sexta-feira, 21 de março de 2008

Respondendo pra Jacke

A Jacke é uma garota famosa, que todo mundo gosta dela, não sei se é por causa do blog dela que é merecidamente supervisitado ou por alguma característica pessoal. Acredito que os dois. Aliás hoje ela colocou um post muito legal sobre o aniversário do blog e os 200 posts. Parabéns! Inicialmente amiga do Paulo, a Jacke começou a participar do nosso grupo NT, além dos tantos outros que ela participa, por ocasião do Revezamento Bertioga Maresias do ano passado. Eu jamais deixaria de ir nesse revezamento, se estivesse em São Paulo, mas como já estava aqui eu não fui e portanto ainda não conheço a Jacke pessoalmente.

E hoje no comentário dela, ela também pergunta que tipo de roupa se usa para correr no frio. Eu diria que primeiramente depende de cada um, de quanto frio cada um sente, porque uns se incomodam mais que outros. Quando eu percebi que estava complicado correr de shorts e regata eu fui na loja de artigos para corrida, e lá tem muitas roupas para correr no frio. Existem calças finas e mais grossas, dependendo de quanto frio faça. E se fizer muito frio mesmo você pode colocar as duas. São daquelas calças leg que ficam grudadas no corpo, e que eu odeio. Mas fazer o que. Eu não sei se o tecido é algo especial, acho que nas mais grossas sim. E o mesmo para a blusa, é um tecido especial, pele fica bem colado ao corpo e acho que isola bem do frio.

Quando eu fui lá comprei logo duas calças e duas blusas, um conjunto para pouco frio e outro para muito frio. O para muito frio eu praticamente não usei nesse inverno, e nem precisava tê-lo comprado. Mas como eu odeio ir em lojas quis comprar tudo de uma vez... No dia 31/12 eu corri uma corrida que eles davam no kit um negócio que eles chamam fleece. É uma blusa, mas é tipo uma capa de chuva, parece meio de plástico, e ela sozinha é muito ruim para proteger do frio. Mas eu notei que uma vez que coloco a blusa mais fina que comprei e ela por cima, então não preciso mais nada. Naquele dia comprei também um par de meias para o frio e um par de luvas. A meia é de dupla camada, deve esquentar mais, mas eu não notei diferença com as meias normais. Em parte porque não tive nenhum problema em correr no frio com meias normais, os pés nunca foram problema, eles ficam quentes. As luvas que eu comprei lá são boas, mas não são as melhores. Luva na minha opinião, depois da experiência desse inverno, é algo que você precisa ter mais de uma, a experiência vai te dizer o que é melhor em cada ocasião. Para mim, em temperaturas acima de zero grau, eu uso uma simples luva de frio. Para temperatura tipo entre 0 e 5 graus negativos, eu já uso uma luva de frio mesmo, mais grossa, que protege bem. Temperaturas entre 5 e 10 negativos eu uso o mith, que é uma luva que não tem as divisões dos dedos, tem somente o polegar. Ela protege muito melhor. Eu não tive muitas experiencias abaixo de 10 negativos, mas eu colocariao mith com uma luva fina, ou talvez só o mith. Luva é algo importante porque as mãos não esquentam quando você corre, elas são as primeiras a congelar, eu diria que é a parte do corpo mais problemática. E você precisa usar um gorro também. E finalmente, eu tenho notado que o problema para mim hoje em dia é o rosto, boca, nariz, porque estas partes ficam descobertas. Existe a balaclava, um negocio que você coloca na cabeça e fica somente os olhos de fora, mas eu não me adaptei bem pois quando uso aquilo, os óculos ficam embassados.

Sobre tenis, eu uso o mesmo que usava no verão. O problema no inverno é gelo no chão, que eu particularmente não costumo ver. É muito liso e você pode escorregar, cair, se machucar. Então é preciso tomar cuidado, mas eu diria que passando um inverno no Canadá você já vai saber que dias você pode ir correr que não tem gelo, e que dias pode ter gelo. Ouvi falar de usar tenis para cross, mas para o gelo acredito que não adianta muito não, ele vai escorregar do mesmo jeito, mas ach oque ele ajuda para dar tração quando correndo na neve recem caida, o que aconteceu comigo duas ou tres vezes. O chão fica liso, mas não é gelo, é a neve. É menos perigoso que o gelo pois é menos liso, mas é preciso cuidado também. Talvez seja legal também usar tenis fechado (os meus são muito abertos, cheios daqueles buraquinhos para o pé transpirar) para quem sente mais frio.

A Jacke também comentou sobre os treinos do Paulo. Sim, o Paulão tá mandando bem, eu acredito que ele vai detonar na Volta a Ilha. Ele é muito disciplinado e sabe perseguir seus objetivos. Estamos torcendo!

Um comentário:

Jacke Gense disse...

Olá Marcos!!!
Achei engraçado dizer que sou famosa.. hahahahahaha
Longe de mim! Simplesmente existem duas coisas que gosto: correr e "blogar"...
Mas achei interessante sua resposta!.. Fico imaginando como eu faria no seu lugar... embora aqui no Brasil não chegue a fazer o frio que faz aí, nos dias em que treino no inverno, chega na metade do treino, já estou "arrancando tudo"!!!
Acho que é um clima meio complicado, não?
Enfim.. para quem ama corrida como nós, sempre damos um jeitinho não?

Super beijo!!

Jacke

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...