segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Into the Wild

Este é um filme que acabei de assitir, depois de um debate acalorado no forum (veja o link aí do lado - Forum Pestana). Tudo comecou com o motivo pelo qual os brasileiros vao correr maratonas no exterior, disseram que era em busca de melhor organização. Eu taquei logo que era puro status, se mostrar, auto estima. Não vou discutir isso aqui, mas a discussão se inflamou bastante, foi para o lado dos pobres e oportunidades e depois a crítica aos americanos, enfim, virou o maior auê. A minha posição, porem era muito mais ligada a valores humanos, ao apego que o ser humano tem a bens, a vida em função dos bens, todo mundo caminhando para o mesmo lado, sem desejos, todo mundo controlado por pelo querer mais. Parece aquela animação onde eles penduram uma vara no cachorro, com uma salsicha na ponta, e o cachorro começa correr atras da salsicha mas nunca chega lá, e ela sempre pendurada na frente do seu nariz. O ser humano é assim, amarraram uma salsicha nele e agora tudo é salsicha. As pessoas não adimitem que são cachorros atrás de salsichas, então deu toda a discussão no forum, com uma vertente que começou a falar do capitalismo e outra que eu fiquei nela falando disso, de valores, do individualismo do ser humano buscando tudo para si.

O Marcão, moderador lá do forum, percebeu bem qual era a minha posição e me indicou esse filme. Conta a história real de um sujeito que vivia muito bem e largou tudo para viver uma vida livre, de aventuras, onde ele se desligou dessa coisa de bens materiais, de posse. Eu achei que o filme realmente nos mostra como estamos presos a este sistema, dando para ele toda nossa vida, como estamos presos a valores materiais e pro eles esquecemos tantas coisas que o mundo tem a nos oferecer. É um filme interessante, mas do tipo alternativo, nem todos gostam desse tipo de coisa, mas eu achei bem legal....

Nenhum comentário:

Meia de Toronto

 Meia de Toronto veio e se foi num dia meio frio e meio chuvoso.  A semana foi tranquila, não esta pensando muito na corrida. Na sexta fui p...