Na segunda feira passada tive a segunda aula. Como eu disse a classe tava mais cheia, parece que todo mundo resolveu ir. O tempo lembrou o da primeira aula, tava frio, nevando ate, uma neve fininha.
O segundo capitulo do livro fala sobre o desenvolvimento de estrategias de marketing de sucesso. Primeiro a organização é dividida em tres níveis - Corporate, Business e Funcional. O Corporate é composto pelos executivos, eles que decidem os proximos passos, os rumos, missões. O nível business toma conta do desenvolvimento e direcionamento da estrategia de marketing. E o nivel funcional, claro, executa, faz acontecer. O time de marketing geralmente estah no nivel funcional, onde varios times trabalham juntos, mas ele interage com os outros niveis.
O desenvolvimento da estrategia de marketing comeca respondendo as pergunta"Onde estamos?" e "Para onde queremos ir?". Temos que olhar o mercado, os nossos clientes, o que comercializamos, os nossos competidores para responder a estas perguntas. Onde estamos tem a ver com nossos clientes, nossas competencias e nossos competidores. Onde queremos ir é mais complicado. Existe a "Business Portifolio Analysis", onde estudamos cada um de nossos produtos, vendo qual o seu market share e qual a taxa de crescimento da categoria no mercado. E aí nossos produtos podem ser estrelas (alto share e alto cresimento de mercado), vaquinhas de fazer dinheiro (alto share mas mercado nao cresce), cachorros (baixo share e mercado nao cresce - geralmente a fase final de um produto, como filmes para camera fotograficas por exemplo), ou tambem pontos de interrogacao (baixo share e mercado crescente - geralmente esta eh a fase onde o produto eh lancado. E ai é dificil saber se ele vai virar uma estrela ou um cachorro).
E tem também o Marketing Product Analysis. Se vc quer que suas vendas cresce, vc tem o mercado e o produto. Vc pode tentar vender mais produto no mesmo mercado (aumentando penetracao), pode tentar vender num mercado novo (desenvolvendo o mercado), pode tentar criar um novo produto para o mercado atual (desenvolvendo produto) ou pode tentar criar um novo produto para um novo mercado (desenvolvendo produto e mercado, chamado de diversificação). Enfim, são suas opções. Eu não entendi muito o conceito de penetracao, confesso que fiquei meio confuso entre penetracao e market share. Afinal para mim vc poderia aumentar as vendas no atual mercado aumentando o market share, nao a penetracao. A penetracao seria também um novo mercado. Bom, mas enfim, nao importa, eu pergunto para o professor na proxima aula e coloco aqui.
Bom, depois que voce pegou sua empresa e estudou cuidadosamente e detalhadamente os pontos acima, voce vai para o planejamento. É onde vc faz a SWOT Analysis (Strenght, Weakness, Opportunity, Threat). S e W são coisas de dentro de sua empresa, O e T sao de fora, do mercado, do ambiente. Aí você vai identificar pontos onde vc pode mexer, todos os quatro pontos SWOT sao potencias, vc tem que analisar eles e decidir o próximo passo. Nessa fase de planejamento vc estuda o mercado, é aí que pode entrar a pesquisa de mercado. Com a qual eu trabalho. Entra segmentação de mercado, analises dos competidores, dos pontos que diferencia a nossa empresa das outras positivamente e negativamente. Vc também vai definir objetivos nesta fase, objetivos mensuraveis para que seja possivel sempre avaliar a estrategia.
Depois vem a fase de Implementacao , que envolve obtençao de recursos, desenvolvimento de calendario de ações, enfim. Depois vem a fase de controle, quando a estratégia está implementada e você vai somente controlar. Se o ogjetivo proposto não foi atingido vc tem que ver porque e corrigir o plano inicial de forma que entre na linha. Senão vc vai a falencia. E por fim vimos também exemplos de planos de marketing, um documento com os planos detalhados que voce geralmente tem que levar no banco para conseguir grana para implentar o plano.
Nessa aula estudamos dois cases - As bikes Specialized e a Bombardier. Dizem que ambas são exemplos de companhias com bom planejamento de estrategias de marketing. Eu nao sei... Já tinha ouvido muito falar da Bombardier, mas nao da Specialized.
E vou aproveitar esse espaço para dar uma palavrinha para o grande amigo Angel. Que comentou o meu post anterior, da aula 1. Sim Angel, acho que você tem razão. E eu devia ter feito o curso de marketing em SP, você poderia ser o professor. Acredito que o trabalho em marketing seja como qualquer outro, digno. A minha aversão ao marketing vem da relação que ele tem com o consumismo, e quem me conhece sabe como eu gosto desse dito cujo. Pensando bem eu exagerei nos 80%, não é isso, acho que é bem o que o Angel falou lá. Existe a enganação, mas o marketing sério geralmente nao é isso. De qualquer forma eu nao gosto de marketing e o curso eu faço porque a empresa tá pagando, não deu para dizer não para a oferta. Mas como estão vendo apesar disso estou tentando me engajar e tirar algum proveito, quem sabe eu faça amigos, conheça pessoas, se não usar para outra coisa... E obrigado ao Angel pela visita!
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