quinta-feira, 13 de março de 2008

Sobre votos

Ontem eu estava conversando com o meu novo colega etiope sobre como eh a educacao no Brasil, e expliquei para ele as escolas publicas e privadas, a qualidade do ensino, e chegou no ponto onde eu disse a ele que as pessoas mais pobres acabam tendo uma educacao muito ruim e pouca infomracao sobre assuntos relevantes como politica, economia, e tal. E isso, na minha opiniao, prejudica muito a capacidade do brasileiro de votar, de escolher os seus representantes no congresso. Entao as coisas nao mudem, a corrupcao corre solta, nada acontece.

Desde o tempo que eu trabalhava em pesquisa eleitoral no Brasil, eu me lembro que a gente debatia o fato de que o que realmente importava para a decisao de uma eleicao nao era geralmente as qualidades do politico, mas outros fatores externos, principalmente economia. Economia indo bem, desemprego baixo, inflacao baixa, tudo isso contribui enormemente para que quer tah lah continue lah. E ah tem o fato de que o brasileiro, sem educacao e informacao, tam lah sua interpretacao do que eh "indo bem".

Hoje eu li que nos US, onde estao tendo as primarias para definir os candidados que concorrerao nas proximas eleicoes presidenciais, o voto nos democratas esta muito relacionado a duas coisas - o crescimento da renda disponivel per capita e o numero acumulado de fatalidades no exercito americano em campanhas externas. Isso eh interessante porque diz que nao interessa se Obama ou Clinton disputem a eleicao, nao interessa o perfil, experiencia do candidato republicano, o que interessa sao esses dois fatores. Dizem que se a renda disponivel cair e o numero de fatalidades aumentar muito, entao nao tem choro nem vela, os democratas ganharao as eleicoes. Na verdade eles dizem que a situacao estah favoravel aos democratas, e soh alterando a tendencia dessas duas variaveis os republicanos poderia virar a mesa.

Bom, eu nao conheco bem esses modelos, mas eh um assunto que rende discussao, porque se isso eh verdade entao me parece que a democracia na realidade nao existe neh, eh tudo governado pelo ambiente externo...

Um comentário:

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Olá meu amigo Sanches, estou passando por aqui para agradecer a msg de apoio moral que vc me enviou quando fui correr em Paraty, realmente esta corrida é fascinante. E é sempre bom contar com os verdadeiros amigos nessa hora. E ai meu amigo está correndo muito, espero que sim, olha realmente vc tem razão o ensino no Brasil principalmente em escolas públicas esta cada vez pior e olha aqui no RJ tem uma lei municipal que os alunos não podem ser reprovados é mole isso e muito bom para os politicos pq o povo fica burro e não sabe em que votar.
Um abraço meu amigo.
JORGE
www.jmaratona.blogspot.com

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...