terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Obesidade

Uma pesquisa feita pela Statistic Canada mostrou que criancas que vivem em bairros mais pobres tendem a ganhar mais peso do que as que vivem em bairros mais ricos. O estudo foi feito acompanhando por 8 anos um grupo de criancas representativo do territorio Canadense.

Eu nao sei como as pessoas pensavam neste assunto, mas eu tinha uma ideia de que pessoas mais ricas teriam maior ganho de peso pela maior disponibilidade de alimentos, atividades dentro de casa e tal. E o que acontece aqui parece ser o oporto, quem tem mais grana tambem tem mais acesso a informacoes e meios de controle de alimentacao, pordendo ter uma alimentacao de melhor qualidade.

A impressao que tenho e que esta tendencia pode estar restrita ao Canada ou a paises mais ricos, onde a populacao pobre talvez nao seja realmente pobre como no Brasil. Fui pesquisar e aqui tem uns graficos interessantes sobre a situacao no Brasil. Embora os dados nao sejam atuais nem sobre criancas, acho que nos da alguma informacao. A obesidade tem sido sempre bem maior entre a populacao de alta renda, mas quando consideramos mulheres adultas no Sudeste, a obesidade na populacao de baixa renda ultrapassou a da populacao de alta renda, onde a obesidade inclusive diminuiu.

Entao tipo, acho que ha uma tendencia ai que o problema atingiu inicialmente a populacao de alta renda, com o desenvolvimento pegou a populacao de baixa renda, onde ela ainda esta crescendo enquanto a populacao de alta renda ja um passo a frente, esta trabalhando no controle da obesidade. Eles tem condicoes de fazer isso, mas sera que a populacao de baixa renda consegue controlar a obesidade como a de alta renda?

Soh uma ultima observacao, os dados do Brasil que achei nao sao comparaveis com os observados no Canada por se tratar de populacao diferente (infantil contra adulta), e acredito que a definicao de renda eh diferente. Alem disso a conclusao eh diferente uma vez que o estudo canadense foi longitudinal e diz que o ganho de peso eh maior nas criancas mais pobres, mas nao diz sobre o percentual de obesos...

Outra observacao eh que este link que eu achei deveria ter a fonte dos dados. Eles mostram SE e NE, mas nao cita de onde foram tirados os dados. Pode ser que esteja em algum lugar fora do PDF e eu nao vi, mas devia ter a fonte no PDF...

E finalmente, notei que hoje saiu no metro de SP um artigo sobre a obesidade dizendo que pobres e mulheres sao populacoes onde a obesidade mais cresce. Eu nao li o artigo, mas a questao parece que eh que ela cresce mais entre os mais pobres mas ainda deve ser maior entre os mais ricos.

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...