quinta-feira, 20 de março de 2008

Discrete Choice

Uma das tecnicas estatisticas que eu nunca usei no Brasil e que estou tendo bastante contato aqui é a Discrete Choice. É uma forma de modelar a decisão que as pessoas fazem quando estão em face a muitas alternativas. Para a gente ela é util principalmente na modelagem da probabilidade de escolha de produtos e dos fatores que contribuem para essa escolha, isto é, características do produto que afetam na decisão de compra dos consumidores. Agora tem sido um momento diferente pois estou trabalhando em três desses projetos. Dois deles referem-se a prosutos novos, e o cliente quer saber quais as características do novo produto que são mais aceitáveis, e qual a performance de seu novo produto no mercado em meio a outros competidores. O outro projeto é bem diferente, relacionado a serviços.

Embora eu tenha entendido praticamente toda a dinâmica do processo, desde o desenho do experimento da Discrete Choice até a análise final, eu ainda não tive tempo para entender com detalhes o modelo estatístico, o que tem me deixado um pouco frustrado. No entando agora eu comprei um livro que fala sobre o assunto. E comecei a lê-lo, já passei da página 50...

Minha intenção aqui não era dizer muito mais do que isso até porque eu não li o livro para comentá-o, mas acho que já posso dizer que o assunto é interessante, e que os modelos usados podem ser muitos. O modelo que geralmente usamos, o multinomial Logístico, é baseado em suposições que eu acho muito fortes, como por exemplo, a de que as diferentes escolhas de uma mesma pessoa são independentes, considerando um exercício onde o entrevistado precisa dar sua opinião em vários cenários de escolha de produtos. Há também a famosa Independência de alternativas irrelevantes, que diz que a razão das probabilidades de escolha das alternativas i e k em um conjunto de escolhas possíveis não depende das demais alternativas. Tipo, se você mudar algo nas outras alternativas para deixá-las mais atrativas, ou se incluir uma nova alternativa, a razão entre as probabilidades de escolha de i e k continuarão a mesma.

Estou apenas no começo, mas é importante que conheçamos o que tem por trás do que estamos fazendo. Sobre o livro, ele tem sido um livro bom, não muito pesado na matemática, mas também tenho achado um pouco pobre de exemplo, embora numa linguagem que estou achando bem didática, facil de entender. Pelo menos até agora...

Nenhum comentário:

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...