sábado, 15 de março de 2008

Consumo de energia

Neste site tem um artigo interessante sobre o consumo de energia de uma caminhada versus o cunsumo de energia de ir a mesma distância de carro, considerando distâncias pequenas. O autor quis mostrar somente a dieta americana, muito baseada em carne, gasta muita energia. Mas ao tentar fazer isso comparando os gastos de calorias que temos que report comendo ao fazer com os gastos energéticos de um carro na mesma distância, foi inevitável que muita gente levasse para o lado do que é menos prejudicial para o ambiente, e aí dizer que carro é melhor que andar obviamente é complicado, e o artigo ficou polêmico.

O ponto que quero comentar, relativo ao consumo de carne, a nossa dieta, é que realmente é interessante como gastamos energia simplesmente para comer, e com isso contribuimos para o problema ambiental. A gente nunca pensa muito nestas coisas, pois quando vamos no mercado está tudo lá, pronto. Mas para produzir, muitas árvores foram cortadas, muito agrotóxico foi usado poluindo rios, combutível foi gasto em tratores e depois em caminhões para o transporte, energia foi gasta na indústria para formatar tudo do jeito como vemos no supermercado. Ou seja, mesmo não usando carro não somos tão santos.

O outro ponto é que se formos pensar em termos de meio ambiente, então obviamente que caminhar é melhor do que usar o carro, na minha opinião simplesmente porque comer é algo que você vai fazer de todo jeito. E olha lá se quem só anda de carro não come mais do que quem anda muito ou corre, eu gostaria de ver números sobre isso. Digo porque no meu caso quando eu ficou meio preguiçoso e não corro a minha dieta não muda, continuo comendo como antes. E as pessoas que andammuito de carro eles tem mais tempo para comer...rs. Acho que resumindo o ponto é que é irrelevante em termos de benefício para o meio ambiente comparar gasto energético da caminhada com o do carro simplesmente porque as pessoas não comem porque andaram e precisam repor. As pessoas comem andando ou não.

E finalmente um comentário interessante é que você pode se julgar contribuindo enormemente para o meio ambiente porque você vai de bike ou correndo para o trabalho. Tenho certeza que está, mas você incluiu na sua conta os gastos com agua e energia a mais que você tem com o banho a mais que você tem que tomar e com a roupa a mais que você tem que lavar? Mesmo correr ou andar de bike tem seus custos para o meio ambiente nos dias de hoje...

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...