sábado, 26 de janeiro de 2008

Da extinção para a mesa - O Bisão

O bisão é um animal semelhante aos bovinos, nativo da Canada. Por causa da variação muito grande de temperatura os bovinos tem certos problemas para se adaptar no Canadá. O bisão então seria uma alternativa viável comercialmente para a criação comercial nessa região. E hoje em dia isso parece ser muito bem explorado.

Em 1991 o bisão estava a beira da extinção, com poucas cabeças no território canadense, em torno de 10000. É o que conta um relatório da Statistics Canada que recebi ontem. Hoje há quase 200 mil nas fazendas e a extinção parece não ser mais um problema. Dizem que o bisão é um substituto natural para a carne bovina, e tem sido cada vez mais criado e exportado pelo Canada. Alberta, na parte Oeste, é a provincia com mais cabeças, quase metade da produção nacional.

Dizem que ele ainda não é domesticado, ele tem quase o dobro do tamanho de uma vaca e é bastante perigoso mesmo quando criado em fazendas. Ele não se tornou um animal manso como o gado em geral.

O bisão já viveu um população de milhões na Amérca do Norte, quem sabe um dia sua população volte a ser tão grande como quando os europeus chegaram aqui...

Um comentário:

leile disse...

Nossa muito obriigada encontreii o que prescisava

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...