segunda-feira, 12 de maio de 2008

Lavando a égua

Essa noite eu dormi bem, e de manhã acordei com vontade de correr. Tinha planejado tentar uns 10Km depois do fiasco de ontem. Segunda passada eu não treinei, nem sexta, então era importante treinar hoje porque se eu não treinar duas vezes por semana fica complicado manter a média de 70Km semanais. Acho que o ideal mesmo seria treinar todos os dias.

Bom, 10 graus, eu saí cedo, 15 para as 6h. O dia ainda estava escuro porqueo tempo estava bastante nublado, ameaçando chover. Lá fora o chão molhado indicava que havia chovido a noite. Muito bom! Eu gosto de correr com terra, ou asfalto que seja, molhado.

Logo que cheguei na Yonge vi que eu estava incomparavelmente melhor que ontem. Havia sido bom ter corrido pouco ontem pois hoje eu estava bem. E não consegui segurar, acelerei. E segurei acelerado. Resolvi fazer o loop quadrado da quinta feira passada, exatamente o mesmo. Mas segurei mais forte. Uma subidinha até a entrada do cemitério, descida até o final do cemitério, depois subida quase constante de uns 2Km passando a Eglinton e terminando a meio caminho da Lawrence. Descida até a Lawrence. Cheguei lá chutado, com 22 minutos. Virei a esquerda, praticamente subida na Lawrence o tempo todo até a Avenue. Mas subida leve, sempre leve. Daí até a Batherst subidinha ou plano. Cheguei na Avenue com 27 minutos e na Bathurst com 33. Ali virei a esquerda, voltando para o Sul. Ainda forte, correndo bem. A Bathurst tem tudo, menos plano. Descida, subida, descida, subida, descida, subida, descendo... chego na Eglinton. Continuo descendo, subo, desço, subo, desço, subo, desço, uma parte mais ou menos plana, chego na Saint Clair. 51 minutos. Ótimo! Sigo forte, mais forte que nunca, mas essa parte da Saint Clair até em casa é praticamente uma subida constante, com uma parte plana meio no final. Chego em frente ao ap com 59 minutos, 12,4Km, 4m45s/km. Muito bom, desde começo de Abril quando resolvi treinar mais frequentemente, ach oque não havia ainda feito um sub 5min/km. Deu para recuperar o ânimo, pois ontem estava muito mal, pensando que ia ser forçado a diminuir a distância e frequencia dos treinos. Mas vamos que vamos, novo recorde semanal, 75Km!

Um comentário:

Issao disse...

Cara, parabéns, vc está com uma boa km acumulada. O negócio agora é tentar incorporar uns treinos mais elaborados, como um longão de ~24km no fim de semana, um treino mais forte (por exemplo 12km c/ 7km a 4min30/km, vc pode fazer esse treino na pista) e um meio longo de ~16km no meio da semana. No restante dos dias treinos leves de 6-10km. Ficaria mais ou menos assim:

Mon - Rest
Tue - 8km
Wed - 16km
Thu - 8km
Fri - 12km w/ 7km @ 4min30/km (ou mais rápido, ou mais devagar, sei lá como vc está)
Sat - 8km
Sun - 24km

Obviamente vc pode continuar saindo para correr a esmo como vc gosta de fazer, apenas respeitando a sequencia de treinos forte-fraco, não fazendo dois treinos fortes ou longos seguidos e procurando manter um ritmo bem tranquilo nos treinos leves, mais ou menos o ritmo dos treinos que vc faz com seu amigo canadense.

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...