domingo, 10 de fevereiro de 2008

Mais e mais corredores

E hoje que o Harry colocou um comentário alí embaixo (eu claro, fiquei feliz com a visita do colega que ainda não conheço pessoalmente), então eu lembrei no nosso tópico no forum sobre o crescimento das corridas de rua no Brasil e de que o site dele tem tido muito acessos. Acredito que o site dele tenha mais acessos do que qualquer site de corrida no Canadá. E gostaria até de comparar com sites nos EUA, pois não acredito que tenham muitos sites lá, voltados para a corrida de rua, que tenham mais acessos do que o Webrun. E não é somente o Webrun, temos outros sites bastante visitados no Brasil, acredito que o volume de corredores online seja realmente grande.

Então lembro que naquela mesma discussão, foi mencionado que nós brasileiros temos um tipo de corredor especial, não encontrado nos demais lugares do mundo. Acredito que a referência tenha sido ao enorme boom de corredores que entram no mercado a cada ano, alucinados por tudo que se refere a corrida, como eu era a 7 anos atrás, em um tempo em que encontrar coisas de corridas era um pouco mais difícil. Realmente. No Canadá não se vê o tal boom. Os tais corredores alucinados parece aparecem no mercado daqui a uma taxa mais constante, o mercado cresce lentamente. Só impressão, não tenho dados, poderia até procurar mas... ok, procurei algo, fiz o gráfico. Esse gráfico, o primeiro, mostra o percentual da população canadense que pratica atividade física. Eu não sei os detalhes, mas claro que aí não tem somente corrida, na verdade corrida deve ser uma pequena parte disso. Eu achei dados sobre natacao, ciclismo e caminhada, mas só até 2004 como se pode ver no segundo gráfico. Aliás já vou pedindo desculpas pela qualidade do gráfico, mas eu não tenho paciencia para ficar formatando. Sei lá, no geral parece que as atividades físicas tem atingido cada vez maior parcela da população, mas quanod olhamos para essas atividades mais parecidas com o nosso correr, o negócio parece estável. Há um pico estranho aí em 2002, eu inicialmente pensei que tivesse a ver com ano de olimpíada, até porque parece que tem outro pico em 1998 mas ela foi em 2000 e 2004 né, então... !999 foi o ano do pan-americano em Winnipeg, se não me engano.

Enfim, é interessante notar que se houve boom no Canadá foi a algum tempo e agora parece não estar havendo mais, se bem que pode até ser possível que no Brasil também não tenhamos o mesmo boom da corrida nesses três esportes. Eu pensei emprocurar dados no IBGE, mas acho que não tem esse tipo de dado, talvez tenha que procurar em algum outro lugar. Mas é evidente que o número de corredores tem aumentado muito. Nesse artigo podemos ver o aumento do número de associados na Corpore entre outros indicadores, e acho que esse já é um bom indicador que a situação do Brasil é bem diferente da do Canadá.

Bom, imagino que o Brasil será um dia igual o Canadá, com um número estável de corredores de rua, pouco crescimento. Isso deve ter um grande impacto na organização de corridas no Brasil. Não sei se ficará melhor, pior, se deixará de ser um negócio lucrativo como no Canadá.

E outro ponto que gostaria de comentar é que o segundo gráfico mostra números absolutos, tipo, 5000 canadenses nadam. É bastante pouco. 0,02% da população adulta. No Brasil 0,02% seria em torno de 3 milhões. Será que o mesmo tanto corre? Deve ser mais, claro, vamos supor o mesmo tanto. Se a Corpore tinha 8100 associados em 2005 e se SP é de longe o principal centro de corridas no Brasil, então eu não sei, mas acho que o Brasil tá longe dos 3 milhões de corredores, imagine nadadores. É muito difícil dizer pois o país é muito grande. Mas vamos fazer uma conta. A região metropolitana de SP tem 11% da população do Brasil. Suponhamos que se a Corpore tem 10 mil associados, em SP tenha 200000 corredores. O Brasil teria 2 milhões se a % de corredores fosse homogêneo. Então enfim, acho que não tem mesmo 3 milhões e por essa conta não deve estar nem perto pois acredito que o % de corredores fora de SP é muito menor do que dentro. Ent'ao, proporcionalmente, devemos ter menos corredores no Brasil do que nadadores no Canada. Enfim, bastante coisa para pensar...

Nenhum comentário:

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...