sexta-feira, 21 de março de 2008

Marketing Aula 9

A última aula relatada foi a 6. Na 7 houve a prova e eu faltei na aula 8, que foi a melhor aula para faltar. Não teve nada a não ser a correção da prova. Na verdade acho que não perco muito se faltar em qualquer aula pois dá para acompanhar bem pelo livro, as aulas seguem o livro com quase nada de outra fonte, a não ser muitos comentários e exemplos do professor que não tem no livro. Bom, a aula 6 havia sido o capítulo 9 do livro. A aula 8 foram os capítulos 10 e 11. Aqui eu vou falar somente do 10 para não ficar muito longo.

O capítulo 10 - Desenvolvendo novos produtos e serviços.

O professor passou rapidamente sobre o capítulo 10, pois ele queria falar sobre o 11 também na mesma aula. E eu li ele rapidamente também.

O capítulo começa falando sobre uma luva especial para golf desenvolvida pela 3M que facilita o manuseio do taco e permite emlhores tacadas. A luva é um exemplo de um produto de sucesso desenvolvido pela 3M, companhia com vários produtos de sucesso desenvolvidos. Depois do exemplo aprendemos a classificar produtos. Primeiro temos as linhas de produtos que são grupos de produtos semelhantes produzidos por uma companhia. Cada item em uma linha é um produto específico, chamado de item. O conjunto de linhas de produtos de uma companhia é chamado de mix de produtos. Eu tentei considerar a Mizuno como exemplo e acho que essa definição é meio incompleta. Por exemplo, não sei se uma linha de produtos seria o Wave Creation, ou tenis para corrida, ou tenis esportivos. Roupas acredito que seria outra linha.

Bom, vem então a classificação dos produtos. Inicialmente eles podem ser classificados como bens de consumo e de negocio (não sei se estou traduzindo bem). Os de consumo são aqueles comprados pelo consumidor final e os de negócio são comprados por empresas. Os produtos também podem ser divididos em duráveis (vc compra raramente, ele dura muito tempo), não duráveis (você compra sempre, como alimentos) e serviços (não são produtos, são serviços, enfim, sem comentários...). Os bens de consumo podem ser classificados em Bens de Conveniência (você compra sempre, não precisa pensar muito ou comparar preço, a decição é fácil), Bens de Shopping (você compara alternativas como preço, qualidade, aqui entra roupas, por exemplo), Bens Especiais (você compara muito, pesquisa, pergunta a amigos, etc, como por exemplo, carro) e Bens Não Visíveis (que são coisas que você ou não procura quando compra um produto, como o seguro imbutido nele. Acho que é isso). Os bens de negocio podem ser divididos em Bens de Produção (os itens comprados para produção, por exemplo, uma fábrica de carros compra seus componentes para produzir o carro) e Bens de Suporte (são os itens que fazem parte da fábrica, como instalações). Bom, a importância da classficiação dos produtos está no fato de que eles tem diferentes preços, são comercilizados em diferentes locais, exigem diferentes tipos de propaganda e o comportamento do consumidor para comprá-los é diferente.
e isso tudo precisa ser levado em conta no desenvolvimento de um novo produto.

O desenvolvimento de um novo produto pode ser de 3 tipos - Inovação contínua (quando o novo produto é apenas uma extensão de algo que já existe e o consumidor vai conseguir usá-lo assim que comprá-lo, não é preciso um processo de aprendizagem para usá-lo. Por exemplo, um novo sabão em pó é lançado no mercado), Inovação Contínua Dinâmica (quando o novo produto requer uma dose mínima de aprendizagem por parte do usuário pois ele é realmente algo novo em certo sentido. Por exemplo, a escova de dentes elétrica) e Inovação Não Contínua (quandoo produto é realmente novo e o usuário precisa aprender mutio sobre ele para usá-lo. É o caso quando um produto totalmente novo é introduzido no mercado, como o computador, a Televisão, o Video Cassete).

Algumas razões são enumeradas para que um produto falhe no mercado. São elas: Ponto de Diferença Insignificante ( o novo produto não apresenta nada que realmente faça a diferença, ele não é único em nada, ou o é em atributos irrelevantes), Falta de uma completa definição do mercado e do produto quando o desenvolvimento começa (ao desenvolver um produto é necessário tem um protocolo antes de começar, o qual define o que o produto vai ser e fazer, para qual mercado e que tipo de necessidade ele vai resolver. Esse estudo pode mostrar que o mercado é irrisório e não adianta querer desenvover tal produto, ou que o tipo de necessidade que ele pretende resolver já tem outras soluções viáveis), Baixa Atratividade no Mercado (quando o novo produto por alguma razão não chama a atenção. Pode ser nome inadequado, falta de campanha, campanha inadequada ou para público alvo inadequado), má execução da estratégia do mix de mercado (um ou mais dos itens Preço, Ponto de venda, Promoção é inadequado), Qualidade ruim em fatores críticos (o produto apresenta deficiencia de qualidade onde ele não poderia, em importantes atributos), Mal momento (o produto é lançado muito cedo ou muito tarde no mercado) e falta de acesso ao comprador (o novo produto é desenvolvido mas a companhia produtora não consegue colocálo no mercado, em bons lugares nas prateleiras dos grandes varejistas, e ele fica com uma exposição ruim. Isso pode acontecer por motivos economicos já que é muito caro expor o produto).

O desenvolvimento de um novo produto é um processo que geralmente é dividido em 7 etapas: 1 - Desenvolvimento da estratégia do novo produto ( é quando as equipes em uma companhia se juntam e pensam no novo produto, definem tudo quanto é possível, mercado alvo, objetivo, tipo de necessidade que o novo produto vai atender, etc), 2 - Geração de Idéias (uma vez tendo definido os pontos no passo 1, então passmaos a gerar ideias. Times na companhia são acionados e buscam ideias. Por exemplo, no passo 1 podemos ter decidido que o novo produto vai ser um tenis de corrida que detecta se o corredor está na subida ou descida ou plano e distribui melhor a pisada para cada situação. Então no passo 2 vamos tentar ter idéias de como implementar isso, que material usar, quais as linhas de pesquisas adequadas. Nessa etapa é frequente buscar opinião de empregados em geral), Filtragem e Avaliação (é o terceiro passo que consiste na avaliação das idéias tidas no passo 2 e seleção daquelas que tem potencial, o que pode ser feito dentro da empresa com equipes pesquisando e pensando ou fora da empresa com pesquisas de conceitos usando pesquisa de mercado), Analise de negócio( é a parte que envolve a análise dos gastos que serão necessário para o desenvolvimento, para as estratégias de marketing), Desnvolvimento (este quinto passo é o momento onde parte-se para o real trabalho que é o desenvolvimento do novo produto segundo as novas ideias selecionadas no passo 3). Teste de Mercado (que é quando o produto novo tendo sido desenvolvido, faz-se um teste para ver a aceitação dele no mercado, antes de larçã-lo em todo o mercado. O teste de mercado pode incluir lançar o produto numa única cidade, ou fazer uma pesquisa com consumidores para ver a aceitação do produto. O fato é que de qualquer forma bastante dinheiro é envolvido neste passo e perde-se tempo, então hoje em dia muitas companhias meio que pulam esse passo u o fazem de forma mais simplificada possível. Nesse passo o produto também pode ser exposto aos competidores que podem copiar a ideia e lançar o produto antes. Então enfim, é um passo meio crítico que nem sempre é seguido). e Comercialização (quando o produto é realmente lançado no mercado e estratégias de ponto de venda, promoção, preco são aplicadas).

E no final teve o case da 3M e a sua luva para golf que permite mais firmeza com o taco. O livro inclui referencias, geralmente na internet, para se aprofundar no assunto, mas eu não tenho ido atrás delas...

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