domingo, 13 de janeiro de 2008

Treino hoje

Ontem acordei meio tarde, olhei para fora, frio, não tive ânimo de sair para treinar. Mais porque estava tarde do que qualquer coisa. Eu gosto de treinar cedo, se passa das 9h já perco grande parte da vontade. Mas hoje não foi diferente, acordei também tarde, era 8:30, mas eu tinha que treinar, pelo menos uma vez, pelo menos 10Km na semana. Que vergonha.

Liguei a TV, 1 grau negativo, decidi que roupa eu precisava para essa temperatura e sai quando já passava das 9h. Como a neve já derreteu praticamente toda, sobrando só um pouco onde tinha grandes montes nos estacionamentos, eu resolvi depois de muito tempo seguir o caminho para a pista de atletismo, que eu fazia sempre no verão. Como era diferente o verão... Com 1 grau negativo eu passava agora por jardins com plantas sem folhas, com gramados judiados, com certos tipos de plantas parecendo mortas. Não há mais vegetação, a não ser os pinheiros e similares, que exibe o verde intenso do verão. E nem sol. O tempo nublado e escuro do sábado se repetia hoje de forma que não se conseguia distinguir a manhã da tarde.

E eu segui lembrando que a Lika tinha dito que as árvores, como estão, não são bonitas, pois parecem secas. Para mim era somente uma natureza diferente que eu também admirava. O ônibus me passou como no verão e eu acelerei para chegar no próximo ponto antes dele. Mas eu não corro mais como no verão, a falta de treinamento se torna clara, eu preciso diminuir o ritmo se não quiser parar na próxima esquina. E com ritmo conservador chego na Danforth. Lembro da semana passada quando passei ali pisando em neve, com tudo branco. A neve tinha o poder de mudar muito as coisas, e de desaparecer derrepente também.

Segui pela Danforth, acompanhando a linha do metrô e pensando nas discussões sobre a São Silvestre. Eu estava fazendo um curso de marketing, e poderia usar a São Silvestre como um exemplo, tipo, eu poderia estudar o caso da Yescom que tinha como produto a São Silvestre. Um produto que existe para atender as necessidades e desejos de um publico alvo, isso foi o que eu aprendi no primeiro capítulo. A questão é definir o público alvo e as necessidades e desejos atendidos. Acho que isso é assunto para um próximo texto, quando eu terminar o curso talvez.

E eu não pensei muito pois as pernas cansaram logo e eu voltei a pensar no meu estado físico lastimável. Será que eu estava gordo? Não parecia, digo, visualmente eu pareço igual. Aqui tenho comido menos do que no Brasil porque os restaurantes não são do tipo self-service onde você come a vontade. Mas agora no frio tenho treinado menos também. Acho que a culpa é mais dos dias curtos do que do frio, pois chego em casa já escuro, ainda que cedo, e Toronto não é como São Paulo, a noite nesse frio, as ruas só tem carros, você não encontra ninguem nas ruas nesses bairros residenciais como aqui onde ou moro. O incentivo natural que a gente tem para treinar diminui muito, eu acabo ficando em casa. Acho que não me adaptei a esteira também, ela é extremamente monotona, e tenho achado extremamente quente também.

Parei quando vi a avenida Greenwood. Na verdade nem estava pensando muito em parar, mas vi o nome da rua, sabia que tinha um metrô ali já tinha corrido 51 minutos, então... Seria bom se eu conseguisse correr do trabalho até em casa pelo menos duas vez por semana, parece que não adianta muito querer correr somente de final de semana, uma distancia grande, eu claramente não estou mais com esse preparo. Não estava exausto, resolvi caminhar um pouco por ali, era um bairro residencial, eu gosto de caminhar neles para ver as casas, tudo é muito diferente do Brasil. Parei num banco em frente a um colégio, tirei as luvas, fiquei ali sentindo o vento que vem do ártico. Estava aquecido pela corrida, mas não seria por muito tempo. Olhei em volta, o colégio tinha um jardim cheio de árvores em sua frente, totalmente aberto, sem muros nem nada, e com bancos para sentar, como o que eu estava sentado. Com uns 10 minutos comecei a sentir frio, a minha roupa não era suficiente para ficar parado ao ar livre, ainda mais que por baixo eu estava molhado de suor. Resolvi ir para o metrô, e de lá para casa. O treino deu 10Km, que também foi o total da semana....

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...