sábado, 4 de outubro de 2008

Longo

Fui dormir tarde ontem. Parece que inconscientemente a gente vai dormir tarde na sexta pois no sábado não tem trabalho. POis apesar de eu querer correr de manhã eu fui dormir tarde. O resultado foi que saí para correr quase as 9h da manhã, mas com temperatura baixa, em torno dos 6 ou 7 graus, o sol querendo aparecer mas muito tímido. Coloquei duas luvas finas e fui.

Segui o percurso que tinha feito ontem a noite e gravado na memória. Geralmente a memória falha e eu me perco no meio do percurso, mas esse era um percurso longo, quase inteiro por ruas pequenas, que terminava no metrô mas seguia longe do metrô. Era melhor não me perder para ele não ficar mais longo, era melhor não me perder para não me congelar procurando o rumo certo. Era um percurso mais ou menos fácil de lembrar, mas quase sempre por ruas pequenas.

Aqui se você não sai das grandes avenidas, você não se perde e tem transporte toda hora. As grandes avenidas formam "grandes quarteirões" de mais ou menos uns 2 Km em cada lado, falando por cima. Se você for para o Norte, vai cruzar uma grande avenida a cada 2Km mais ou menos, se você for para o Leste mesma coisa. Então é difícil se perder se você tá nas grandes avenidas. E com um ano aqui você já conhece boa parte delas, pelo menos sabe onde fica, e com isso elas são pontos de referências, principalmente seus cruzamentos. Você pode correr nelas pois as calçadas são boas mas vai ter bastante carro do seu lado.

Se você sai das avenidas e entra no meio desses grandes quarteirões, as ruas são geralmente caóticas. As vezes eu penso que isso é proposital e feito para que o transito não seja grande no meio dos quarteirões que são sempre residenciais. As ruas são ideais para correr, com muitas árvores, muitas casas, calçadas boas e pouco trânsito. Mas você logo vai estar perdido, seguindo o sol (ou a lua se for de madrugada). As ruas terminam, ruas sem saida, ruas tortas....

Pois bem, eu fiz o meu percurso passando quase sempre nessas pequenas ruas, aproveitando uma parte inicial que eu já conheço e tentanto depois pegar ruas que seguiam mais ou menos reto. Acho que tive sorte pois me perdi apenas uma vez no percurso, parando várias vezes para conferir o nome da rua nas placas.

De casa segui para Oeste bastante paralelo a Saint Clair, por dentro do bairro até a Oakwood, e nela fui para o Norte até a Rogers. Ambas são avenidas médias e seguem mais ou menos reto. A Rogers fica grande e termina na Weston, que peguei ao sul até a Gunns, uma ruazinha que entrei. Ali começou uma paisagem rural, eu comecei a correr na grama pois nem calçada tinha. Mais para frente a coisa melhorou e por volta do Km 10 eu peguei uma rua errada e logo me toquei que tava perdido pois estava indo para o norte ao invés de ir para o Oeste. Perguntei para um sujeito onde era a Scarlet, a próxima grande avenida, ele me indicou o caminho e eu cheguei na Scarlet. Peguei para o norte até a Edenbridge, que era uma rua tortíssima que ia longe, terminaria na Dundas. Ruas tortas, aqui ou no Brasil, você pode ir preparado para morros e descidas. E realmente achei uns bons. Eu segui a Edenbridge até a Dundas e já estava meio cansado quando cheguei lá. A Dundas é uma avenida bem grande e eu peguei ela para Oeste, em direção a estação Kipling do metrô, a última (ou primeira) da linha leste-oeste. Cheguei no metrô e depois de me perder denovo eu estava pronto para pegar o trem.

O percurso deu 21.48Km e meu cronômetro marcou 1h34m, mas certamente estava errado. Eu com certeza fiz em pelo menos 1h45 meia maratona, mas eu devo ter parado o cronômetro em algum semáforo e esquecido de recomeçar ele. Sempre acontece... O problema é que dessa vez não lembro onde (eu gerlamente lembro) e cheguei a duvidar da distância. Se o relógio estivesse certo eu estimaria entre 18 a 19 Km e eu não acho possível o mapa ter errado tanto, afinal foi relativamente fácil refazer o percurso. Enfim, não importa, vou considerar 21Km.... Segue o percurso!

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...