domingo, 3 de agosto de 2008

70 Km









Hoje resolvi fazer um longo de bike. No ano passado eu havia ido a pé desde o último ponto do ônibus Lawrence East até a estação do trem em Pickering. Foram uns 7 ou 8 Km que eu fiz andando pela Waterfront Trail. Mas a trilha não terminava na estação Pickering do trem. Eu havia também corrido duas corridas em Whitby, ambas ocorreram ainda na Waterfront Trail. E eu tinha um mapa, sabia que a trilha começava em Toronto, passava por Pickering, Ajax, Whitby, Oshawa, Clarington, Newcastle, e seguia ainda mais para frente, alem dos limites de meu mapa, pela margem norte do lago Ontario.

O plano era seguir a Waterfront Trail desde o último ponto do onibus Lawrence East, já meio que na divisa de Toronto com Pickering, até Oshawa. E foi só ontem a tarde que resolvi olhar o mapa com mais cuidado e notei que o tal ponto de ônibus era pouco antes da metade do caminho para Oshawa, ou seja, grande parte do passeio ciclístico seria pelas ruas de Toronto. Que também descobri não serem tão planas quanto eu pensava.

Hoje saí de casa as 5h45m, pronto para um longo passeio de bike, tão longo quanto a anos eu não fazia. Na verdade somente duas vezes pedalei mais que hoje, indo para Pirapora do Bom Jesus partindo de Campinas (120Km) e indo para Serra Negra, também de Campinas (75K). No caso de Serra Negra teve a ida e a volta com essa mesma distancia, no caso de Pirapora a volta foi conturbada, com caronas e tal, não sei quantos Km foram realmente pedalados. Ambos a mais de 8 anos atrás.

Levei a mochila com um pedaço de pão, 3 gatorades e meu mapa, além da câmera e outras bugigangas pequenas. Com 20 minutos de pedal, senti o peso da mochila, percebi que não precisava de tanto gatorade e fiquei feliz por ter retirados as frutas. Com uns 40 minutos o sol já vinha de encontro a minha rota tornando difícil ver os semáforos. Com 1h eu tinha percorrido uns 18 Km e já estava bem suado. Daí até o começo da trilha foram mais uns 20 minutos para mais uns 9Km, essa parte rápida porque era muito mais plana que o começo. E foi ali, quando saí definitivamente das ruas (quarta foto), que parei para tomar uns gatorades e deixar a câmera num lugar facilmente acessível .

Eu podia ter pego a trilha indo uns 5 Km para o sul ao inves de quase 30 para leste, no centro de Toronto. Mas fazendo isto eu tornaria mais longo o caminho até eu chegar em partes da trilha que eu ainda não conhecia. Foi por isso que eu decidi fazer esse longo percurso, quase que todo pela Lawrecne Street, e pegar a trilha somente lá em Pickering.

Com o fim da Lawrence vieram as paisagens bonitas e as fotos. A trilha margeia o lago e passa por várias pontes de madeira, onde as vezes a vista é bem legal. Em uma ocasião a trilha passa por um campo de flores (primeira foto). Algumas vezes a trilha termina numa rua e você não sabe onde ela continua, mas ela sempre continua. Aí é hora de sacar o mapa, ou perguntar para alguem, mas felizmente desta vez eu me perdi pouco, e só uma vez dei uma volta desnecessaria de uns 2 Km, das outras vezes me achei logo.

Segui por Pickering, Ajax, Whitby e finalmente Oshawa, onde já cheguei um pouco cansado. Quando cheguei na estação de trem era umas 11h30 da manhã, ou seja, mais de 5h30m depois que saíd e casa. Estava planejando chegar antes, acho que bem antes, pensava que 4 horas seria suficiente, mas a gente acaba indo devagar para tirar fotos em várias ocasiões, acaba indo devagar por causa de gente com cachorro, crianças na ciclovia, acaba parando para olhar o mapa ou para tomar gatorade ou para apreciar a paisagem...

No final resolvi abandonar o plano de ir até Newcastle e passar dos limites do meu mapa com minha bike, mas quando cheguei em Oshawa estava certo de que ali era o ponto final, eu estava cansado, nem um pouco afim de andar mais uns 10 Km pelo menos até Newcastle e depois ter que voltar, porque o último trem era ali em Oshawa.

Foi bem legal, foi diferente e quem sabe haverão utros passeios. Ainda posso ir para Oeste, embora eu saiba que a trilha para aquele lado não vai tão longe e não deve ser tão interessante quanto para leste. E quem sabe uma semana de férias para tentar a volta ao lago, vou ver se convenço o Trevor...

Eu tirei várias fotos, que estão aqui. Muitas delas foram tiradas de cima da bike, simplesmente focando o que eu tinha a frente, assim não precisava parar para tirar fotos...

Um comentário:

Luis Augusto disse...

Marcones, belas fotos, bike realmente traz grandes prezeres.....

Um abraço Luis Augusto

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...