sábado, 1 de dezembro de 2007

Whitby Santa Shufle

Hoje corri os 5 Km da corrida de Natal que tem aqui em um monte de cidades. Outro dia eu contei mais de 40, todas organizadas por uma rede de lojas de calçados.

Quando eu saí de casa, as 7h da manhã, estava 9 graus negativos. Friozissimo. Eu coloqeui a roupa de corrida que comprei para o inverno, apenas a mais grossa, pois eu tenho uma mais fina também. E por cima coloquei uma blusa fina de nylon que trouxe do Brasil. Isso resolveu a parte de que blusa e calça cobre, mas eu notei que a luva não tava sendo suficiente, os dedos estavam esfriando legal. Nariz, boca, rosto, também sofriam sem proteção. Então dentro do trem eu resolvi colocar duas luvas! O sujeito da loja de artigos para corrida tinha dito que era bom. E eu tinha levado uma luva fina, coloquei ela por baixo e a luva grossa por cima. Tinha levado outra blusa de algodão que enrolei no pescoço e quando saisse do trem, lá em Whitby, eu poderia usar ela par cobrir do nariz para baixo.

Saí do trem lá, o tempo muito limpo, mas o frio muito frio. Eu tinha que caminhar um tanto até a largada, sei lá, uns 2 a 3 Km. NO meio do caminho eu notei que os dedos ainda estavam esfriando! Então eu mantive as mãos no bolso. A blusa enrolada no pescoço tava ajudando muito, ela resolveu o problema da boca e nariz, o problema é que conforme eu respirava o óculos embassava. Quando cheguei no local da corrida os dedos já estavam congelando, mas havia um salão com aquecimento, lá dentro tudo mil maravilha, dava para ficar de regata se quisesse. Mas todo mundo tava bem agasalhado. Eu fui um dos primeiros a chegar.

A largada foi as 10h, quando segundo o canal do tempo a temperatura tinha caido para 11 negativos. Tinha o café canadense lá, quentinho, eu tomei. Café muito aguado, os brasileiros chamam de chafé. Mas quente, era o que importava. Chegou omomento da largada, eu pensei "só 20 minutos, vamos agasalhar o que dá e enfrentar a coisa!". E fui, estava com a camiseta laranja regata NT por baixo e com a blusa de corrida por cima dela, somente isso. A blusa é propria para correr no frio, ela não é grossa, mas resolve, eu tenho gostado dela. Mas essa foi a primeira vez que eu usei a mais grossa, quando tá zero até menos 3 ou 4 graus, a mais fina resolve. Enfim, estava confiante que não precisaria mais do que aquilo. Coloquei as duas luvas tambem. A calça grossa, e por cima dela, resolvi não tirar a de nylon, sabe, aquela que eu uso somente para esconder a outra...rs.

Houve uma espera de uns 5 minutos no frio, porque antes teve a corrida infantil. Antes disso, todo mundo no salão, sei lá, umas 150 pessoas. Nada de ficar lá alinhado 10 minutos antes da largada. Terminada a corrida infantil, a largada nossa foi logo dada porque a galera realmente tava penando no frio alí, eu incluso. Dessa vez eu não larguei na frente, tinha bastante gente e pelo que percebi quando foi liberado o local após a corrida infantil, todo mundo foi correndo se alinhar por causa do frio mesmo, todo mundo querendo começar logo.

Eu tentei sair forte, eu já tinh apercebido que a corrida era festiva e imaginava que poderia conseguir uma boa colocação. Segui um carinha, passando todo mundo, mas não passou um casal que tava correndo bem. 30 metros na frente do casal um sujeito. Eu resolvi ir buscar esse sujeito. E devagar cheguei nele, lá na frente ele vacilou, eu passei. E segui embora, queria terminar logo porque os meus dedos estavam congelando! Eu percebia que eles estavam muito frios, eu mal sentia os dedos. Com duas luvas. Mas o resto estava tudo bem, boca e nariz um pouco gelados, mas tava bem, o problema eram os dedos.

Quando chegou na marca do Km 2 eu fiquei esperto, queria contar quantos tinha na minha frente, porque considerando a distancia que minha vista alcançava eu não via ninguem. Como no Km 2.5 a gente voltava, seria fácil saber minha posição, não podia ter muita gente na minha frente. E contei 6, eu era o sétimo. Nossa, estava ótimo! Virei e voltei e notei que o sujeito que eu tinha passado por último já não estava atrás de mim, era outro. E estava longe, tipo, uns 100m ou mais, eu ainda poderia terminar em sétimo. Melhorar de posição seria difícil porque a minha impressão foi que o sexto estava mais longe de mim do que o oitavo.

Na volta o vento contra castigou mais o rosto, os dedos ainda meio adormecidos, gelados. O resto beleza, dos pés ao pescoço, tudo legal, tudo quente. Eu segui, acho que a segunda metade foi melhor que a primeira porque a primeira eu tava muito frio, literalmente frio né. E terminei sozinho, ninguém na minha frente, ninguem atras, a menina da organização disse 20m49s. Ela ficava lá gritando o tempo de todos. Como eu dei um longo sprint no final eu cheguei cansado, zoado, nem lembrava do frio mais. E depois da festejada chegada, pois todos que estavam por alí estavam aplaudindo, eu diminui o ritmo e fiquei no trotinho por uns 200 ou 300 metros. Então voltei para a chegada, mas fui logo para o salão porque os dedos estavam gelados, adormecidos!

O salão estava quentinho, muita pouca gente ainda, nossa, que gostoso! Eu tirei logo a luvas, esfreguei as mãos nas calças para ver se esquentava com o atrito. Fui no banheiro e lavei as mãos com água morna. Então os dedos começaram a doer, doer, doer. Eu tava sentindo eles muito bem! Por um momento fiquei até preocupado, mas eu já tinha ouvido falar disso, então tive calma e esperei. E realmente logo parou de doer e quando parou pronto, tava tudo normal. E eu fui comer sopa, porque até então estava esquentando os dedos. E tinha lá uma sopa muito boa, mas só sopa dessa vez, não tinha nada que realmente enchesse a barriga. Ok, eu não tinha ido lá para tirar a barriga da miséria. Depois de comer uma sopa, eu ainda tomei mais dois cafés com leite, lembrando que o café deles é grandão. Mas isso foi mais porque o café tava quente.

Fora os dedos, o resto do corpo estava normal depois da corrida, na verdade eu estava bastante suado, pensei até em trocar de roupa, eu poderia tirar a camiseta laranja NT de baixo e colocar a blusa de algodão. Mas resolvi ficar daquele jeito mesmo, ninguem parecia estar se trocando e eli dentro eu não estava com frio, tava uma temperatura boa.

Nada de medalha, quase não tinha organização. Quem quisesse camiseta tinha que pagar 15 dolares a mais, se não me engano. Sem camiseta o preço da corrida foi de 15 dolares, muito em conta comparativamente com as outras. Não tinha água no percurso, e duvido que alguem tenha sentido falta. A ciclovia foi a mesma que corri semana passada, nas 10 milhas, só que agora, apesar de bem mais frio, ela não tinha neve em lugar nenhum. As vezes tinha uma casquinha de gelo mas era inofensiva. A ciclovia pode ser vista na terceira foto. Eu to chamando de ciclovia, mas não é, é uma trilha que serve para andar, correr e pedalar. Chama Waterfront Trail, e semrpe está rodeada de muita natureza, são lugares realmente muito legais para correr.

E depois caminhei de volta, corri um pedaço do caminho porque peguei um ventinho contra que piora muito o frio, tava congelando tudo. O vento era muito fraco, mas é bem diferente com ou sem ele. Eu cheguei na estação quase congelado denovo, mas não entendi, dessa vez não congelou os dedos, era rosto, boca, nariz que tavam congelando. O sol tava muito forte, nenhuma nuvem, mas nessa temperatura o sol é só um enfeite. Foi sem dúvida o dia que passei mais frio, o dia que experimentei temperatura mais baixa, a corrida mais fria. E aprendi muito. Preciso comprar uma luva melhor, preciso ir atras disso, pois pode ter corrida pior que isso. Preciso também comprar um negócio para proteger o rotso, boca, nariz, tem para vender na loja de material de corrida, mas eu resolvi não comprar. Enfim, muitos aprendizados e coisas novas.

As fotos são do lugar lá. A primeira eu tirei chegando lá, tinha uma ponte com um riozinho embaixo e esse monte de pato. A segunda é mais ou menso a vista que se teria da largada, olhando para o lago. A terceira é a trilha onde corremos, dá para ver que tem uns traços de neve apenas, não atrapalha nada.

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...