domingo, 30 de março de 2008

Finalmente a prova

E depois de um longo inverno canadense e um longo período de treinos escassos e somente com a corrida da semana passada, eu fui encarar os 30Km da Around the Bay. Eu havia feito a inscrição no ano passado, quando ainda estava quente, acho que levado pelo pessoal que falava dessa corrida e pelo fato de que o valor aumenta se você não faz a inscrição bem antes. Enfim, eu tava inscrito, e nem isso fez com que eu treinasse, mas eu tinha que ir lá e correr.

Havia descoberto um busão expresso para Hamilton, e ele demora apenas 55 minutos enquanto que o trem demora 1h30m. É o mesmo preço do trem, na verdade a mesma empresa e você tendo o ticket pode pegar o busão ou o trem. Eu era muito mané de pegar o trem pois o busão vai sem parar, é confortável e tal. Peguei o busão das 7h3o e cheguei lá 8h25. Desci do busão e fui no banheiro fazer o número 2. A corrida começava somente as 9h30, e eu tinha que andar uns 500m até a largada, então estava tranquilo. Eu sabia que os meus treinos não tinham sido suficientes, mas nem por isso estava preocupado com a prova.
Cheguei no Coops, que é um ginásio onde a galera joga Hoquei e possivelmente outras coisas, e me aprontei para a corrida. Eu comecei a olhar a galera para ver se tinha gente de shorts, eu queria muito correr de shorts, ia ser muito ruim rodar 30Km com aquela calça. Um ou outro estava de shortz, mas 97% da galera usava calça. Mesmo assim eu resolvi na última hora tirar a calça e colocar o short, faltava uns 20 minutos para a largada. Fiz isso e me alinhei rapidamente no final da fila para o guarda-volumes. Era uma fila longa e não andava depressa. E tinha que pagar 2 dolares para deixar a mochila lá. Eles não dizem que tem que pagar, dizem que tem que fazer um doação. E quando eu cheguei no final da fila tinha aquelas tigelas cheias de moedas de 2 dolares em cima da mesa. A galera dava a mochila para os staffs e jogava a moeda dentro da tigela. Uma tigela daquela devia ter uns 200 dolares ou mais, no Brasil logo apareceria um para passar a mão na tigela e sair correndo.Bom, deixei a mochila, estava de shorts, camiseta laranja NT do Angel e por cima uma blusa. Tinha esquecido o meu tenis de corrida titular na empresa e por isso estava com o Reebok preto de cross. Fazer o que. E também coloquei dois gels no bolso e na última hora eu troquei o gorro pelo boné pois eu não tava vendo quase ninguem de gorro e eu preferia o boné. O gorro é para não congelar a orelha principalmente, mas todo mundo tava de boné então a temperatura não devia estar suficiente para congelar a orelha.

Os dois carboidratos eu sabia que ia precisar pois não tinha jantado descentemente no dia anterior, tinha apenas comido duas bananas e tres laranjas. Isso porque no almoço eu comi um marmitão chinês e acho que não fez muito bem, não sei, eu não estava com fome a noite. E não tinha tomado café da manhã também, apenas comprei um copo médio de café em Toronto antes de subir no busão e fiz isso mais porque eu estava com muito sono, eu não estava em ritmo de corrida. Meus planos era usar um carboidrato no 15 e outro lá pelo 25.

Antes de sair do ginásio eu estava meio preocupado, não sabia como seria correr de shorts, era um risco de qualquer forma porque a corrida era longa, se não desse certo o sofrimento ia ser longo. Mas definitivamente eu não queria correr de calça, é muito desconfortável, extremamente ruim, enfim, eu tô fora.A temperatura não estava alta, mas prometia subir, não havia nuvens e o sol brilhava sozinho. Mas ainda assim frio. Olhando agora no site do tempo, eu vejo que a temperatura tava por volta de 1 negativo na hora da largada, com sensação térmica de 8 negativos. Mas logo que saí fora do ginásio, já faltando uns 6 ou 7 minutos para a largada, eu percebi que não seria problema correr de shorts, eu estava sentindo mais frio na parte de cima do que nas pernas.

Fui me alinhar. E esqueçam tudo o que dizem sobre largadas em currais e sem congestionamento, não havia sequer delimitação da area de concentração para a largada. A gente ia pela calçada, passava da faixa de largada e pronto, podia encostar ali em qualquer lugar que tava valendo. Ao contrario dos brasileiros, os canadenses se preocupam menos com largar na frente. Então o que aconteceu foi que como tava ruim para chegar atrás da faixa, a largada acabou sendo dada pontualmente, mas enquanto muita gente ainda se dirigia para a largada. Eu já estava lá por sorte, e não longe da faixa, mas mesmo assim demorei pouco mais de 2 minutos para passar a faixa depois da largada.

Muita gente saiu na minha frente, então depois da faixa da largada ainda estava meio difícil de correr. Mas eu consegui logo colocar um bom ritmo indo pelas beiradas. Virei o primeiro Km com 5m mais ou menos. E a partir daí o ritmo aumentou e eu diria que variou entre 4m40 e 5m por Km, pois o percurso não era plano e não tinha jeito, a velocidade variava. Eu estava passeando nesse começo. O frio não me incomodava embora o vento estivesse meio contra e eu já começava a pensar que quando virássemos no sentido oposto eu ia era sentir calor. Eu passeava num bom ritmo, e a ideia que seria demais conseguir segurá-lo até o final não deixava eu diminuir. Mas eu estava consciente que o ritmo estava acima do planejado e que eu estava apenas no começo da corrida. Mas segui forte. Passei o Km 5 com 24 minutos e o 10 com 48 cravados. Apesar da velocidade variar, na média eu tava meio constante.

No km 10 tinha o primeiro posto de revezamento e a maior galera estava por lá incentivando a gente. Depois dele veio a primeira subida mais íngreme da prova e eu parei no meio dela para amarrar o tenis. Depois continuei, voltei no meu bom ritmo. Até o Km 10 eu rodei a 4m47/km e do 10 ao 15 a 4m49. No Km 14 eu comecei a sentir um pouco, no 15 (onde tinha outro posto de revezamento) eu já não estava o mesmo do começo. NO km 18, em um posto de água, onde eu tomei meu primeiro gel de carboidrato, eu já sentia bastante o ritmo e já tinha diminuido, andei no posto para tomar água e gatorade. Todos os postos tinha água e gatorade, mas aquele era o segundo posto que eu pegava algo, eu tinha passado direto nos postos iniciais. Com temperatura por volta de zero graus você não precisa de água. Outra coisa é que você tem que tirar a luva, é complicado pegar o copinho com luva. Aí cai água fria na sua mão, o vento gelado congela tudo, e a mão é uma parte do corpor que primeiro congela. Então eu tinha meio que ignorado a água, e nem estava sentindo falta mesmo.

Do Km 18 em diante a corrida mudou completamente porque eu estava bastante detonado e porque o percurso começou a ter várias subidas e descidas, nem tinha mais plano. Foi difícil. Passei a meia maratona com 1h42 mais ou menos, e segui, às vezes andando nas subidas mais longas. Já por volta do Km 20 eu sentia começo de caimbra, denunciando o despreparo. E eu precisava pisar direito, um esforço maior, uma pisada torta e pronto, vinha a caimbra. Chegamos num trecho que era o mesmo da corrida da semana passada, mas em sentido contrário e comigo bem pior que na semana anterior. Me esforçava muito para não andar, para manter um ritmo ainda que lento o tempo todo. Por volta do Km 26 houve a pior subida da prova, tipo a serra chegando em Maresias, mas mais curta. Só que era íngreme e eu andei quase toda. Muita gente me passava desde o Km 20, não sei se tanto quanto eu passei até o 10, mas eu perdi muitas posições.

Quando terminou a tal subida entramos numa estrada larga, alta e aberta e correndo contra o vento. Passei o Km 27 sentindo frio. Eu tinha tirado as luvas por volta do Km 20 e estava bem correndo sem luvas, queria até tirar a blusa. Mas era porque estávamso a favor do vento. Agora no 27 o vento era contra e forte e judiava. Eu sentia frio nas mãos, e na parte de cima do corpo, mesmo com blusa, mas não nas pernas. Na verdade a minha blusa era fina, eu tinha reparado na galera, a maioria estava usando duas blusas. Embora eu vi também gente sem blusa, com ela na cintura.

No km 28 eu senti que estava precisando comer algo e mandei o outro gel. Com isso não tive maiores problemas, mas o gel não resolvia a falta de pernas. A chegada foi dentro do ginásio, a gente entrava no ginásio e dava de cara com a chegada no meio da quadra de Hoquei. Era bem legal porque tinha a maior galera assistindo nas arquibancadas e também um telão mostrando a galera chegando e ainda um locutor que se matava para falar o nome de todo mundo. Eu terminei exausto, estava com dificuldade para andar até, foi inevitável comparar com a Waterfront Marathon, e eu conclui que hoje eu estava pior. O meu tempo final foi de 2h32m54s, foi mais ou menos, eu posso fazer bem melhor e inclusive fiz na ultima maratona.

Tirei meu chip, pegeui minha medalha (até que enfim uma prova com medalha!) e várias outras coisas de comer que eles deram para a gente. Mais para frente tinha uma mesa com gatorade, de todos os tipos, os copos em cima da mesa e você pegava o quanto queria. Só que eu não sei o que acontece, o gatorade daqui é muito ruim. Acho quenão tem sabores como laranja, tangerina, limão, uva, como no Brasil. Sei lá, pode ser que tenha, mas tem outros sabores totalmente malucos. Eu acabei tomando bastante porque estava precisando de liquido, mas me arrependi, o gosto era muito estranho e estava virando o estômago.

Subi duas escadas rolantes e fui pegar a mochila. Foi difícil trocar de roupa, eu sentia caimbra quando agachava, doia tudo, eu estava realmente detonado. Olhei no relogio, 12:25, o próximo busão para Toronto seria as 13, eu tinha tempo para comer tudo o que ganhei. Parei um pouco e comi tudo, não era tanta coisa assim. Depois disso já estava melhor e fui para o terminal pegar o busão. Entrei no busão e capotei, estava bastante cansado...

Segue o tempo final e as parciais. O tempo em cada Km precisa ser descontado 2m11s, que foi o tempo que eu demorei para passar na largada, mas no calculo do ritmo isso já foi considerado.

Km Tempo Ritmo Trechos Ritmo
10 0:50:01 0:04:47 0 a 10 0:04:47
15 1:14:20 0:04:49 10 a 15 0:04:52
20 1:39:09 0:04:51 15 a 20 0:04:58
30 2:35:05 0:05:06 20 a 30 0:05:36

O ritmo caiu drasticamente do 20 ao 30, impressionante, me lembrou a primeira maratona, a primeira São Silvestre...

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...