E aih a leitura nao rende, eu levo uma viagem inteira para ler meia pagina ou uma pagina. Se voce tem que escolher entre uma decisao s1 e uma decisao s2 num universo de decisoes S, entao se f(s1) eh uma funcao que diz o quanto voce perde ou ganha ao escolher a decisao s1... A Estatistica Bayesiana, que vem crescendo muto ultimamente, tem esse livro como um dos mais importantes. Entao acho que eh minha obrigacao como estatistico ver o que esse livro tem. Estou tentando...

Mas tava muito cedo e eu estava meio com sono, lutando para entender o livro que dá um nó na cabeça, e para ficar acordado, obviamente o segundo prejudicando muito o primeiro. Eis que chegamos na estacao Yonge do metro e eu me levantei para descer do metro. E foi quando cairam varias moedas da minha maleta, que vive aberta. Sempre que me dao moedas de troco eu simplesmente jogo lá dentro e ai acontece essas coisas. Ok, porta do metro aberta na minha estacao, minhas moedas no chão, decisao a ser tomada - s1 pegar as moedas e descer na proxima estacao ou s2, deixar as moedas lah. Bom, s1 implica que eu vou perder tempo, depois vou ter que voltar e ao inves de entrar as 7:15 na empresa vou entrar as 7:30. S2 implica que eu vou perder algumas moedas. Eu tenho um preco a pagar por cada uma e preciso decidir. Aplicacao pratica da teoria... Pego duas moedas e deixo uma ou duas lah, que eu nao vi direito onde cairam, e caio fora enquanto a porta ainda estah aberta...As moedas perdidas muito provavelmente eram de 1 centavo porque eu tinha usado praticamente todas as maiores que isso no dia anterior para comprar o café, e eu sabia que tinha muita moeda de 1 centavo na bolsa, o que faz sentido, são elas que sempre sobram... Enfim, as vezes vc pode achar um meio termo entre s1 e s2, a teoria as vezes simplifica muito as coisas e na pratica existem infinitas possibilidades...

Nenhum comentário:

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...