quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Chegou o inverno!

E eu fiquei a noite inteira esperando a neve. Que nao veio, ainda. De manh'a eu olhei pela janela e percebi que tinha algo estranho lah embaixo, o asfalto nao parecia molhado, nao brilhava. Eu imaginei que fosse jah a neve, mas eu nao via nada cair... A temperatura estava em 1 grau negativo e eu resolvi colocar o casaco novo que comprei, com calca jeans normal e levei uma luva na bolsa do trabalho.

Quando coloquei o peh para fora do predio eu percebi que o chao tava muito liso! Existia uma camada de pedrinhas de gelo no chao! E eu tive que reduzir o passo, andar devagar, pois era realmente liso. E as outras pessoas tambem andavam devagar, com bastante cuidado. Pelo menos eu nao0 tava pagando um mico, tipo soh eu escorregando e os outros nao. Mas com cuidado da para ir embora, e eu fui.

A chuva que caia parece que nao molhava, eram pedrinhas de gelo bem pequena. Eles chamam de "ice pellets". Ontem a noite havia uma chuvinha fina, que presistiu a noite toda, eu imagino que esta chuva fina congela antes de chegar no chao e as gotas viram pedrinhas bem pequenas de gelo. Mas nao eh neve!

Fui abrir o portao e ele parecia de gelo. O gelo grudou nele, e vc sentia com a mao as irregularidades do gelo. Eu me lembre dos filmes que a gente ve essas coisas, o gelo tomando conta de tudo... E continuei. Eu tinha resolvido sair mais cedo, mesmo que o busao demorasse eu poderia ficar esperando e aproveitar o tempo ao ar livre. Cheguei na rua e precisava passa-la. Resolvi voltar e pegar um jornal na caixa de jornais. Peguei. A caixa estava igual o portao, cheia de gelo grudado.

Passei a rua. Apesar dos carros passarem, o gelo que estah no asfalto parece que nao derrete. Ele se mistura com a sujeira do asfalto e fica um gelo sujo. Os carros diminuem a velocidade. Do outro lado da rua, resolvi nao ficar dentro do ponto, protegido do vento, que tava bem frio. A temperatura ta -1, mas ta dizendo que a sensacao termica eh de -8. Bom, eu tava bem, resolvi ficar fora do ponto, para aproveitar aquele momento novo. Acho que a galera que tava dentro do ponto, duas mocas, me acharam estranho, por nao me proteger no ponto.

Nossa, era muito legal. Uma camada esbranquicada estava se formando em tudo! E aquele chao, muito liso! A mi nha blusa tava funcionando bem, mas as maos estavam de fora e estavam congelando. Apenas uns 10 minutos ou nem isso e eu jah tava sentindo que tava congelando. Eu poderia pegar as luvas, mas eu sabia que o busao viria e que dentro dele era quente. Entao apenas coloquei uma mao no bolso, a outra continuei segurando o jornal que tinha pego. Coloquei a toca da jaqueta para proteger a cabeca, mas ela limita o campo visual, entao cada pouco eu tirava. A chuvinha de pedrinhas de gelo que caia nao molhava, mas eu sentia algumas pedrinhas pararem no cabelo. O busao vinha vindo e uma garota saiu do ponto e se aproximou de mim. Ela estava encolhida, nossa os canadenses devem odiar tudo isso. Mas eu estava feliz.

E o busao chegou e parou muito devagar. Tambem, com o chao liso daquele jeito eu nao entendia como ele conseuia parar. Mas ele parou e eu subi, e ele continuou ainda devagar. Sempre devagar, ele reduziu o ritmo do que ele costuma andar. E lah fora os outros carros tambem reduziram. A sensacao eh que eh muito perigoso dirigir nessas condicoes. E chegamos na estacao do metro. Enquano o metro andou por cima da terra eu olhava o que dava lah fora, nao muita coisa, mas era realmente bonito, diferente ver tudo esbranquicado, o chao todo opaco. Ainda era muito escuro, nem sinal do chao,tudo que eu tinha eram as luzes artificiais. Depois da estacao Broadview, quando o trem passa por uma ponte, e la embaixo tem uma rodovia, eu prestei aten;ao. Os carros iam mais devagar que o normal e longes um do outro. tudo eh tao diferente...

Desci do metro e comprei meu cafe com a minha rosca. Haha, o sujeito da quitanda, quando me ve jah vai pegando a tal rosca, ele jah sabe que sempre eh o mesmo cafeh com a mesma rosa e os mesmos 3,75 dolares. Caracas, vem quase um litro de cafe e eu fico tomando no escritorio, como agora. Ele vai acabar soh uma ou duas horas depois... Bom, mas enfim, eu comprei o cafeh e sai, precisava andar mais um pouco ao ar livre ateh chegar no escritorio. E as pessoas abrindo o guarda-chuvas e se encolhendo. Nossa, parecia memso os filmes, aquelas pessoas todas cheias de blusa naqueles invernos zoados. Eu tinha uma guarda chuva pequeno na bolsa mas jamais usei. Nao seria agora. Fui. Ali parece que a camada de gelo era mais grossa, devendo chegar a 1cm em alguns lugares. Ainda muito liso, eu tomei cuidado, nao podia cair, jah pensou... Andava devagar e o vento esfriava tudo, mas eu soh tinha uma quadra para andar, nao me preocupei. Olhava a rua, as calcadas, a camada de gelo dominava tudo!

cheguei no trabalho, entreino canal do tempo, eles dizem que deve nevar durante o dia, que isso eh soh o comeco! Fiquei meio preocupado porque meu sapato nao eh impermeavel, e nao seria gostoso molhar a meia na hora do almoco. Sim, porque se tiver uma camada grossa de gelo, entao vc anda e acaba molhando dentro do sapato. A parte boa eh que uma vez dentro do predio, ainda que com os pes molhados, nao faz frio.

Muito legal, muito bonito e diferente! Mais por vir!

Nenhum comentário:

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...