quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Trens e catracas

Acho que jah comentei sobre isso em algum lugar, mas ainda se o fiz vale a pena falar denovo. Eu fiquei surpreso com o controle que existe nos trens metropolitanos, digo os trens que saem de toronto e vai para outras cidades. Sao mais ou menos como os trens de SP, comparados com o metro, hah uma estacao no centro da cidade e de lah saem ramificacoes para todo lado, toda cidade vizinha, onde nao tem trem tem onibus. Aqui tem uma foto do interior do trem. Esse sistema de transporte publico se complementa com o TTC, que eh o sistema interno da cidade de Toronto.

E vamos ao que interessa. A questao eh que vc vai no guiche, diz pro sujeito apra onde vc quer ir, ele te dah a passagem, e entao vc se dirige a plataforma. Vc desce uma escada, sobe outra e esta na plataforma. O detalhe eh que vc chega na plataforma tranquilamente sem passar pelo guiche. E quando eu fui direcao Leste para a corrida de domingo passado, impressionante, hah uma passagem da plataforma diretamente para o estacionamento, ou seja, tranquilo chegar na plataforma sem passar pelo guiche, alias, muito mais facil do que passando pelo guiche. E se vc fizer isso ninguem vai te questionar porque muita gente tem passe mensal ou semanal ou diario, eles nao precisam comprar passagem. E entao vc entra no trem, guardando a passagem cuidadosamente no bolso mais acessivel, porque deve ter alguem por ali que vai olhar, tipo quando vamos viajar de aviao e o sujeito do embarque valida a nossa passagem. Mas nao tem ninguem, nunca teve, ninguem vai olhar sua passagem! Todas as viagens que eu fiz, umas 5, eu poderia ter feito sem comprar passagem, daria na mesma.

Quando vc entra na plataforma existe um aviso "area tarifada", tipo dizendo que vc nao pode entrar se nao tiver pago a passagem. Na passagem tambem ha uma aviso para nao jogar a passagem fora que ela pode ser pedida e se for e vc nao tiver ela, paga uma multa pesada, que daria para vc viajar o mes todo. Mas so tem aviso e parece que esses aviso servem como catraca e guarda ao mesmo tempo, lembrando que o trem de SP tem a catraca e tem o seguranca que sempre fica por ali. Mesmo assim a galera passa....

Enfim, sao diferencas que impressionam e nos fazem pensar porque o nosso Brasil nao eh igual. Ainda hoje eu acho estranho o acesso ao trem ser totalmente aberto, afinal cresci no Brasil, mas somos seres humanos neh, nao somos animais, assim eh que tem que ser...

Nenhum comentário:

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...