domingo, 4 de maio de 2008

Um mes de treinos



E até que enfim o primeiro mês de treinos mais intensos passou. NO dia 04 de Abril eu comecei a treinar sempre que possível de manhã, com o objeitvo principal de marcar a minha kilometragem mensal. Eu estava entusiasmado para fazer isso uma vez que os dias estavam ficando mais quentes, muito embora de lá para cá poucas vezes corri com temperatura acima dos 10 graus. O final do inverno e da neve foram cruciais para me dar o incentivo de voltar a treinar intensivamente, mas também o desempenho do Issao depois de muito volume. Talvez a palavra seja mesmo volume e não intensidade. EU nunca havia marcado as distâncias nos meus treinos, lembro que o máximo que fiz uma vez foi tentar anotar todo dia num calendário na parede o quanto tinha corrido naquele dia. Depois tentava somar os Kms percorridos na semana, mas logo abandonei o negócio. Naquela época eu também fazia treinos de tiros, eu na verdade estava tentando seguir a risca os treinos do Tavares ou pelo menos tão perto quanto conseguisse. Bom, o que eu quero dizer é que em dez anos como corredor eu nem tinha idéia de quanto conseguia correr num mês.

Agora talvez eu consiga ser mais disciplinado porque é diferente. Eu não sigo planilha, não sigo nada. E nem tenho objetivos. Bom, depois desse primeiro mes talvez eu passe a ter, mas preciso pensar nisso. Eu sempre me permiti não correr quanto estivesse sem vontade ou me sentindo cansado desde que não fosse frescura. E eu várias vezes fui correr com o Trevor, em ritmo menor e as vezes distancia pequena. Enfim, eu não estava seguindo nada a não ser tentar ter um treino frequente.

O resultado foi bastante legal nesse primeiro mês, eu fiquei contente de ver que nunca fiquei mais de um dia seguido sem treinar. Também não me matei, os treinos foram todos legais. Ach oque nunca repeti um mesmo loop, foi praticamente sempre loops que começavam e terminavam em casa. Com isso conheci bastante das redondezas. A tabela e o gráfico neste post mostram um pouco como foi. NO começo a Km semanal foi um pouco alta, eu senti e diminui. Alguns dias me senti cansado, mas os dias de descanso estavam lá para isso, se eu tava cansado eu não corria no outro dia. Foram apenas 10 dias sem correr. Não consegui ser rápido, o ritmo sempre ficou abaixo dos 5min/km. Eu sempre sabia no começo do treino que se forçasse não correria a distancia que eu queria, então eu segurava a onda. Eu deixava para forçar no final, alguns finais foram alucinantes.... Eu terminava zoado...

Neste final de semana eu me senti melhor e apesar de 16Km ontem hoje eu corri mais 18. Foi muito bom porque apesar de um pouco cansado eu tirei bem o treino de hoje.

Agora 300Km por mes! Isso é o que diz o Issao, mas eu acho que vou colocar na cabeça que tenho que aumentar a Km mensal, somente isso. Tipo, ficar menos dias sem correr, correr distancias um pouco maiores, mas não vou fixar na ideia de que a média por dia tem que ser 10Km e por semana tem que ser X. Vamos ver o que acontece. Eu espero tambem que esquente um pouco, acho que vai ser melhor, embora a temperatura ficando acima de zero, ela não pode ser desculpa...

2 comentários:

Issao disse...

Cara, acho melhor vc não treinar muito mais do que isso, senão vc vai começar a melhorar os seus tempos e eu vou ter que treinar ainda mais....

Marcos Sanches disse...

Hahhaa... Estou em fase de avaliação... Vc fica esperto e aproveita a oportunidade, se não fizer sub 3h15 na maratona vai levar chapeu em alguma mara no final do ano...

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...