sábado, 23 de agosto de 2008

Bike hoje






Eu descobri que há uma ilha no lago Sincoe, ao norte de Toronto. Daqui na Ilha são entre 90 e 100Km e eu andei pensando na possibilidade de ir lá de bike. O inconveniente principal é que para aqueles lados não tem trem, eu teria que ir e voltar de bike, o que dá uns 200Km. Eu já tinha pedalado 100 num dia, para encarar os 200 precisaria pensar antes em algo intermediário. E foi para tentar uns 150 Km que eu saí hoje rumo a leste.

A idéia era ir até Oshawa, de lá seguir para leste até a cidade de Clarington, e voltar até a estação de trem, o que deveria dar uns 150 Km. De casa fui direto a Pickering e de peguei a Waterfront Trail a partir de lá. Foi uma jornada de 42 Km até a trilha em Pickering, com velocidade média de 22 Km/h Um pouco forte para mim, eu cheguei lá meio cansado. Dali até Oshawa o plano era não parar muito porque eu já conhecia o caminho. Cheguei em Oshawa com 4h30 apos ter saido de casa mais ou menos, com algumas paradas pelo caminho, mas não tantas. A que perdi mais tempo foi para comer um sanduiche, pois dessa vez fiz questão de me alimentar e hidratar melhor do que quando fui para Hamilton.

Em Oshawa, depois de 70Km eu estava visivelmente cansado. Eu percebia nintidamente que ter aumentado um pouco o ritmo e não ter parado fez bastante diferença. Eu cheguei em Owhawa as 10 da manhã, então a boa notícia é que era cedo e eu podia ir em frente mais devagar. Planejei ir duas horas para leste e depois voltar, com isso eu estaria na estação do trem de Oshawa no máximo as 2h... Eu queria ter certeza que chegaria em casa com tempo para ver a maratona olímpica.

A má notícia é que eu tinha rodado 70Km, com duas horas eu faria no máximo mais uns 30 Km para Leste, 30 voltando para Oeste, sabia que não conseguiria passar dos 130Km. Mas mesmo dessa marca eu fiquei longe, estava cansado e o trecho se mostrou não muito plano, além do que tive alguns problemas com o caminho correto em certos trechos, além de ter parado para comer pela segunda vez.

Fui para leste mais uns 20 Km, o suficiente para sair do município de Oshawa e entrar no município de Clarington e pedalar bastante lá. Mas não cheguei na cidade propriamente dita, pelo que entendi é um município grande, com boa parte da áre sendo rural. De novo, achei uma praia interessante, achei mais trilhas legais, um farol de fazer sinal para navios, e uma área de conservação, perto de uma usina nuclear, um lugar bem bonito (última foto).


Quando deu meio dia, duas horas alem de Owhawa, tudo o que eu queria era voltar. As pernas reclamavam muito quando eu encontrava qualquer subida e a velocidade caiu bastante mesmo no plano. Não era inteligente seguir além disso, eu já estava cansado e ficava cada vez mais longe para voltar (eu ainda tinha que voltar 20 Km pelo menos, e isso era desanimante...). O sol tava quente, apesar do vento que sas vezes chegava a atrapalhar. A volta porem foi tranquila (as vezes eu penso que foi somente porque eu estava a favor do vento). Foi bem mais rápida também, eu demorei pouco mais de 1h para voltar o percurso que eu tinha demorado duas horas para ir. Bom, eram 20 ou 21 Km...

Na volta tive a felicidade de errar o caminho numa parte urbana, já em Oshawa, e ir parar numa trilha que seguia um rio rumo ao norte. No começo eu entrei na trilha, imaginei que pudesse ser o caminho correto, eu devia andar um pouco nela para ver se lembrava... Mas não lembrei, pelo contrário, passei sobre uma ponte e encontrei uma bifurcação que me deu a certeza que eu não tinha passado por ali. Joguei a moeda e resolvi ir para a esquerda na bifurcação, tentar ir mais para frente, a idéia era achar uma rua, ver o nome dela e olhar no mapa onde eu estava. Logo a trilha passou sob uma rua, e na ponte estava o nome da rua. Eu vi no mapa que estava longe do caminho que eu passei na ida, mas não estava indo para o lado errado, considerando que de todo jeito eu teria que ir para o norte para chegar no trem. Me localizei no mapa e decidi seguir pela trilha que até acabou sendo um atalho bonito e tranquilo (eu vi que ela passaria sob uma outra rua que levaria ao trem).

Cheguei no trem cansado, mas antes das 12h30m, e por sorte um trem saiu em breve. Eu comi uns viscoitos que tinha levado bebi um gatorade e até acabei cochilando um pouco na viagem de uma hora até Toronto.Em Toronto peguei o metrô e estava em casa...

Foi cansativo e o resultado (112Km) me desanimou um pouco quanto a aventura à ilha Georgina do lago Sincoe. Um pouco também porque o caminho seria todo por ruas e estradas, não tem trilha. Isso faria com que a viagem seria meio que sem paradas, portanto cansativa e talvez monótona. Também indo para o Norte eu devo encontrar mais subidas e descidaqs que indo para o Leste na beira do lago, isso me faria chegar na ilha bastante cansado se considerarmos o que aconteceu hoje. E depois para voltar? Ou sej colocar a ilha meio fora dos planos deste ano... Vou procurar outros lugares...

Aqui está o percurso e aqui estão todas as fotos.

Nenhum comentário:

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...