segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Os cães de São Paulo

E saiu uma notícia que a vida média dos cães em SP é de 3 anos. Eu li a notícia reduzida no jornal Metro e achei meio que absurdo. Qualquer cachorro vive mais do que isso, imagina os cachorros de São Paulo, tratados como reis. Então fui procurar mais informações e achei a notícia mais completa. Mesmo assim não fiquei contente, queria ver com mais detalhe a metodologia usada. Acessei o site da revista Ciencia Rural, mas estranho, não achei o artigo.

Bom, mas nessa notícia já temos mais informações. O primeiro ponto é que parece que incluíram todos os cães mesmo os muito novos, então nesse caso parece fazer mais sentido. Os caninos novos são mais sensíveis, morrem mais fácil e trazem a média para baixo. Acho que essa é uma informação importante que não tinha na primeira noticia que vi. Provavelmente muitas mortes estão acumuladas nestas idades muito baixas, portanto é média não é muito informativa nesse caso.

Outro ponto é a comparação com a vida média de caes internacionais, é preciso antes ver se as metodologias são comparáveis. Eles dizem que nos EUA a vida média é de 9 e na inglaterra de 11 anos, precisa ver se lá eles consideram os caes que morrem muito novo, e que metodologia utilizaram para levantar essa informação. Bom, eu vou continuar procurando o artigo, eles usaram duas fontes de informação (prontuarios veterinarios e entrevistas) e é preciso cautela para colocar as duas juntas...

Um comentário:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Isso só mostra como tudo é relativo, até a falar de números e estatísticas.

Tudo pode ser "desviado" propositadamente para querer mostrar um ponto de vista, ou sem querer, por falta de rigor, conhecimento ou experiência.

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...