domingo, 13 de janeiro de 2008

Geografia

O meu trabalho do dia a dia vai me fazendo conhecer a geografia do Canadá, aos poucos. Já que eu fui preguiçoso e não me esforcei para conhecer antes de vir para cá. Esta semana eu tive que distribuir uma amostra na população canadense, então fui obrigado a levantar os aspectos geograficos do país.

COmo nós, eles tem um IBGE, que se chama Statistic Canada, onde você encontra informações populacionais, mas me pareceu mais limitada do que no IBGE, digo, eles diponibilizam menos coisas na internet e se você quiser você tem que comprar. Os dados das pesquisas são vendidos a um preço extremamente mais caro do que os praticados pelo IBGE. A diferença é realmente assombrosa. No Brasil você paga 50 reais por um CD da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) onde recebe toda a base de dados e explicações metodológicas. Aqui uma base de dados semelhante sai por mais de 2000 dolares. Me parece que instituições de ensino conseguem sem pagar nada.

Bom, o Canadá é dividido em 10 Provícias e 3 territórios, mais ou menos como o Brasil. Assim como no Brasil, os terrítorios ficam na parte norte e tem uma densidade populacional extremamente baixa, muito de sua população sendo composta por povos nativos.

Dentre as províncias, temos Ontário que se destaca por ser a mais populosa, onde se localiza Toronto e a principal região metropolitana do Canadá, a Grande Toronto. A capital, Ottawa, também fica em Ontário. Na parte do Atlântico temos quatro províncias bem pequenas - New Brunswik, Prince Edward Island, Newfoundland and Labrador e Nova Scotia.

As províncias são relativamente autônomas, tem suas leis e tal, e pelo que entendi elas não são dividias da mesma forma. Isto é, cada uma tem sua subdivisão. Para as pesquisas a Statistic Canada divide as provincias em regiões, as regiões em divisões censitárias, estas em subdivisões censitárias, que me parece que já são as cidades, e então se não me engano tem os setores censitários.

Além de Toronto e Ottawa, são importantes as cidades de Montreal, Quebec, Vancouver, Calgary, Edmonton e algumas menores como Winnipeg, Regina, Hamilton, Saint Jonh, Halifax e talvez outras que eu não esteja lembrando agora.

Enfim, é interessante como aos poucos toda a nova geografia vai fazendo parte da nossa vida...

Nenhum comentário:

Volta no Bairro - North St James Town

 Hoje foi o dia de usar o descanço no treino para dar uma volta em um bairro. Dado que estava frio e que ontem foi o longão, hoje tentamos n...