quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Nós e eles

Quando resolvi que queria vir para cá, estava preparado para coisas diferentes, experiencias novas, mas sobretudo me preparei para um mundo que eu julgava mais avançado, para um lugar onde as exigências técnicas fossem maiores, onde a estatística funcionasse. Era uma preocupação constante o fato de eu chegar aqui e não conseguir acompanhar os caras, não ter base teórica de estatística suficiente, estar muito cru. Mas essa visão que eu tinha daqui, foi um dos pontos onde eu estava mais enganado. Não só encontrei um mundo muito menos exigente, como também encontrei um ambiente onde se convivem com muitas falhas técnicas. Eu era fácil o melhor estatístico teórico da empresa, os outros tinham a teoria já esparsa, enferrujada e desatualizada. Mas eram bons no entendimento das coisas do dia a dia, eram melhores do que eu para entregar valor, para conhecer o que o cliente gostaria de receber, para entender qual o problema do cliente. Mas então eu me lembro de todos os debates no Brasil sobre pesquisa eleitoral e tal, aqui parece que as pesquisas são feitas ainda com menos critério, uma grande parte pela internet, é outro mundo pois no Brasil pesquisa pela internet estava somente começando, lá tinha praticamente só pesquisa domiciliar e telefone, mas a maioria era com entrevistador mesmo, face a face. Aqui não existe isso. Então neste começo eu tenho tido uma certa dificuldade para aceitar as coisas como são aqui, aquele desejo insaciável de questionar tudo, porque parece que tudo é sem critério, mas eu tenho me contido. Acho que com o tempo eu posso contribuir com eles nesse sentido, de fazer as coisas mais rígidas no sentido de seguir os procedimentos corretos e científicos, mas por enquanto eu tenho tentado aceitar mais as coisas e entender a empresa e as pessoas. O bom é que tudo isso me deu bastante confiança e seguranca para conversar com eles de igual para igual, e acredito que no que depender de mim eles terão uma boa imagem dos brasileiros. Não posso também deixar de pensar que temos boas universidades no Brasil, que eu tive uma grande oportunidade de estudar na Unicamp, e que fique registrado, não perdemos para eles não!

Nenhum comentário:

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...