sábado, 5 de janeiro de 2008

Treino hoje

Acordei tardíssimo hoje. Entrei na internet e a temperatura tave 3 graus. Demais, maior calor! Entao resolvi que precisava correr lah fora, mesmo sabendo que havia muuuuuita neve em todo lugar e ela devia estar derretendo. Coloquei a regata laranja NT, e por cima aquela blusa fina que ganhei na Resolution Run, e caí fora. A blusa mais parece uma capa de chuva, mas não é impermeável. Ela pelo jeito é só uma proteção externa contra o vento. Mas 3 graus positivos, eu não preciso de muita coisa e qualquer coisa eu entro no metrô. Sim, como tá tudo cheio de neve a melhor alternativa seria correr em lugares comerciais, é onde a neve está mais limpa. Resolvi que iria para o centro, acompanhando a linha do metrô. Eu também coloquei uma luva e o boné.

Saí de casa, o tempo muito fechado, e neve em todo lugar menos na calçada. Quando o tempo está assim fechado parece que é mais quente, acho que a explicação é que as nuvens impedem o calor da terra de voltar para a atmosfera, uma especie de efeito estufa.

AO invés de pegar a Danforth direto, eu resolvi descer a Midland e depois pegar a Saint Clair até a Danforth. Mas na Saint Clair a calcada nao estava limpa, segui para o sul pela Midland. Lá na frente peguei a Kingston que devia sair na Danforth. E fui indo para Oeste, pegando na maior parte do tempo calçadas limpas até que a Kingston estava terminando e ia começar a Danforth. Mas ali uns bons 300m de rua sem comércio, sem nada, só vegetação dos lados, então as caçadas não foram limpas, o único jeito de seguir era pela rua. Mas a Kingston é uma grande avenida, resolvi não correr na rua, ao invés disso entrei à direita, devia chegar em algum lugar conhecido, cruzar alguma grande avenida conhecida mais para frente, então eu me localizaria e seguiria para a Sanforth. Não demorou quase nada eu reconheci a ruazinha que eu corria no verão em direção à pista de atletismo. E foi até emocionante porque num pedaço a calcada não estava limpa, eu comparei os dois momento, agora, correndo na neve tão branca que eu nem conseguia ver os buracos, e antes quando a caçada era uma faixa de concreto no meio de muito verde, pois alí tudo é grama, e mais para cima tem um campo de futebol que hoje estava totalmente branco. Tudo tão diferente.

Segui pela ruazinha, saí na Burlington, entrei à esquerda nela e já estava no começo da Danforth, correndo em outro lugar onde a neve não tinha sido limpa, correndo sobre o tapete branco. Mas logo cheguei na parte mais comercial e então a caçada esteve sempre limpa, fácil de correr. Mas eu estava molhado.

Sim, quando eu estava ainda na Kingston havia começado uma chuva fina, água misturada com pedrinhas de gelo e foi alí que descobri que minha blusa não era impermeável. Mas eu me sentia bem, não estava com frio, fiquei apenas preocupado com a volta, com o momento em que pararia de correr. Teria que parar em algum lugar aquecido. Correr junto a linha do metrô era algo inteligente a fazer, se eu começasse a sentir frio poderia entrar numa estação do metrô, elas tem aquecimento e lá dentro não se sente frio. E assim eu segui pela Danforth, cada vez mais molhado, até nas luvas comelou a entrar água. Mas com a temperatura de 3 graus é mais difícil congelar algo, eu estava bem, correndo na chuva, com muita neve dos lados. Não era a chuva do Brasil, era uma chuva misturada com pedrinhas de gelo, e fina, muita gente inclusive andava nas ruas. Mas eu já estava completamente molhado.

Resisti à tentação de parar nas estações do metrô, e alternando corridas forte e fraca, paradas no semáforo e para dar passagem às pessoas, eu cheguei na ponte sobre a Don Valey Parkway, uma ponte grande, bonita, alta e que por isso também permite uma bonita visão lá de cima, mais bonita agora que se vê muitas árvores no chão forrado de neve. Passei a ponte e o local do meu trabalho já não era longe, eu decidi que correria até a estação Bloor do metrô, lá havia o subterráneo, eu desceria nele, havia um banheiro, eu iria lá para me secar um pouco antes de pegar o metrô de volta. E assim fiz. Sentei no primeiro banco do primeiro vagão para ir vendo os trilhos que o trem ia devorando e ter a sensação que eu estava dirigindo o trem. Desci na Warden, estação gelada principalmente para um sujeito molhado e aml agasalhado. Passei um pouco de frio, o frio de 3 graus, até o busão chegar.

No total foram 14 Km em 1h12. Mas o ritmo foi um pouco melhor que isso, eu tive que parar em alguns semáforos, tive que quase parar em alguns pontos onde muita gente dividia a mesma faixa estreita sem neve... O meu pé terminaou ensopado. A neve derretida fica estancada em pocas de água nas esquinas, estancada pela neve não derretida. E eu as vezes não via a agua e pisava nela. Em outros pontos no começo do treino eu havia pisado em neve derretendo e era uma mistura de gelo e água que molhava os pés... Mas ainda que molhado, os pes nao foram problema, eles ficaram sempre quentes. Terminei feliz, a distância foi boa, um bom treino. Eu preciso fazer ainda melhor poir no final de Março terei uma corrida de 30Km e preciso estar preparado...

2 comentários:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Estou a gostar do que leio por aqui.

Parabéns pelo blog, pois é sempre enriquecedor partilhar experiências e vivências.

Tão longe... tão diferente. Aqui, somos uns priveligiados da Natureza. Invernos suaves para correr...

Voltarei

Maria Sem Frio Nem Casa
Portugal

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Por achar este seu blog bastante interessante e de valor, vou colocar um link no meu blog para este seu espaço. Espero que não se importe.

Ana

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...