quinta-feira, 6 de março de 2008

4 dias nos states

Estou de volta à neve de Toronto depois de 4 dias em Phoenix, Arizona, perto da fronteira entre US e México. A viagem foi para uma conferência da empresa mas foi muito útil para fugir um pouco do inverno rigoroso do Canadá. Vou relatar os principais momentos.... As fotos que eu tirei estão todas aqui.

Chegamos no domingo a tarde, eu fui logo para o quarto trocar de roupa, colocar um shorts e andar pelos arredores. Num primeiro momento eu havia ficado meio decepcionado porque o hotel era fora da cidade e parecia que eu não teria ali boas alternativas para correr. Então nesta primeira saída para dar uma volta a pé eu queria mais conhecer o local, e ver se haveria alguma coisa interessante a fazer, e claro, algum lugar bom para correr. Para quem acha que sou maluco em já pensar em correr antes de desfazer as malas, saibam que pela minha caminhada encontrei 3 corredores, dois dos quais eram colegas de empresa que tinham chegado junto comigo. Neste primeiro dia a tarde eu andei o quanto pude, restrito pelo compromisso de estar as 5h30m num salão, local de abertura da conferência da empresa. Andei dentro da área do hotel, tirei algumas fotos, mas logo me vi saindo do hotel pela portaria principal, e logo na saída encontrei um colega da empresa voltando. Ele apontou para a montanha em frente ao hotel e disse que tinha ido até a metade. Eu fiquei animado, ansioso, e resolvi chegar mais perto da montanha, quem sabe achar a trilha que ele subiu, ir até o topo ao invés de parar na metade. Mas depois descobri que fiz o caminho completamente errado nesse primeiro dia, embora tenha valido a pena. Eu saí do hotel, atravessei a rodovia e fui reto para a montanha. O máximo que consegui foi subir um pouco até onde tinha estrada, as quais eram particulares e levavam a algumas casas que ficavam ali na encosta da montanha. Casas grandes de pessoas com muita grana. E logo tive que voltar para o hotel. A caminhada não foi muito curta e eu na verdade tive que trotar por alguns momentos. De volta ao hotel para eventos da empresa.

Na segunda feira eu acordei as 5:30 e fiquei esperando o dia ficar claro para que eu pudesse correr. Deu 6 horas no relógio e eu resolvi sair mesmo assim pois os eventos começavam as 7 e eu queria correr no mínimo 1h. Fui direto para uma saída nos fundos do hotel, que eu tinha visto no dia anterior. Eu esperava na verdade encontrar uma estrada que fosse para lugares desertos, fora da cidade. Mas tudo o que achei foi esccuridão e estradas sem saídas. Acabei voltando para o hotel e saindo na portaria principal. Notei então que a rodovia que passava por ali tinha calçada e eu podia correr nele. Peguei a rodovia rumo a leste e fui embora até achar outra rodovia que cruzava, e virei nela a esquerda novamente. Fui ateh certo ponto e voltei. Acabei correndo 1:03, deve ter dado entre 12 e 13 Km, eu consegui rodar em um bom ritmo, pareceu que realmente tirar toda aquele roupa de frio ajuda muito e que eu nem estava tao sem preparo quanto eu pensava. A paisagem nesta rodovia era sempre bem interessante, muitos cactos e muitas casas grandes com catctos e palmeiras nos jardins e muita pedra. Eh sem duvida um bairro muito rico. Neste dia a temperatura devia estar em torno de 10 graus e eu senti um pouco de frio nas maos, mas nada preocupante. Eu acabei preferindo correr de manha, mesmo com o frio, porque a tarde eu nao tinha certeza se ia sobrar tempo. Embora durante o dia a temperatura subia bastante, tipo acima dos 20 graus, na madrugada sempre fez esse friozinho.

Na segunda feira a tarde eu fui com o meu colega de quarto, um chines que estah a 3 anos no Canada, tentar escalar o morro perto do hotel. Nao deu muito certo porque ele nao tinha tenis e foi de sapato e o terreno eh muito cheio de pedrinhas e pedronas, tipo, nao tem terra. Num determinado ponto ele parou, eu continuei, mas quando ele ficou tao lah embaixo que eu nao o vi mais eu resolvi voltar pois ele tava lah gritando para eu voltar. Acabei nao chegando no topo embora seja um morro nao muito alto nem dificil de escalar. O interessante eh que o morro nao tem arvore alguma, apenas arbustos e cactos. entao vc consegue subir ele ainda que nao ache trilhas. Algumas plantas tem espinhos por isso se nao for por trilhas eh bom ir de calca, o que nao foi o meu caso. As duas primeiras fotos sao desse dia.

Na terca de manha eu novamente acordei cedo para correr. Um pouco mais tarde do que na segunda porque tinha sido um pouco complicado correr no escuro. Desta vez eu saí direto para a rodovia, peguei a direita e fui embora. Não precisei correr muito para chegar em uma outra rodovia perpendicular. Eu nem sei direito se eh rodovia ou avenida. Chegando na outra eu entrei a direita e fui embora. Eu já tinha rodado uns 20 minutos quando resolvi entrar a direita numa rua, e correr um pouco num embiente um pouco afastado da rodovia, depois voltar e ir para o hotel. A verdade é que eu fui entrando nos condomínios que tinham por ali, ruas e tal, e na hora de voltar resolvi tentar outro caminho. O caminho fazia curvas e logo eu fiquei com aquela sensação ruim de não ter certeza mais para que direção deve ir. Mas segui a estrada, eu precisava sair na rodovia. Segui, segui, fui embora, a rodovia não chegava mas pelo menos eu sabia que não estava me afastando do hotel, eu ainda tinha a noção de direção, na verdade eu não a perderia por causa da posição do sol, eu sabia que devia deixá-lo a minha esquerda ou na frente. Foi então que depois de rodar bastante eu evistei a rodovia lá na frente e fiquei aliviado. Quando cheguei nela e dei uma olhada para trás, vi a placa enorme na que tem na entrada do hotel onde eu ficava. Eu havia saido na entrada do meu hotel! Não podia ser melhor, o que aconteceu na verdade foi que eu peguei um tremendo atalho! Rodei até meu quarto e parei com 54 minutos.

Café da manhã, palestras e almoço em caixa. Cada um pegava sua caixa, que tinha um sanduiche e outras coisas, e fazia o que quisesse. Eu comi com o pessoal, numa mesa protegida do sol por um enorme guarda sol. Os canadenses adoravam aquelas mesas ao ar livre, aquele sol, porque no Canadá todos sabíamos que havia muita neve, muito frio, deviamos aproveitar ao máximo o sol. No almoço combinei com uma peuqena equipe de subir numa grande montanha na parte da tarde, que estava livre para fazermos o que quiséssemos. E houve a turma que foi pra cidade fazer compra, houve a turma que subiu a montanha que eu tinha subido no dia anterior, e não sei oq ue mais houve, acho que o pessoal da alta cúpula da empresa ficou no hotel dormindo, ou sei lá. Eu, com mais 4 amigos fomos na montanha mais desafiadora. 3 hoemns e duas mulheres. Nós três eramos bem preparados para subir o morro, eu corria, um outro sujeito também corria e o outra andava muito de bike mas já havia feito dois iromens, agora porem estava em outras épocas... Uma das meninas também era corredora e a outra era a única pessoa do grupo menos preparada. Não vou relatar com detalhes a subida no morro, mas foi cheia de emoções, o caminho mescla partes fáceis com partes bem difíceis. O final, chegando no topo, é um caminho com muitas rochas, um pouco cansativo tanto para subir quanto para descer. Mas a visão lá encima compensa, dá para ver muito longe, outras montanhas ao longe, dá para ver um enorme deserto.

Depois do morro teve o jantar de despedida e eu voltei para casa cedo. Mas o meu colega de quarto, o Wayne, ele ach oque fechou muito as cortinas e o que aconteceu foi que mesmo com o dia claro o quarto estava escuríssimo. E eu não acordei cedo apra correr, quando acordei já era 7 horas.Ok, resolvi ir correr mesmo assim, dessa vez fiz um percurso de 31 minutos de ida e mais outro tanto de volta. Apesar de me sentir meio cansado por ser o terceiro dia seguido que eu estava treinando, coisa muito anormal comparando com o que eu estava fazendo até entao, sem contar a longa caminhada do primeiro dia e o morro no dia anterior, eu estava rodando bem, e rápido. Terminei meio zoado com 1h01 porque eu quis sentar a bota nos 2 Km finais mais ou menos, e principalmente porque o final, a chegada no meu quarto, é uma subida não muito forte mas que se estende um pouco.

E foi isso, daí peguei o voo de volta, cheguei aqui, temperatura abaixo de zero, neve, enfim, de volta ao trabalho, a realidade...

Luis Augusto disse...

Marcones, fazzia um tempinho que não entrava por aqui. Como você está, tudo bem ? E esse Sol aí nos EUA, finalmente né......

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...