domingo, 9 de março de 2008

Treino Hoje

Hoje, contra todas os bons sensos, eu saí para treinar. Havia caído muita neve e no rádio falavam entre 20 e 30 cm de neve, o que é bastante. Nada devia estar limpo pois a neve caiu onte, hoje é domingo... No rádio diziam que as principais ruas estavam mais ou menos limpas, mas para os motoristas tomarem muito cuidado porque estava escorregadio.

Também confirmei pelo rádio que o relógio adiantou uma hora, estamos do horário de verão, que começou num dia com muita neve, e acho que é por isso que eles não chamam de horário de verão, chamam de daylight saving time. Eu não achei uma boa tradução disso.

No que eu coloquei o pé lá fora eu percebi que o treino seria complicado, mas pensei que eu podia tentar, qualquer coisa eu voltaria para casa, esqueceria o treino e pronto. Muita neve no chão, mesmo as ruas tinham neve. Logo vi que não seria possível correr em calçada nenhuma, a neve afundava até a canela e além disso mal se sabia onde era a calçada.

Eu segui pela Danforth como sempre faço, mas agora na rua mesmo. Havia uma faixa no centro que estava limpa, alí os carros passavam. O resto da rua estava mais ou menos limpa, o chão estava branco, mas a camada de neve era bem fina. E alí eu corri, e me senti seguro pois apesar de eu estar na rua, havia poucos carros e eles sempre estavam andando devagar e na faixa lá do meio, longe de mim. Apesar da neve batida e da camada fina onde eu corria, a aderencia era ruim, o pé sempre dava uma escorregadinha quando a gente colocava força para o impulso da corrida. O resultado é que eu logo fiquei novamente com a panturrilha cansada, doendo.

Mas segui pela Danforth rumo ao sul, o sol já tinha saído, e algumas poucas pessoas tiravam a neve de suas calçadas. Cheguei no final dessa parte da Danforth que vai para o sul e agora ele vai para oeste. O tráfego aumenta, a região fica cada vez mais comercial. Mais tráfego e carros estacionado obrigando eu correr mais no meio, o resultado é que eu não me senti mais seguro e tentei correr na calçada, onde uns poucos pedestres que haviam passado fizerem uma parca trilha na neve. Realmente não dava para correr alí. Decidi que iria até a estação Main Street do metrô e voltaria para casa, era meio loucura correr em tais condições.

Parei num ponto de ônibus, ele é uma casinha de vidro, então entrei lá dentro e peguei a câmera, decidi que iria tirar umas fotos, fazer uns filmes, apenas andar dali em diante já que a calçada estava realmente intransitável. As fotos deveriam ter ficado boas, revelando o como estava a cidade no dia em que saí para correr com mais neve nas ruas. Deveriam, porque quando cheguei em casa vi que a câmera estava sem a memória. Putz... Então as fotos foram tiradas, mas não salvas.

Quando cheguei na estação Main Street to metrô a bateria da camera já tinha acabado, eu já tinha guardado ela e estava mesclando trote com caminhada. Resolvi correr uma estação mais, já que as condiçõe da calçada estava melhores por ali. Mas sempre tinha partes onde eu tinha que parar, caminhar, pois o pé afundava na neve. O sol forte também me atrapalhava muito ver o chão que estava todo branco e refletia muito a luz. As condições estavam horríveis. Eu parei na estação Woodbine, até porque já estava com o nariz congelado. Estava bem frio, em torno de 10 graus negativos, não estava muito bom para ficar andando ao ar livre, principalmente um pouco suado como eu estava.

Bom, o treino foi interessante, mas acredito que curto demais para ter ajudado na performance na Around the Bay. Acho que não tenho mais muito tempo para treinar, e o que sinto é que 20 Km eu correria e terminaria e tentaria até fazer meio forte. Mas 30Km eu realmente não sei como vai ser. Terei que largar conservador, acho que terei que caminhar na prova pois realmente não consegui fazer treino sequer de 20Km. O melhor cenário seria que a temperatura estivesse uns 5 graus positivo, pelo menos, acho que nessa situação eu tentaria correr de shorts o que com certeza ajudaria na performance, pois eu me senti muito melhor correndo de shorts em Phoenix, é outra coisa. Enfim, vamos ver o que acontece, a lição é que corrida no final do inverno exige muito mais da gente na preparação, não é moleza não. A não ser para a galera que gosta de esteira, o que não é o meu caso. Se bem que acho que treinar na esteira, no calor, e depois ir correr lá na neve também não deve ser a melhor estratégia. De qualquer forma veremos...

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...