sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

A estoria toda

No comeco da semana eu olho no site do tempo, esta previsto neve para este final de semana, mas nenhum aviso especial. Ontem na parte da tarde jah se ouvia falar da tempestade de neve no escritorio, o site do tempo havia colocado em sua pagina um aviso de atencao, um anuncio que a neve nao seria pouca. No final do dia eu visto minha roupa, vou correr um pouco rumo ao meu ap, a temperatura estah a 6 graus negativos e nada parece diferente no tempo. Quando me despeco da colega brasileira ela me pergunta se eu virei amanha (hoje). Eu digo que sim, a nao ser que cancelem tudo. Ela diz que vai levar os arquivos para casa, eh grande a possibilidade dela trabalhar em casa. Eu digo que eu gosto da neve, se nevar, entao vou querer mais ainda sair...

Chego em casa, plugo na internet, realmente esta la o aviso de precaucao na para a manha seguinte, eh esperado muita neve. Eu nao me preocupo mais ocm isso, vou dormir pouco depois da meia noite. As 5:30 o relogio desperta, eu olho pela janela, lah fora jah estah tudo branco, entao era verdade mesmo... Eu vejo pela janela o vento que carrega a neve e limpa o asfalto, eu vejo o horizonte branco como em uma chuva pesada onde a visibilidade diminui. Vem a duvida, sera que o onibus vai parar de rodar?

Ligo a TV, o canal do tempo nao fala nada do tranporte publico em Toronto, tem mais propaganda do que qualquer coisa. Coloco no canal 24 e vejo dois reporteres no centro da cidade, bem humorados eles brincam com a situacao, um deles tem uma pah de tirar neve na mao. Mas pego o fim da reportagem e nao ouco nada sobre o tranporte publico. Desligo a TV, vou tomar banho, termino e ligo o radio. Eles falam sobre a neve e dizem que as estradas estao lentas, pedem muita cautela, anunciam a temperatura e dizem que os onibus escolares foram cancelados mas as escolas estao abertas. Eu termino de me vestir rapidamente, hoje eu quero ver se pego o onibus das 6:14 ao inves do das 6:34, indo mais cedo eu evito, talvez, de chegar mais tarde do que o usual.

Minha blusa mais grossa ficou na empresa porque eu voltei correndo ontem, entao eu coloco a mais grossa que eu trouxe do Brasil, deve ser suficiente. Coloco o tenis de corrida, porque os outros dois mais o sapato ficaram todos na empresa. Coloco o mith (luvas que nao tem dedos) porque a luva tambem ficou na empresa. E saio do predio para sentir o vento forte que carrega a neve, em alguns lugares a neve se acumula, em outros o chao esta limpo pois o vento nao deixa a neve acumular. Eu me apresso, estou atrasado para pegar o busao das 6:14. E se perde-lo serao 20 minutos esperando no frio pelo proximo.

A distancia ja vejo que ninguem estah no ponto, mas lah do outro lado da rua um onibus passa no sentido contrario, tive a certeza de que os onibus estao rodando. A falta de pessoas no ponto muito provavelmente indica que o onibus tinha passado. Eu entro no ponto, ele tem uma parede de vidro todo em volta, ali nao tem vento, esta bem tranquilo. E fico de olho no outro lado da Danforth, lah passa outro onibus que tambem leva ao metro e eu nao lembro o horario dele, mas ele eh mais frequente do que este que eu espero. O problema dele eh que ele nos leva para a segunda estacao do metro, nao a primeira como este, e na segunda as vezes nao tem mais lugar para sentar no metro. Entao a rpeferencia eh por esse, mas eu nao estou m uito afim de esperar. Vojo lah do outro lado o onibus chegar e o semaforo fechar para os carros, e portanto para o onibus tambem, saio correndo do ponto e atravesso a rua pisando na neve branca e macia que parece um pouco com um grosso carpete. O motorista do onibus me ve, nao sai do ponto, nao fecha a porta, me espera. Eu pulo dentro do onibus, mostro para ele meu passe e agradeco por ter me esperado. Nao perdi tempo nenhum, nao havendo atraso no metro chegarei no trabalho ainda mais cedo.

No metro todos de blusa grossa, o chao estah molhado porque as pessoas entram com neve nos sapatos e a neve derrete na temperatura mais quente que tem dentro do metro. Isso faz com que tudo fique com um aspecto muito sujo, e na verdade nao eh somente aspecto, o chao fica muito sujo, com a agua da neve se misturando com a sujeira do chao. E nao eh soh no metro, na entrada dos embientes fechados em geral. E a situacao piora um pouco porque as pessoas tendem a usar muito mais sapatos tipo de cross, para nao escorregarem na neve. Mas com isso o sapato eh cheio de buraco em baixo e carrega muito mais neve para os ambientes fechados.

Desco do metro no centro, resolvo sair logo para a rua, andar na neve, quero ver ocmo estah la fora. Ainda eh muito cedo, poucos carros na rua, a neve cai forte e o chao estah todo tomado por ela. Com o passar do tempo as pessoas andarao nas calcadas, a neve sera retirada e toda essapaisagem que agora estah toda branca e bonita vai se transformar bastante. A neve sera amontoada, e no processo ela eh misturada com a sujeira do chao, os montes de neve nao serao tao brancos, a paisagem nao sera tao bonita.

Eu sigo mais um pouco pela calcada para entrar no subsolo novamente mais para frente e voltar um pocuo, afinal preciso comprar meu cafe de sempre. Cafe na mao eu sai denovo para a rua rumo ao escritorio, muita neve cai, acumula sore meus cabelos, sobre a blusa, mas a temperatura nao eh tao baixa, eu continuo curtindo a pisagem. Entro no predio onde trabalho, subo no terceiro andar, lah de cima olho pela janela, tudo escuro ainda, mas bastante interessante, poucos carros na rua, a neve caindo, estamos no meio de mais uma tempestade de neve, muita preocupacao das autoridades pela cidade, muito trabalho dos bombeiros, muita limpeza de rua para fazer, quanto mais a neve cai mais o caos se generaliza porque a locomocao eh grandemente afetada, mas eu somente olho pela janela, jah no trabalho, para mim nao importa muito...

Um comentário:

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Olá Marcão blz, aí obrigado pela msg, cara alguém já lhe disse que vc tem que escrever um livro se não pense nisso. Li o relato A estoria toda que vc escreveu, parabéns, cara eu só fico imaginando uma coisa, como é correr na neve, existe corrida aí na neve. Cara uma vez viajei a svc para o sul daqui do Brasil e lá estava 8 graus, frio para caramba e lembro que estava treinando para maratona e não podia parar de treinar para não perder rendimento eu só sei o seguinte q eu fui atração por onde eu passava, acho que até alguns gauchos devem ter pensado quem era aquele maluco so de short e camiseta correndo sem nenhuma proteção...rssss...no inicio da semana eu sofri com o frio, mais nada comparável ao frio daí e com muita neve né...
Desejo a vc um bom final de semana e que vc continue correndo.
Um abraço
www.jmaratona.blogspot.com
Um abraço,
JORGE

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...