terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Marketing aula 1

Ontem tive minha segunda aula de marketing. Não foi ruim, digo, como aula, o professor é gente fina, ela não fala portugues mas mesmo assim estamos conseguindo nos entender. rs. A classe ontem encheu, muita gente que não veio na aula 1 apareceu na 2. Eu vou ver se consigo ir resumindo as coisas de la. Esse é o livro que estamos usando. E aproveito para dizer que este é o site da Amazon no Canadá, se o livro que eu quero comprar tem aí, eu não pago o correio. Se eu compro na Amazon dos States tem que pagar, é uma facada, igual no Brasil...

O Capítulo 1 foi mais de definições. O Marketing foi definido como o conjunto de práticas de uma companhia direcionada a satisfazer desejos e necessidade dos clientes/consumidores, gerando lucro para a companhia e deixando o sujeito satisfeito. Haha, e logo no começo eles dizem que marketing não é enganação. Tá bom, pode não ser na definição...

Passamos rapidamente por satisfação dos clientes, por relacionamento com o cliente, falamos sobre responsabilidade social e sobre o marketing social, voltado para atividades não lucrativas. E aprendemos sobre os componentes do marketing, os 4 Ps - Preço, Place, Promoção e Produto. Eu não pretendo dar um curso de marketing aqui, então vou parar por aqu no que diz respeito aos temas.

Mas vou falar do case. Toda aula é referente a um capítulo do livro e todas tem um estudo de case real. Nesta primeira falamos da Curves, uma academia que parece que está entre as que mais crescem no mundo. é uma academia somente para mulheres, o público alvo são mulheres um pouco acima do peso, que nunca foram em academias, e que querem algo sem frescura. As aulas são simples e rápidas, de 30 minutos, poucos aparelhos e espaço bem pequeno. Realmente sem frescuras (Eles dizem no-frills para quem quiser traduzir de outra forma). A companhia tem muitas lojas no Canadá e nos EUA e está expandindo seus negócios em muitos países. Dizem que é uma das franquilas mais baratas que se tem.

Bom, eu nunca ouvi falar dessa curves, mas lembrei que em SP, perto de onde eu trabalhava tinha aberto uma academia somente para mulheres, que eu achei meia esquisitona. Nãolembro o nome, nunca reparei muito nela, mas não parece que era Curves. Eu não sei, no fundo parece que a galera fica usando esses casos de sucesso, meio que dizendo - tá vendo, faz o marketing direito, planeja e tal, e esse é o resultado. Como se fosse marketing. Cá entre nós, o sujeito que abriu a academia era um médico, acho que nem sabia o que era marketing. Eu ach oque foi mais uma idéia que deu certo, mais sorte do que qualquer coisa, o sujeito tem os seus méritos mas não acho que entre eles estejas um excelente planejamento e execução de estratégias de marketing. Ele simplesmente deu sorte de encontrar um mercado meio inexplorado. De minhões de empresas que se ferram sempre tem uma ou outra que se sobressae...

Hehe, até que a aula tem sido legal, melhor do que ficar em casa, mas eu definitivamente não gosto de marketing, 80% é enganação, é gente correndo atras de grana a qualquer custo... Desculpem os profisionais da área, que sei que tem muitos...

Bom, espero escrever sobre a aula 2 antes de comecar a 3...

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcones, eu não sei que tecla apertei pois perdi tudo que eu havia digitado mas falava para vc que Marketing não é enganação a verdadeira enganação esta naquelas pessoas oportunistas que chamam a coisa de "venda" tipo aqueles caras que vendia Bau da Felicidade ou a enciclopedia Barsa de porta em porta, lembra? A ação do Marketing é despertar ou formar o desejo de consumir e atender as necessidades do consumidor, nem que para isso ela tenha também que as criar...podemos então chamar de induzir ou sublimar e isto é diferente de ENGANAR OU EMPURRAR que os tais oportunistas chamam de a arte de vender....Quanto ao CURVES temos varias academias aqui no Brasil também e eu entendo que é uma tremenda sacada de Marketing pois o cara descobriu uma lacuna, criou um modelo, encheu de misterio limitando o acesso somente as mulheres e isto foi despertando nelas no minimo a curiosidade que as levaram ao primeiro contato e ai descobriram que poderiam manter a forma usando 30 minutos por dia, com horario livre e o mais importante ainda da o direito de usar qualquer academia em qualquer parte do mundo transformando a "dona" do cartão em uma "super poderosa" ...bem não quero escrever um livro com vc mas que o assunto é gostoso é e vc deu a brecha para a gente comentar, um abraço do amigo Angel

Anônimo disse...

Marcones,como vc não pretendo escrever um livro mas acho que vc deixou um espaço para um debate ehehe Vamos lá O MKTG não é enganação a enganação é a "arte" que alguns oportunistas chamam de " vendas " tipo aqueles cara que vendiam livro de porta em porta,( Barsa ) lembra?

Meia de Toronto

 Meia de Toronto veio e se foi num dia meio frio e meio chuvoso.  A semana foi tranquila, não esta pensando muito na corrida. Na sexta fui p...