quarta-feira, 2 de abril de 2008

Marketing Aula 11

Antes de começar o capitulo 14, sobre promoção, tem o apêndice do capítulo 13 que discorre sobre os aspectos financeiros do marketing.

Primeiro tem o balanço operacional (Operational statement) que resume a lucratividade de um negócio em um período de tempo. Há 3 elementos chaves em um balanço operacional: 1) Elementos de vendas (que inclui o preço pelo qual o produto é vendido, os retornos e descontos e a venda liquida. A venda liquida (receita?) é dada subtraindo-se os descontos e retornos da receita bruta. Retornos é quando o cliente devolve o produto), 2) os elementos do custo ( que incluem uma pancada de coisas. Tem aí a matéria prima, incluindo seus descontos e taxas, tem os custos dos empregados e tudo mais o que vem junto ocmo beneficios e o custo do proprio dinheiro. Custos administrativos, custos com a venda e vários outros custos. Tem a margem bruta que é a receita liquida menos todos os custos variáveis, pelo que eu entendi. Depois so custos fixos sao calculados e subtraido da margem bruta, resultando nos lucros ou perdas.) e 3) Elementos do lucro (que é os lucros ou perdas obtido no elemento anterior).

Então tem as razões operacionais, onde se resume todo o balanço anterior em uns poucos itens e calculando o quanto cada um é em percentual das venda. Valores em percentuais permitem comparação entre diferentes períodos.

Há alguns elementos usados para definição e avaliaçao de preços. 1) Markup - Também chamado de margem bruta é o quando se adiciona ao custo do produto para vendê-lo. Pode ser apresentado em valor ou percentual. O percentual pode ser baseado no preço de venda ou no custo, ambos são usados, mas podem ser muito diferentes.Para atacadistas e varejistas o markup é muito importante.2) Markdown - É o percentual que geralmente se desconta do preço de venda do produto se ele precisa ser vendido, tipo em supermercados quando o produto tá encalhado. 3) Stockturn Rate - É o percentual que o custo dos bens vendidos representa do custo da matéria prima, que é geralmente bem maior que 100%. Para cada tipo de industria existem valores considerados bons para esse percentual, 4) Retorno do Investimento (ROI) - é a receita líquida dividida pelo investimento feito para consegui-la

Bom, é mais ou menos isso que tem no apêndice. E eu nem tenho certeza se isso vai cair no exame. De qualquer forma esse resumo serviu para eu dar uma lida... Vou colocar o capítulo 14, sobre canais, em outro post.

Nenhum comentário:

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...