sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Marketing Aula 3

Na terceira aula falamos sobre as for;as ambientais que afetam o maketing. Tais forças são aquelas que estão fora do controle dos que trabalham com marketing, mas não podem serem ignoradas porque elas são uito importante para o sucesso ou fracasso dos planos de marketing. Elas estão divididas em 5 tipos -
1) Social - São movimentos que acontecem na sociedade, como por exemplo o envelhecimento da população, a migração do sitio para a cidade, o maior envolvimento das mulheres nas decisões, a tendência a ter menos filhos.. Bom, eu estou tentando pensar no Brasil e falar alguns exemplos, mas na aula não discutimos o Brasil, discutimos o Canada. Eu, claro, acabo ficando meio de fora da discussão mas pelo menos aprendo bastante. No Canadá uma grande mudança que ocorre é a mistura de culturas, com a vinda de muitos imigrantes.
2) Economicas - São mudanças no cenário econômico que são importante para o maketing. Agora fala-se muito na quebra imobiliária que está acontecendo nos EUA. Mas inclue-se aí planos do governo que afetam a economia como um todo e tendências economicas, movimento na economia internacional e de paises intimamente ligados com o nosso...
3) Tecnologicas - São todas as mudanças e tendências que acontecem no mundo tecnológico e que tem afetado tudo o resto. Novos aparelhos eletro-eletronicos, computadores mais avançados, navegação na internet...
4) Competitiva - São forças importantes, muito importantes na verdade, que surgem e são relacionadas aos nossos competidores. Novos competidores que entram no mercado, competidores que lançam novos produtos, que imitam nosso produto, os movimentos na posição dos competidores, share de mercado, enfim, essas coisas que vão afetar grandemente nossa estratégia de marketing.
5) Regulamentares - São formadas pelas regras, leis que existem no mercado, quer impostas pelo governo quer pelas associações. A estratégia de marketing precisa respeitar as leis, as regras.

Todas estes 5 itens são incontroláveis. O máximo que se pode fazer é observá-los e tentar tirar proveito deles, principalmente antecipando mudanças, ficando de olho em tendências.

O caso a ser estudado nessa aula 3 foi o da Flyte Time Production. Eles são uns produtores de música pelo que parece são muito famosos nos EUA, quem sabe fora também, eu que não conheço porque não acompanho muito essas coisas...

Bom, já tivemos também a aula 4, espero conseguir escrever sobre ela antes da aula 5...

Nenhum comentário:

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...