quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Eles sao bons de leitura

Hoje saiu no jornal que os estudantes canadenses ficaram em terceiros numa avaliacao mundial de leitura. Pelo que entendi nessa avaliacaoe ntra interpretacao de textos de varios tipos, e foi feita apenas com jovens estudantes.

De uma forma geral eh bastante claro que as pessoas aqui leem muito, voce encontra gente lendo no onibus e metro, e embora no Brasil tambem acontece, minha impressao eh que aqui eh muito mais, o que tambem, claro, seria esperado.

E um fato que nao sei se jah contei aqui, eh que no final do dia vc encontra as vezes os trens com muitos jornais no chao, nos bancos, enfim, pareece algo desorganizado e sujo, e para mim ainda eh estranho esse compostamento do canadense. Jornais que ficam nos bancos sao frequentemente aproveitados por outros que os pegam em leem. Inclusive eu jah vi pessoas pegarem jornais do lixo para ler. No horario de pico da manha, os cestos de lixo das estacoes mais movimentadas enchem de jornais, porque o Metro, jornal gratuito, eh distribuido em todo lugar. Entao enfim, um cesto de lixo cheio de jornal na verdade nao eh um lixo, digo, eles nao sao sujos. Sempre existem varios cestos, um para papeis, outro para vidros, plasticos, lixo organico, entoa o ceso de papel na verdade eh tranquilo, da para pegar o jornal e ler. E parece que a consciencia de reaproveitar as coisas aqui eh muito desenvolvida, o que explicaria tambem esse comportamento.

Esses dias eu estive reparando nisso, mas nao tenho visto mais porque nao tenho vindo para o trabalho no horario de pico, eu sempre venho bem antes dele.

Nenhum comentário:

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...