terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Orgs e DesOrgs

O debate abaixo, no post sobre o filme "Into the Wild" teve sua origem numa discussao que os corredores brasileiros estariam deixando o pais por causa de maratona mal organizadas. Temso casos recorrentes de mudancas de datas nas maratonas. E temos o caso classico da Yescom/Globo com seus interesses diferentes dos interesses dos corredores, que vou comentar mais aqui.

Digo que o Brasil tem boas provas, boas organizacoes, principalmente agora que tenho a experiencia de correr provas no Canada, pais de primeiro mundo. Acho que jah corri 8 provas aqui, das quais somente 2 teve chip, e isso nao e porque eu escolhi as provas mais simples, eh porque isso foi o que houve aqui na grande Toronto, nao teve muito mais opcoes de provas. Especialmente na grande SP temos uma infinidade de provas sempre muito bem organizada comparativamente com o Canada. A grande diferenca, eh que no Brasil voce paga para correr, aqui geralmente voce paga para ajudar alguma entidade, praticamente toda prova esta muito ligada a algum fim beneficiente, e isso eh muito claro, tanto que nao faz sentido reclamar da organizacao, afinal eles estao arrecadando grana, fazendo uma boa acao.

Essa diferenca sem duvida faz com que as organizacoes no Brasil sejam melhores, e principalmente que mesmo sendo melhores os corredoers tenham todo o direito de reclamar. No Brasil organizar corrida eh um negocio lucrativo.

Eu ach oque nos, corredores devemos reclamar sempre, mas ha tambem um pocuo de se fazer de vitima por parte de muitos. Reclamacoes quanto a horario de largada de provas como a maratona de SP, Sao Silvestre, Pampulha, meia do RJ sao infundadas no meu ponto de vista, na maior parte das vezes. Isso porque o corredor sempre sabe qual o horario da largada e sabe qua muito provavelmente vai estar quente, corre e paga para correr essas provas porque quer. Na verdade porque eles devem ter alguma vantagem maior do que a desvantagem do calor. Uma vez que o regulamento estah claro, o que podemos fazer eh sugerir que ele mude ou nao aceita-lo nao comprando o produto, podemos escolher outra corrida.

Outros pontos sao mais fundados, como atrasos na largada, muita gente, agua quente, falta de agua, mas cah entre nos, sempre sabemos que provas da yescom sao desse jeito, ou seja, de uma forma ou de outra, sempre aceitamos tudo isso, falamos mal, metemo o pau, mas estamos sempre la.

Essas provas que passam na TV, que sao a maior muvuca, pra mim sao o caso de participarmos uma ou duas vezes para ver como eh, depois nunca mais. Vale a pena participar uma vez da meia do RJ, poo exemplo, subir a Niemeyer, passar pelas praias, eh uma experiencia legal, independente da org. Me parece que a unica prova que tem tido um nivel melhor eh a maratona de SP, mesmo assim com muita gente e largada tarde. Mas o corredor que dispoe de um opuco mais de recursos sempre pode escolher outra maratona no Brasil mesmo, como Curitiba ou POA, que tem sempre nivel bom de organizacao e respeito ao corredor, e clima mais favoravel.

Enfim, o debate existe desde que comecei a correr, e acho que precisamos escolher mais as provas. A corrida para as orgs eh um negocio que tem sido lucrativo, eles nao tem porque mudar, porque se importarem como os corredores, nos eh que precisamso nao comprar o produto, temos tido informacao suficiente para saber dos "defeitos"...

Nenhum comentário:

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...