domingo, 24 de fevereiro de 2008

Marketing Aula 5

Amanhã eu tenho o primeiro teste do curso de marketing. Tenho achado o curso fácil, portanto praticamente não estudei. Na verdade ontem eu li o capítulo 9 do livro, que foi dado na aula 6, e eu por distração tinha estudado o capitulo 6 no lugar. Do capítulo 5 o professor pulou para o 9, o 6 eu li atoa, na verdade foi interessante porque trata do marketing B2B.

Na aula 5 falamos sobre comportamento do consumidor. Começamos com o processo de decisão de compra, composto de 5 etapas:
1) Reconhecimento do problema - o consumidor se dá conta que tem um porblema, ou seja, em termos de marketing, ele descobre que possui uma necessidade. Por exemplo, estamos afim de participar de uma corrida.
2) Busca por informação - O consumidor com sua necessidade busca informações sobre o que há no mercado para resolver seu problema. No nosso exemplo podemos pensar na gente rodando pela internet procurando as opções de corridas disponíveis com as características que desejamos.
3) Avaliação das alternativos - Uma vez feita a busca frequentemente o consumidor vai ter em mãos varias alternativas que deverão ser avaliadas para a escolha da mais apropriada. Descobrimos duas corridas na data desejada, então vamos comparar distancias, percursos, preços, organizações, colegas que estarão lá, como chegar lá e tal para então fazer a decisão.
4)Decisão de compra - Bom, é isso que eu falei. Vcprocurou alternativas, avaliou elas e agora decide qual vai adquirir. É quando optamos por uma corrida e fazemos a inscrição.
5)Comportamento pos compra - O sujeito compra o produto para satisfazer suas necessidades, agora ele vai experiemntar o produto. Pode ser que ele fique feliz e tal, pode ser que não, que ache que pagou muito pelo produto, pode ser que volte para trocar, devolver.No nosso caso é quando vamos na corrida e estamos no Km 32 e nenhum posto de água.E lembramos que podiamos ter optado pela outra. Ou então o kit vem só com panfletos de outras corridas. Ou então ficamos sarisfeitos, encontramos os colegas, nos divertimos e achamos que valeu a pena.

Todas estas fases são importantes para o carinha do marketing, são momentos onde ele pode agir. Dependendo do tipo de compra pode não haver as 5 fases. Por exemplo, o café que você compra todo dia antes de entrar no trampo. Não há mais fase nenhuma, vc compra e nem pensa no preço, em outras alternativas ou sequer tem um comportamento pos compra.

E dado esse processo de compra, temos os fatores situacionais, psicologicos, socioculturais e do mix de mercado que influenciam na sua decisao.

Influências situacionais. Elas são a tarefa de comprar, contexto social da compra, contexto temporal, e atendimento. Vc pode decidir pela corrida no Morumbi porque vc comprou um tenis novo de 2 mil reais e cá entre nós, vc quer mostrá-lo para aqueles seus amigos que treinam na equipe da empresa. Ou você quer a corrida para correr com sua namorada, então vc prefere aquela com o percurso mais bonito. Pode ser que você vai comprar e o site te peça um cadastro de 500 itens para preencher, então vc cai fora e decide pela outra.

Existem também as influências psicológicas. Motivação, por exemplo. Vc treinou bastante e está motivado, então vai lá e compra a corrida. Personalidade - você é daqueles que gostam de competir, por isso procura pela prova onde está participando aquele seu amigo japonês que sempre toma chapéu. Aprendizado - a sua decisão pela corrida tem relação com o que você aprendeu enquanto corredor, com a sua experiência passada. Valores, crenças e atitudes - a sua decisão pela corrida, talvez por uma beneficiente, pode ter relação com seus valores, suas atitudes. E estilo de vida - Você decide não comprar, afinal o seu negócio é correr pela saude. ao inves de comprar vc chama a galera para correr em grupo.

Influências socio-culturais. Influencias pessoas - você escolhe a corrida porque aquele amigo seu que fala pra caramba disse que essa é a corrida. Grupos de referência - você escolhe a corrida X porque o seu técnico recomendou e a galera do treino vai. Família - você escolhe aquela corrida da Corpore porque tem também caminhada e os seus familiares querem participar também, mas a sua sogra não corre nem 1oo metros, só caminha. Classe Social - Você não escolhe a corrida X porque vc se acha o dono da grana e não pode correr nesse bairro de periferia e se misturar com aquela ralé. Cultura - você é brasileiro e gosta daquela corrida na praia, com sol e 30 graus na sombra. Sub cultura - você pode ser influenciado na sua decisão por subgrupos culturais aos quais você está relacionados, por exemplo, vc faz parte do grupo dos japoneses em SP e apesar de ter sua cultura brasileira também está ligado à cultura de seu subgrupo que é diferente da de outros e que pode influenciar muitas de suas decisões.

Marketing Mix. Claro, aqui entram preço - a primeira coisa que você olha antes de optar por uma corrida, produto - a sua avaliação da qualidade da corrida, o que ela oferece e como ela atende suas expectativas, promoção - a forma como a corrida é divulgada pode afetar sua decisao. Se a corrida tiver um site, então vc fica mais propenso a comprar, se você tiver que buscar informações por telefone e você liga e cai no faz, então pode ser que vc fica meio receoso de comprar a corrida, e local - você vai avaliar como comprar a corrida e como chegar ao local dela, acho que no caso de corrida local tem a ver com as duas coisas, local de compra e da corrida.

Ufa... foi isso. Bom eu escrever aqui que eu consegui fazer uma revisão dessa aula...

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