sábado, 8 de dezembro de 2007

Umidade Relativa

Esses dias a umidade relativa do ar tem chegado a 100%. Ent'ao eu fui obrigado a me perguntar o que significa isso. Uma forma fácil de saber seria perguntar por Queijão, mas como ele tá não sei onde eu tive que me virar sozinho.

A dúvida veio porque se a umidade tá a 100% entao eu suponho que eu estou embaixo da água, porque só tem água, não tem mais nada. Então tinha algo errado, porque eu tô bem seco.

Fui no Site do tempo. Então ficou claro, a umidade relativa tem a ver, falando bem por alto em palavras de leigo, como quanto de vapor de água tem no ar em relação o que é possível ter. O interessante é que o total que é possível ter varia com a temperatura, quanto mais calor, tipo maior a capacidade do ar de ter vapor de água. Então enfim, a primeira vista a medida não serve para nada pois se estou a zero grau, o ar pode reter 10 de agua e eu estou com 10 de agua, entao minha umidade relativa é 100%. Mas se estou a 30 graus e o ar consegue reter 40 de agua nessa temperatura, e eu estou com 20, entao a umidade relativa é 50%, mesmo eu tendo mais água no ar. Enfim, então eu não só não entendi direito para que serve como também fiquei querendo saber qual o limite de retenção de água para cada temperatura.

Esse gráfico dá o limite de vapor da água para cada temperatura. Então veja no gráfico, agora eu estou a zoro grau, e o máximo que posso ter de água no ar é em torno de 5 gramas por Kg de ar, nessa temperatura. Não adianta muito, pelo que entendi, termos 100% de umidade relativa, o ar ainda vai estar seco pra caramba, com apenas 5g/Kg de agua. Bom, imagino que isso deva ser seco. Mas se eu estivesse a 30 graus, então o ar poderia ter até cerca de 27 gramas de agua por Kg de ar. Com 50% de umidade relativa eu teria quase 15 gramas de agua por Kg de ar e acho que já estaria satisfeito.

Entao não adianta falar o percentual da umidade relativa se não falar a temperatura, e se falar a umidade e temperatura tem que carregar o gráfico junto para calcular quanta água tem no ar. Então porque que eles não dizem diretamente quanta água tem no ar?

Bom, enfim, as coisas ainda est'ao meio estranhas..

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...