domingo, 30 de dezembro de 2007

Resolution Run

Neste domingo corri minha última corrida em 2007, a Resolution Run. Lembrando a São Silvestre, é uma corrida que acontece no Canadá no último dia do ano, organizada e patrocinada pela Running Room, a maior cadeia de lojas de artigos para corrida do Canadá. É uma corrida que acontece em muitas cidades do Canadá no mesmo dia, exatamente a mesma coisa que acontece com a Santa Shuffle, que é a corrida de Natal. No caso da Resolution Run de Toronto, ela precisou ser adiantada um dia porque o departamento de transito da cidade disse que não seria possível fechar as ruas na segunda feira. Por isso a corrida foi hoje.

Essa foi a minha primeira corrida aqui que contei com uma torcedora, a Lika. Ela chegou ontem de manhã para passar o Ano Novo em Toronto.

Saímos de casa quase 7h, mas com o dia ainda totalmente escuro, para ir para a prova. Já estávamos no ponto de ônibus quando eu lembrei que tinha esquecido em casa o mapa de como chegar no lugar. Eu sabia mais ou menos onde era, mas não sabia o endereço e nunca tinha ido no lugar. Nessa eu resolvi voltar em casa para pegar o mapa, não encontrei, entrei na internet para ver o endereço, peguei o endereço, joguei no Google Map e decorei o caminho. Saí correndo de casa e quando cheguei lá embaixo notei que tinha esquecido de tirar os óculos escuros. Mas se eu voltasse provavelmente iamos perder o busão e correr o risco de chegar atrasados na corrida. Era escuro, mas eu fui com os óculos escuros mesmo. Lá pelas 8h o dia já estava claro...

Depois de 3 ônibus chegamos no centro e fomos para a corrida. No caminho passamos na Starbucks para tomarmos um café quente. Estava bastante frio para os padrões brasileiros, em torno de 0 graus e 1 grau negativo com sensação térmica de 5 ou 6 graus negativos. A Lika estava suportando bem, mas eu nem tanto. Estava com uma blusa fina que comprei para correr e a blusa que a org deu no kit. Blusa finíssima. Mas Ok, dava para aguentar.

Chegando no local da prova dei de cara com a primeira prova que não tinha um lugar quente para os corredores esperarem pela largada. Alí do lado tinha uma cafeteria, era o lugar onde a galera tava indo no banheiro. Eu e a Lika acabamos ficando lá dentro para fugir um pouco do frio até dar 5 minutos para a largada.

Dessa vez quando fui para a largada já tava tudo cheio, o espaço ali nao era muito grande e fiquei longe da linha da largada. Eu também naõ estava muito preocupado com isso, pois a corrida não tem chip, não tem nada. A única coisa que teve de legal foi que eles deram essa blusa que estou com ela na foto no lugar da camiseta.

No começo não teve como, eu precisei sair devagar, muita gente e pouco espaço, parecia a corrida de Natal da Corpore. Mas conforme eu fui passando a galera o espaço foi aumentando e eu conseguia acelerar, passei muita gente, muita mesmo. É uma corrida festiva onde bem pouca gente corre rápido. O frio foi acabando e eu consegui segurar um bom ritmo, passando sempre muita gente. Quando cheguei na metade da prova a pista tava livre, eu já não passava quase ninguem, marcava apenas o sujeito lá na frente para ir buscar. E foi por aí que a galera da ponta comecou a aparecer voltando do do outro lado e eu comecei a contá-los. Quando fiz o retorno, por volta do Km 3, eu estava na posição 38 e ainda buscando gente, mas bem lentamente.

Comecei a sentir que eu precisava ir no banheiro, mas numa corrida de 5Km eu pensei que não devia ligar para isso, logo acabaria e iria no banheiro. E segui forte. Passei mais 6 pessoas até o final, segurando um ritmo bem forte e constante, mas a 100 metros do final dois deles me passaram no sprint, pois eu não tinha mais forças para dar um sprint, e tinha acabado de passar os dois. A foto aí mostra a minha chegada com um deles. Curioso que o sujeito tava de shorts. Com essa temperatura em torno de zero graus voce ainda ve uma galera se aventurando de shorts.

Terminei bem, não tao cansado como de costume, com 22:10 mais ou menos, marca que considerei muito boa porque realmente perdi muito tempo na largada. Peguei uma água, entreguei para a Lika e fui para o banheiro... De lá já sai descansado e mais leve...rs. E falei para a Lika "Vamos!". Ela topou. E só bem depois que eu fui lembrar que devia ter sopa, coisas para comer lá e eu nem lembrei, simplesmente cai fora. Mas ok, nao tava com fome. A corrida foi legal, gostei do ritmo, a sensação de passar muita gente também foi muito legal. Me lembrou também a São Silvestre po r ser bem no final de ano, mas a temperatura nao teve nada a ver... Próxima somente em Março, se eu não me inscrever para nenhuma outra antes..

Um comentário:

Jacke Gense disse...

Oi Marcos!
Terminou o ano com uma prova gostosa né? E de quebra com uma torcedora para incentivar ainda mais...
Que 2008 venha com muitos kms de paz, saúde, $$$$ e corridas, claro!!!
Tudo de bom...

Ah.. tenho uma pergunta a fazer... Por acaso vc tbém é estatístico?

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...