sábado, 15 de março de 2008

Diferencas...

Hoje eu fui almoçar com o meu colega etíope. Ele havia insistido que queria me levar para almoçar e tal, como insistiu também para fazer a minha mudança, já que ele tem carro. Eu disse a ele que não precisava, que eu tinha pouca coisa e muito tempo para fazer a mudança. Mas ele quer porque quer ajudar... Bom, sobre o almoço, eu disse a ele que podia ligar hoje, mas não muito cedo porque eu sairia para correr de manhã... Ele me ligou, combinamos e fomos.

Mas o mundo é estranho... Ele é um sujeito contraditório (estou fazendo uma análise, não é uma crítica), ele todo dia faz questão de ir almoçar comigo, no primeiro dia quis até pagar, hoje me levou para almoçar, quer fazer minha mudança e tal... Mas ao mesmo tempo faz conversões proibidas no transito, me enche o saco para ensinar coisas para ele no trabalho quando eu estou zoado, pede as coisas para os outros na maior cara de pau, maior folgadão...rs.

Então estive conversando com ele, queria saber como eram as coisas na Etiópia e tal. Ele disse que lá não é um país violento, tem crimes, mas não tanto, as pessoas não passam fome porque um ajuda o outro, as pessoas se cumprimentam na rua mesmo não se conhecendo, você conhece todos os seus vizinhos, jamais está sozinho. O lema dele é "Uma mão lava a outra".

E eu percebi queo que há entre nós é uma diferença cultural. Ele está sempre pronto a ajudar, mas também pensa que todo mundo está pronto a ajudar ele também, então fica parecendo meio folgado. E nas conversas de hoje deu para notar que ele tem isso como o jeito ideal de viver, a cultura Canadense não seria boa tanto quanto porque as pessoas são fechadas e nem conhecem o seu vizinho, as pessoas não vão na casa das outras, as pessoas são sozinhas. Eu acho que ok, pode se pensar assim, mas não existe um ideal. O Canadá de alguma forma é melhor que o país dele posi ele está aqui.

Eu terei que trabalhar ele um pouco com o tempo, para ele conhecer melhor a minha personalidade e se tocar que eu quero liberdade, não quero ter o rabo preso com ele... Mas o sujeito é muito gente fina, eu tenho me dado muito bem com ele...

O objetivo desse texto é mais relatar como as pessoas nascem e crescem em mundos diferentes e tem suas cabeças formadas de acordo com seus mundos. Peguei um exemplo, mas não é objeitvo falar de uma pessoa específica, o objetivo é expor a curiosidade, os conhecimentos que consigo no dia a dia num lugar com tão diferentes pessoas. Não existe nenhum preconceito contra Etiópia ou formas de cultura, jeitos de pensar...

Nenhum comentário:

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...