quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Marketing Aula 4

Pelo menos tentando fazer aqui um resumo da aula acho que vou conseguir lembrar melhor porque esse assunto não é dos meus preferidos.

Na aula 4 falamos de ética e responsabilidade social. A ética são certas leis da sociedade que devem ser seguidas, e podem variar entre as diferentes culturas. E existem as leis do sistema legal que devem ser seguidas. A responsabilidade social tem a ver com a idéia de que a empresa é parte de um meio maior, a sociedade, e deve fazer algo por ela.

As estratégias de marketing tem que ficar de olho no sistema legal e na ética, pois estas são regras que não devem ser desobedecidas sob pena de prejuízo para a companhia. A ética pode ser da sociedade (as regras sociais), do negócio (as regras nas relações de trocas e competição), da corporação (que tem a ver com o código de ética da organização) e pessoal (que tem a ver com os direitos pessoas, individuais).

A responsabilidade social é dividida em tres tipos de responsabilidades - 1) Responsabilidade de dar lucro, que é uma responsabilidade da empresa para com aqueles que investiram nela de alguma forma, 2) Responsabilidade para com os parceiros, que é relacionada aos fornecedores, clientes e empregados e 3) Sociedade em geral, que envolve a reponsabilidade ambientalm com grupos de interesse publico e com a população em geral.

O case dessa aula foi a Starbucks, que aqui no Canadá tem uma em cada esquina, mas não sei se existe no Brasil. A Starbucks, segundo o livro tem muitos programas que se encaixam como responsabilidade social, entre eles a ajuda aos produtores de café pagando preços mais justos, o tratamento exemplar dos funcionários, a responsabilidade para que nada seja comprado de fornecesores que usem mão de obra infantil.

Eu pra ser sincero sempre fiquei com o pé atrás. A maioria das empresas não tá nem aí com as causas sociais, els fazem isso porque tem a ganhar com isso mais do que doam.

Um comentário:

Angelones disse...

Marcones,
Olha eu de novo nas suas aulas de MKTG. Em primeiro lugar já temos 03 lojas Starbucks no Brasil ( duas no Shopping Morumbi ) aliás Starbucks é tudo de bom. Gosto muito. Concordo com vc quanto diz que as empresas buscam sempre o lucro ( Karl Marx escreveu MAIS VALIA por que também concordava) mas não podemos nos esquecer que os acionistas aplicam e investem seu capital na busca da remuneração. Não são Sociedades Beneficientes. Mas o tal da ISO 14.000 esta na moda e traz uma séria de alertas para as empresas e de fato algumas delas reservam uma parte de seus lucros para atividades sociais SIMPLIEMENTE POR QUE ACABA SENDO UMA PROPAGANDA MUITO MAIS BARATO devido a repercussão BOCA A BOCA e o apóio da imprensa na busca de noticias para preencher o espaço de seus jornais falados e escrito...MC DONALDS lança o dia do MC lanche Feliz e parte da venda vai para alguma instituição. O mesmo já observei em corridas tanta no USA, como agora no Brasil. Outro dia paguei R$ 5,00 a mais na minha inscrição por que a CORPORE ia destinar esta grana ( e parte da arrecadação ) para uma associação de sei lá o que. Hoje a organização da corrida do 12o. BPM pedia um brinquedo usado....e assim caminha a humanidade. Posso continuar lendo e comentado seus coments ? Um abraço, Angel

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...