domingo, 4 de maio de 2008

Sporting life 10K


Hoje foi realizada a corrida mais famosa de Toronto até agora. Na verdade não tivemos muitas corridas em Toronto neste ano. A Around the Bay foi em Hamilton.

A corrida Sporting life é a quarta de uma série de corridas do circuito Canada Running Series, que não tem corridas somente em Toronto, mas a maioria delas é por aqui. Pelo que entendi é a primeira realmente grande. Sei que no final do ano tem a corrida no Zoologico que também é grande. E me parece que todas elas levantam fundos para algum tipo de ação contra o cancer.

Tirando as duas corridas em Março que participei, eu resolvi não participar mais, embora o fato de as corridas serem todas para levantar fundos para alguma coisa faz com que fique um certo sentimento de que eu não estou sendo solidário quando não participo de prova alguma. Mas eu não tenho nenhum plano com relação a futuras corridas.

As corridas do Canada Running Series são todas bem organizadas, e em adição as corridas eles tem uns treinos para a Waterfront Marathon, que eles organizam também e faz parte do circuito. Um desses treinos foi a minha primeira participação em eventos aqui no Canada, veja eu na foto aí na largada, bem do lado esquerdo com a camiseta do Tavares. Esse treino em especial foi de 20Km e não tinha muita gente, era um treino mesmo, não tinha nem água e eu tive que seguir uma galera pois eu não sabia direito por onde era o percurso.

A sporting life porem é uma corrida grande com milhares de corredores, como poucas por aqui. Mas ach oque não ganha das da Corpore, por exemplo. No trabalho um colega corredor me chamou para participar, eu fiquei de pensar depois falei para ele que não iria. O sujeito participa de bem poucas provas, mas esta me parece que é especial para ele. Hoje foi o dia da prova e eu fiz questão de fazer o meu treino mais cedo e terminando na parte inicial da prova, do Km 1 aou 3 mais ou menos, que eu moro perto do Km 3. Cheguei em casa depois do meu treino, tomei banho, me hidratei porque no treino eu não tinha levado nada, e saí para ir ver a prova.

Eles fecharam a Yonge, mas fecharam apenas imediatamente antes da prova e abriram imediatamente depois. Eu cheguei no cruzamento da Yonge e Saint Clair e andei uns 300 metros ao sul, e fiquei lá esperando a galera. A prova tem uns premios bons o que atraiu uns kenianos que ganharam a prova. Eles foram os primeiros que vi, passaram voando e depois como no Brasil a multidão de corredores foi engrossando. Até que tomaram a rua toda e a Yonge não é estreita. Tinha realmente bastante gente. Eu fiquei ali do lado batendo palmas meio tímido de gritar alguma coisa, tipo, sei lá se eu gritar certo. Mas depois fui ficando mais avontade e incentivando a galera, alguns agradeciam de volta com um "Thank you!". E o ritmo foi diminuindo, apareceram muita gente caminhando, eu já estava com as mãos doendo porque estava frio, em torno de 6 graus, estava difícil bater palmas...

Outra coisa interessante é a passagem das estações. O corredor quase pelado do verão passa a usar uma blusa leve no outono e uma blusa grossa, gorro, luvas no frio do inverno. Depois vem a primavera e o corredor já fica mais a vontade novamente. Hoje, com 6 graus, eles não estavam totalmente a vontade, mas não estava tão frio também. Então é interessante porque a gente vê o corredor na fase de transição, como as estações do ano. Luvas brancas finas, blusa leve, shorts e não mais gorro. Daqui a pouco isso tudo acaba e volta somente no Outono. No Brasil o corredor é praticamente sempre o mesmo, com sua camiseta regata e seu short curto. O agasalho ele usa para viajar (mesmo que tá quente) e nos dias mais frios, antes da largada....

Nenhum comentário:

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...