sábado, 18 de outubro de 2008

Corrida do Zoo






Hoje foi o dia da corrida do Zoo. E eu que tinha planejado ir de bicicleta não pensei duas vezes mesmo depois de medir e encontrar que a distância de casa até o zoo é de aproximadamente 30 KM. E ainda mesmo depois de ver que a previsão da temperatura para aquela manhã era de 2 graus, eu estava decidido a ir de bike.

Acordei as 5h20 e preparei as coisas com calma, o plano era sair por volta das 6h30. Deveria percorrer os 30Km em duas horas no máximo e estaria lá por volta das 8h30, sendo que a corrida começaria as 9h30.

E pé na estrada, pedalando ao Norte pela Yonge Street, eu notei que olhos, nariz, boca, rosto, estava tudo congelando com o vento. Bem vindo ao frio canadense eu pensei. Eu usava uma calça daquelas para o frio, com o short de corrida por cima, usava uma blusa também apropriada para o frio daqui, com outra por cima para quebrar o vento, usava uma toca e um capacete, e estava com meu tenis de corrida novo, um Mizuno, com uma meia para corrida no frio comprada aqui com duas camadas. Então fora a parte descoberta da cabeça o resto estava tranquilo, a não ser os pés que começaram a querer esfriar depois de um certo tempo. A meia pode ser com duas camadas mas o tenis de corrida todo furado não ajuda, ele é extremamente inapropriado para o frio. O que acontece é que correndo eu nunca senti frio nos pés, mesmo quando eu molhava ele naquela poças de água feita pela neve derretida quando eles jogam sal nela. Mas pedalando é outra estória, você sente frio no pé se ele não estiver bem protegido.

Foi tudo bem na ida, com poucos carros nas ruas, mas foi já na ida que eu me toquei que o problema seria a volta com aquelas ruas cheias de carro e o sol alto me atrapalhando ver os semáforos. Cheguei lá como planejado, por volta das 8h30, uma bicicleta juntamente com montes de carros... O corredor canadense pode ser preocupado com o meio ambiente o quanto for, mas ele jamais pega o trasnporte público para ir até a prova.

Depois de calmamente amarrar a bike num post lá que segurava uma bandeira, eu, que tinha pegado o kit ontem, fui pegar o chip. Era um velcro com o chip e vc tinha que colocar na canela. Eu fiquei por alí, procarando um cantinho com sol para me aquecer um pouco, depois de deixar a mala no guarda volumes. Agora, com sol os 3 graus da madrugada já devia ter subido para uns 6 ou 7 e eu tinha planejado ainda no dia anterior que correria com a camiseta Ones por baixo, blusa dos bombeiros que eu usava para treinar por cima, com o número pregado nela e de shorts. Isso baseado na experiência dos treinos, essa era a minha roupa de treino para 6 a 11 graus e para ter certeza que nada vai dar errado, nada como correr com a roupa do treino. Só que lá eu não achei um vestiário para tirar a calça e ficar só de shorts, então resolvi correr de calça mesmo - havia bem mais gente de calça do que de shorts, embora tinha bastante de shorts e uns pouquissimos corajosos de camisa de manga curta.

Essa é uma corrida tipo Corpore, para o pessoal que quer se divertir, para o pessoal que tá começando e para o pessoal que tem mais grana. O ritmo médio da galera é modesto e eu com 46 minutos de tempo previsto fiquei no curral vermelho que era simplesmente o primeiro, na minha frente a elite apenas e ainda assim separada por uma faixa apenas que foi retirada com 3 minutos para a largada, quando eu pude inclusive me juntar com a elite. Mas não o quis, fiqui ali no segundo pelotão pois é sempre mais gostoso vencer vindo de trás. Com cinco minutos para a largada os currais foram fechados e se você não tivesse entrado teria que procurar um lugar lá tras depois do último curral.

Outra coisa sobre a largada, havia bastante banheiro químico mas uma fila única de mais de 100 metros. A fila era desanimadora pela tamanho, embora andasse rápido. A largada foi num estacionamento, saindo para a rua depois de uns 400m. O locutor deixou claro que a grana arrecadada iria para uma grande causa, o zoo. Ele falou várias vezes como arrumar o chip na canela, avisou que os currais fechariam 5 minutos antes da largada, pediu pra gente levantar a mão para posar para a foto, disse obrigado aos staffs sem os quais a corrida não existiria.... E, no guarda volumes você tem que pagar dois dolares para deixar sua mochila lá, e a grana é dita não ser para nada a não ser para o zoo.

Eu estava lá na frente, mas sem expectativas. A semana de treinos havia sido péssima depois de uma muito boa, então eu não tinha porque querer muita coisa, mas eu também não estava lá para correr admirando o zoo. Os treinos tinham sido tão desanimadores que eu pensava em um sub 50 minutos, isso já deveria ser bom principalmente pelo fato de o percurso não ser plano. Mas eu tinha seguido o meu ritual, tinha trotado 7 Km para buscar o kit ontem a tarde, tinha me sentido bem embora não rápido, então o plano era sair rápido e ver o que acontecia.

Saí rápido mas nem tanto quanto os outros que estavam comigo, mas eu me senti bem, senti que conseguia segurar o ritmo. E aos poucos fui passando alguns corredores principalmente nas subidas, pois eu conseguia manter o ritmo bem constante. O percurso era cheio de curvas em pista estreita principalmente quando entrou no zoo, e eu me sentia um carro de fórmula I, rápido, tangenciando as curvas, com alambrados passando rápido ao meu lado, com o povo aplaudindo em certos pontos. E eu seguia e como vi que estava bem melhor do que pensava não olhei para nada, não vi os animais do zoo, apenas rodei concentrado nos corredores a minha volta, no chão que ficava para trás, concentrado em manter as passadas fortes, abertas ao invés de arrastar os pés, concentrado em não deixar o corredor na frente sumir, em antes passar ele, e passei mais do que fui passado. Subidas vieram, pontes e até mesmo uma escada de uns 7 degraus, mas eu pouco reduzi o rítmo, eu sempre segui forte como a tempos não fazia, a muito tempo, nem mesmo nos treinos. Postos de hidratação se passaram sem que eu sequer prestasse muita atençao neles, afinal eu não bebia água nem nos treinos de 20Km. Quando me senti cansado olhei no conômetro para ter uma idéia de quanto faltava para o final (pois não vi uma única placa de Km), e marcava lá 35 minutos. Deve faltar uns 10 minutos, se eu segurar o ritmo deve dar algo sub 45 minutos... E eu estava certo e eu segurei o ritmo e até aumentei em certos pontos para não deixar o sujeito na minha frente abrir, afinal seria apenas 10 minutos mais, e o tempo tinha passado muito mais rápido do que nos treinos. Eu logo vi o final, tentei um sprint mas não passei ninguem nem fui passado, não tinha muita gente por perto e o sujeito na minha frente abriu mais do que eu deveria ter deixado.

Cruzei a linha com 43m59s bruto, 43m56s liquidos, e parti para o abraço, estava bastante feliz pois não estava tão lento assim, tinha conseguido rodar sub 4m30s/Km! Agora vi que minha colocação na prova foi 16/181 na categoria, 70/778 no sexo masculino e 81/2049 no geral. No geral fiquei entre os 5% mais rápidos, coisa que nunca aconteceu no Brasil.

Terminei cansado, e fui caminhando, queria algo para matar a sede. Não percebi que alí, antes do gatorade, ficava o guarda-volumes (maluco não?). Parei no gatorade, tomei bastante, complementei com água, e logo que saí procurei o guarda-volumes. Não achei, mas achei os esquemas de comer, muita banana, maçãs, biscoitos e bagels. Eu fiquei rodando por ali, comendo umas coisas, mas logo voltei a procurar o guarda-volumes. Perguntei pros staffs que não souberam falar, saí do zoo e fui ver no caminhão onde eu tinha deixado ele, mas o caminhão não tava lá. Voltei pro zoo, pro lugar da chegada, perguntei para um sujeito que tava com uma mala, ele disse que eu deveria voltar em direção a chegada, era depois da chegada. Mas o meu cérebro bloqueava a idéia de que era DENTRO da área de chegada, simplesmente porque não fazia sentido.Eu voltei acompanhando o percurso da prova um pouco, olhei o pessoal indo para a chegada, não podia ser alí. Voltei para a área das frutas, tinha que perguntar para alguém denovo, talvez eu não estivesse entendendo o mínimo de inglês que eu pensava que entendia... Perguntei para outro sujeito que me indicou novamente na direção da chegada, e eu ficava pensando que já tinha procurado por tudo quanto é lugar por alí. Chegando perto de onde a galera saía da área da chegada com seu gatorade e tal, eu perguntei denovo para um sujeito com uma mala. Ele disse que era depois da chegada e eu meio que me toquei e perguntei confirmando, se devia entrar ali onde a galera tá saindo e voltar, ele disse que sim. Caracas! Quando eu saí ali eu tava cansado, eu não estava vendo nada, não tava pensando em nada a não ser em descansar e tal, eu só lembrava de ter visto as ambulâncias... mas o guarda volumes era lá, em algum lugar. Fui entrar o sujeito chines fez cara feia, perguntou o que eu ia fazer, eu disse que ia buscar minha mochila. Ele disse ok, foi a confirmação que o guarda volumes era ali mesmo, antes de tudo, antes do gatorade, antes do lanche, logo depois de cruzar a linha de chegada. Cheguei lá e tava escrito com letras grandes que ali era o guarda volumes, mas eu sinceramente na hora que passei ali não tave lendo nada, tava procurando o posto de hidratação apenas... No final das contas eu acho que demorei mais para achar minha mala do que para completar os 10Km.

A organização de uma forma geral não é boa como é a da Corpore, como disse não tem marcação de Km (pelo menos eu não vi), o local é apertado para 2000 participantes, o que já faz dessa corrida uma das maiores daqui. Não teve medalha (ou será que eu não vi também?), mas a camiseta foi legal, de manga longa e praticamente sem propaganda, o lanche depois da prova também foi legal, muitas frutas e carboidrato (biscoitos doce e bagels embora senti falta de algo para beber para fazer o bagel descer). Achei os banheiros químicos meio caóticos, mas não experimentei. Achei a largada boa, pelo menos para mim, larguei lá na frente, não sei porem como funcionou para os outros mais atrás. O apoio durante a prova foi bom, com 3 ou 4 postos de hidratação (eu não usei nenhum) e me parece que todos tinham água e gatorade. Bastante staffs indicando o caminho também, embora o percurso não fosse mal sinhalizado, tinha cones em todas curvas. Bastante gente do público geral incentivando o que foi bom também. O percurso é bom, bonito, muito natural.

Depois da prova eu fui passear no zoológico e vi muita coisa interessante. Ele é dividido em seções segundo os continentes e na seção Americas tinha alguns animais do Brasil, como a sucuri, a piranha, umas aranhas, jacaré. Para poder manter animais de clima quente no frio canadense eles simulam o clima quante com grandes estufas. Então vc tem essas grandes estufas com animais da américa do sul, áfrica, indomalasia. Como o clima tava frio era sempre muito gostoso entrar nessas estufas, que eram quentinhas. Chamou a atenção o fato que eles tem muitos peixes. Os grandes animais africanos como elefantes, girafas, leões, leopardos, eles parecem ficar ao ar livre, não sei se eles tem como ir para dentro das estufas. Existe também uma parte de animais canadenses, e lá eu vi o Lobo, o urso, o Moose, uma águia, uns patos e tinha até o racoon, mas eu não vi ele, devia estar escondido. Agora estou percebendo que não vi o canguru, talvez eu não tenha visitado o zoo inteiro, não sei.. ou simplesmente não tem canguru, ou o cangurú não tava se mostrando...É legal, um lugar bonito, e os animais parecem bem cuidados, embora é sempre triste ver os animais presos. Eu tirei muitas fotos no zoo, que estão aqui.

A volta para casa talvez tenha sido a parte mais chata pois eu estava um pouco cansado de ter ido, corrido e andando bastante pelo zoologico, e já era umas 15h quando saí de lá. Muito sol e muito carro nas ruas, e eu tinha que ir pelas ruas principais pois se eu saio delas as ruas são tortas, não dão em lugar nenhum, fora que eu estava sem mapa. Logo que comecei a pedalar na Shepard, ainda perto do zoo, eu percebi que não seria gostoso pedalar os 30Km de volta para casa. Decidi que iria reto pela Shepard e quando chegasse na Yonge pegaria o metrô. O problema é que os carros passam rápido em certos pontos, e se algo acontece e eles pegam você já era. Fora o fato de que o sol do jeito que estava tornava difícil as coisas para mim. Eu mal via o farol vermelho embora estava conseguindo ver o verde. E as vezes não via irregularidades na pista também. Mesmo assim eu pedalei rapido, seguindo as regras do trânsito e nada de ruim chegou nem perto de acontecer, mas quando cheguei na Kennedy Road, eu resolvi ir para o Sul até o metrô. Não era tão perto, seria uns 6Km, mas era mais perto do que ir pela Shepard até a Yonge, eu acho. E era provavelmente mais descida também uma vez que eu iria na direção do lago, e isso era bom pois eu estava com as pernas realmente cansadas. Na estação Kenedy do metrô eu parei e peguei o metrô e daí em diante foi fácil!

Essa experiência de voltar que não foi tão agradável me fez pensar seriamente em desistir da corrida de Haloween na próxima sexta feira se eu não encontrar um ônibus que vá até lá. Eu estava pensando em ir de bicicleta, mas serão em torno de 35 Km, ainda mais longe que o zoológico. Terei que ir em horário de pico (6 da tarde) e voltar lá pelas 22h, o que é bem melhor. Enfim, estou pensando... a outra alternativa é sair bem mais cedo do trampo e ir devagar por algum caminho que passe apenas por ruas pequenas, ainda que tortas e talvez mais longe um pouco... Vamos ver...

5 comentários:

Alison G. Altmayer disse...

Oi Marcos,

adorei teu relato e tb teu tempo na prova. Putz, estás correndo tri bem!!! E como o frio chega rápido aí,né?

Aqui a Primavera ainda está tímida, mas já dá para tirar o blusão de lã.

Bj

Anônimo disse...

Oi Marcão, incrível sua adaptação no frio. Eu não teria mínima condição para praticar corrida aí. Parabéns pelo ótimo tempo. Vc tem que arrumar algum corredor do seu nível para treinar junto.
Sadao

Marcos Sanches disse...

Oi Ms Harkins!

Sim, o frio já chegou para não ir embora até maio do ano que vem...acho que dificilmente chegaremos a 15 graus nesse período... hoje nevou um pouco, bem leve, eu sempre acho muito bonito... estou me esforçando para não parar de correr por causa do frio!

Marcos

Marcos Sanches disse...

Grande Sadao!

Pois é, tá faltando um Sadao para me incentivar a aumentar a velocidade. Tá faltando um Sadao para aparecer atrás de mim no Km 7... Não estou tão bem assim, vc me daria um chapéu fácil, mas tenho tentado correr sempre, devagar e sempre.

Abracos!!!

Marcos

Luis Augusto disse...

Marcones, belo relato e bela prova. Você está correndo muito bem.....parabéns !!!

Um abraço
Luis Augusto

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...