terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Pesquisas mal feitas

Ainda no jornalzinho metro de SP saiu que 20% da populacao paulistana eh alcoolatra, significando que 20% da populacao bebe diariamente. Eu achei o percentual extremamente elevado, afinal beber diariamente eh dose! Tipo, nao eh qualquer um... E quantas pessoas conhecemos que bebem diariamente? Eu nao sei se conheco alguem... Embora nos basearmos em quem conhecemos pode nao ser a melhor estimativa, isso nos da uma ideia do tamanho da coisa. E acho que 20% eh exagero.

Olhando a metodologia, vemos que a pesquisa foi feita em ponto de fluxo, na regiao central de Sao paulo. Eles 1) pegaram a regiao de SP onde a taxa de alcoolismo provavelmente eh muito maior e expandiram o resultado para SP inteira e 2) fazendo pesquisa em ponto de fluxo eles tiveram muito provavelmente um enorme vies de disponibilidade, significando que quanto menos a pessoa vai ao centro menos provavel ela seria de ser entrevistada. Pessoas que ficam mais em casa, saem pouco, elas talvez bebam muito menos, principalmente quando falamos em beber diariamente.

Outro dado eh que 3% fuma maconha DIARIAMENTE. Tambem achei alto e possivelmente estah muito relacionado ao local onde fram feitas as entrevistas.

Em um trabalho que fiz estudando as pesquisas em pontos de fluxos, ficou provado que quando vc faz pesquisas no centro de SP, sem controle de origem, muito mais entrevistados moram ali no centro do que a real populacao que mora ali. Outro pnto eh que mesmo com controle de origem, ele tende a nao ser efetivo se feito da forma usaul,dividindo a cidade em Norte/Sul/Leste/Oeste, porque sao regioes muito grandes e todas estao ali perto do centro.

Enfim, acreditoq ue uma grande luta nossa deva ser contra a industria de bebidas e do tabagismo, mas com pesquisas desta forma estamos dando argumentos a eles...

Nenhum comentário:

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...