sexta-feira, 21 de março de 2008

Good Friday Race

Depois de quase 3 meses sem correr uma única corrida, eu encarei hoje uma de 10 milhas. Havia sido colocada estrategicamente uma semana antes da Around the Bay para que eu pudesse verificar como eu estava, e traçar uma estratégia para bater o Issao nos 30Km. Mas depois que eu me vi livre dessa tarefa, a corrida de hoje foi mais uma volta ao clima das corridas de ruas do que um teste. Essa também foi uma corrida onde eu percebi claramente que já não dou a importancia que dava a corridas de rua. Cheguei em cima da hora, não fiqeui para o sorteio dos prêmios, nem comer eu comi muito depois da corrida, fui buscar informação de como chegar no local ontem a meia noite... Antes eu era muito mais organizado.

Bom, então ontem a meia noite eu entrei na internet para ver o horário do trem, e o caminho depois que descesse do trem até a largada. Eu decidi arriscar um pouco e pegar um trem que chegava meio em cima da hora lá do que acordar mais cedo, pegar dois ônibus, para poder pegar um trem mais cedo. Olhei também a previsão do tempo, ele dizia 10 graus negativos para hoje de manhã. Eu quase me revoltei porque afinal de conta fazia tempo que não fazia um frio desses, tinha que fazer no dia da corrida? Mas eu me toquei que aquilo devia ser bem cedo, na hora da largada teria sol e estaria mais quente.

Quando saí de casa as 7h da manhã já estava mais quente, por volta dos 6 negativos. Aíeu já fiquei mais tranquilo, porque daí para frente só esquentaria. Peguei o trem das 7h22 que atrasou, e desci dele lá as 8h54. A largada seria 9h40, e eu tinha que andar 1,5Km até lá. Mas embora no Google Earth estivesse tudo muito claro, eu fiz o favor de demorar para achar a saída do estacionamento da estação de trem, mas o importante é que achei. Seguei rumo ao sul, passando sobre a ferrovia, para o local da prova. Estava em Burlington, uma cidade que nem sei direito se faz parte da grande Toronto, e que fica no caminho para Niágara. Entre Toronto e Burlington tem uma outra cidade, Mississauga. Que é onde mora uma das meninas brasileiras que trabalham comigo. E que é a cidade com nome mais engraçado que eu já vi, me lembro no Brasil me perguntando de onde teria vindo tal nome. Bom, estava em Burlington, quase em Hamilton.

Logo encontrei o local da largada, foi fácil, mas então tive que procurar o local de retirar o número e o chip e o kit. Perguntei para um sujeito, e acabei achando. No meu kit veio um monte de propaganda de corrida, veio uns negócinhos de comer que eu nem olhei direito o que era. Não tinha camiseta e não teve medalha também, mas isso eu já esperava. Até eu me arrumar, colocar número e tal, o pessoal dos 5Km já tinha largado e eu fui um dos últimos a sair do ginásio rumo a largada. Tinha café ali no ginásio, aliás isso tem sido interessante, sempre eles servem café antes da corrida, quero dizer, eles deixam ali um barrilzão e um monte de copos e açúcar e leite. Mas café aqui não é igual no Brasil, são uns copões grandes de café fraco, então a galera toma todo aquele café antes da corrida. Eu não sei como eles conseguem correr depois.

Bom, existia um pórtico, mas a largada foi dada uns 150 metros antes dele, e lá não existia nada, não existia nem mesmo uma linha no chão. Eu vi a turma se acumulando ali no meio da rua e entrei no meio. Foi uma corrida com bastante gente perto das outras que participei, se você juntar os 5Km com as 10 milhas acho que deve ter passado dos 1000. Eu sei que isso não é nada em termos de corridas em SP, mas aqui é bom. Apesar disso não houve qualquer aglomeração, denovo eu poderia ter ficado na primeira linha se quisesse, eles não brigam apra ficar na frente como nós. Mas eu tava bem ali, uns 5 metros atrás da primeira linha, então fiquei ali.

Foi dada a largada, o sujeito apenas saiu da frente da galera, desejou boa prova para todo mundo e boa, começou a prova. Ali no começo era uma descida que passava embaixo do póstico e se transformava em uma subidinha, para depois vir uma outra descida grande. Eu fiquei meio preocupado porque a prova era duas voltas e portanto se eu descesse, teria que subir. E não demorou quase nada para subir novamente, uma subida que foi forte por uns 300m mas depois ficou bem leve e continuou ainda por um tempo.

Eu estava me sentindo meio travado no começo da prova, definitivamente não ia conseguir nada marcante. Mas eu não pude deixar de forçar, de ainda que destreinado e com ritmo ruim, fazer o possível para ser rápido. E mesmo neste esforço não deixei de notar o quanto de neve que ainda tinha por todo lado. Embora a rua onde corríamos estivesse limpa, tudo o resto era neve. Era certamente algo mundo diferente da experiência de corrida que eu tinha no Brasil. E não estava tão frio, digo, certamente estava abaixo de zero, talvez uns 4 negativos já que agora está zero graus, mas eu não sentia o frio, eu estava agasalhado apropriadamente.

A corrida foi simples, e em certo momento inclusive corremos pela calçada por talvez 1Km, porque ali era o percurso. Não havai marcação de Km, mas havia de milhas, acho que de todas as milhas embora eu tenha visto apenas a minha 2,4, 7 e 8. Passei a milha 4 com 30 minutos cravados (4:40min/km). depois entrei na segunda volta, percebi que estava em estado bastante ruim, estava cansado, estava muito complicado segurar o ritmo. Mas eu tentei, a corrida não era plana e eu variava muito o meu ritmo nas subidas e descidas, principalmente na segunda volta. Passei a milha 7 com 53:23, 4:44min/km. O ritmo certamente caiu por causa da subida na segunda volta, eu diminui muito o ritmo lá, muito mais que na primeira, embora depois recuperei bastante, então o ritmo ainda ficou bom. Da milha 4 a 7 eu fiz em ritmo de 4:50min/km. Mas do 7 ao 10 eu consegui rodar mais forte, embora não tenha sido fácil, nesse trecho fiz ritmo de 4:40min/km e fechei com 1h16m01s, o que dá um ritmo de 4m43s/km. Não foi fácil, mas não tá ruim porque esse inverno realmente detonou os meus treinos. Eu acho até que sem roupa de inverno, calça, blusa, eu teria feito um tempo um pouco melhor, pois não me adaptei bem a essas roupas, digo, corro com elas e tal, mas ainda acho muito ruim, nada como correr de shorts e camiseta regata né. Baseado nisso acho que daria para tentar um sub 5min/km na Around the Bay, mas não sei, acho que o ideal seria não ligar para o tempo, para o ritmo. Vamos ver.

Bom, terminada a corrida eu tava bem cansado. Tinha ali do lado um monte de garrafa de um negocio chamado Accelerade, deve ser um parente do Gatorade. Estava ali para quem quisesse pegar, o quanto quisesse. Eu peguei uma garrafinha pois queria beber algo, estava sentindo calor, e precisando de liquido. Sentei num murinho por ali, eu tinha transpirado bastante, estava todo molhado, em breve sentiria o frio se ficasse com aquela roupa ali fora, e ele seria insuportável. Então entrei para o ginásio com os planos de trocar de roupa, eu tinha roupa seca na mochila. Peguei a mochila no guarda-volumes (dessa vez tinha guarda-volumes!) e fui para um vestiário que eu tinha visto, para me trocar. Chegando lá descobri que tinha ummonte de chuveiro e tinha uma galera tomando banho. Eu não estava exatamente preparado para tomar banho, mas não resisti afinal seria muito melhor colocar uma roupa seca depois de tomar banho. Olhei no relógio, 11h11m, eu sabia que tinha um trem somente as 12h08, então tinha tempo para tomar banho, e foi o que fiz. Depois do banho e de sair do vestiário eu me toquei que tinha uma galera comendo e bebendo coisas, eu tinha me esquecido que devia ter algo de comer. Segui o fluxo e achei os comes e bebes, tinha aqueles bagel deles, com manteiga, geleias, mel e sei lá mais o que. Tinha banana e iogurte e biscoito. Eu comi um pouco rapidamente e voltei para o trem pois se eu perdesse ele o próximo seria somente às 13:08.

Foi legal. A corrida teve bastante gente para os padrões daqui, e teve uma organização simples, com marcação de milhas e com dois postos de água, que como era duas voltas viraram 3, pois um deles não existia na primeira volta, era logo depois da largada. A organização foi simples, mas funcionou direitinho, nada de frescuras, staffs indicando as ruas direitinho. Não houve camiseta nem medalha como de custume. Um ponto falho eu diria que foi o tapete na largada. Não teve tapete na largada, quero dizer, teve, mas não estava bem na largada, ele estava embaixo do pórtico que era uns 200 metros da largada. Talvez eles pudessem colocar o tapete na largada e ter o tempo liquido. Mas isso também não é importante para mim. Foi de novo uma corrida beneficiente. Bom, veleu a pena, eu me saí melhor do que eu pensava, embora esse tempo não é bom para mim, eu lembro que já fiz 1h12 nas 10 milhas de Ribeirão Pires...

Um comentário:

Issao disse...

Parabéns Marcos! Muito bacana o seu relato, embora o desempenho não tenha sido lá essas coisas. A não ser que algo de muito extraordinário aconteça eu acho que já posso me considerar o vencedor do duelo de 30km. Um verdadeiro chapéu internacional!! Ou um gorro internacional, como preferir....

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...