domingo, 26 de outubro de 2008

CN Tower

Hoje foi o dia de subir na CN Tower, pelas escadas. Sem dúvida esta corrida de subir numa das construções mais altas do mundo, pelas escadas, é uma das mais diferentes que eu já participei.

O meu colega de trabalho etíope topou logo participar da escalada, ele queria me dar um chapéu. Apesar de ele nunca ter corrido, ele é etíope, então todo respeito é pouco. Eu vivo dizendo a ele que ele deve ter corrida no sangue já que a Etiópia é terra de corredores que tem feito história. Acho que ele quis testar.

Para aquecer combinamos de que eu passaria no ap dele as 5 horas e de lá correríamos até a torre para dar uma aquecida. Até o ap dele era pouco mais de 5 Km, mais 4 até a torre, nos 6 graus da matina. Ele se sentiu cansado na corrida até a torre, paramos no meio, andamos muito, eu vi qu etava no papo, fui dando uns conselhos para ele, tipo começar devagar e tal. Mas ele tava meio ansioso, fomo um dos primeiros a chegar lá, estávamos bem na frente da fila, pouquissima gente na nossa frente. Mas a galera da org nos segurou num predio ao lado da torre até a hora da largada, as 6 da manhã, quando nos soltaram para a rua. Uns 500m até a entrada da torre, mas só lá o tempo começaria a contar. Ele saiu correndo para a torre, eu corri um pouco com ele, mas depois fiquei, sabia que teria muitos degraus para me cansar, não precisaria correr.

Quando comecei a subir ele já tinha partido a uns 2 minutos. Eu comecei num ritmo médio, sem forçar muito, conhecia a altura da torre. São 143 vãos de escada, cada um com uns 10 degraus. Eles são numerados por isso dá para saber quanto falta. Eu mantive o meu ritmo e fui subindo, sem correr, mas não lento também. A maioria dos passos eram de 2 degraus e eu fazia o possível para ir ajudando com as mãos, puxando o corpo para cima pelos corrimões. Por volta do vão 40 eu passei por ele, em estado lamentável, subindo devagar, sofrendo já. "Take it easy, it is still a long way up...". Mas não perdi muito tempo nem gastei muita energia, eu também estava já cansado, mas mantendo o ritmo o quanto podia. Ao contrário do ano passado as escadas estavam vazias, sem obstáculos e o ritmo ia constante, sem pessoas na frente para bloquear o caminho. No ano passado o ritmo variou muito porque eu encontrava a cada pouco o caminho bloqueado por várias pessoas que subiam lentamente. Eu misturava subida lenta com subida correndo quando eu conseguia me livrar das pessoas. No final da subida eu percebi que tinha sido mais fácil do que eu imaginava. Este ano caminho livre, eu passei primeiro o meu colega, depois mais dois rapazes e por fim uma garota e ninguem me passou!

Terminei em 15:08min, segundo a marcação deles, contra 17 e alguma coisa no ano passado. Ele fez 24 minutos. O tempo foi realmente ótimo neste ano, talvez os treinos tenham ajudado bem. Foi legal, bem legal! Alguams pessoas da empresa ficaram sem participar, especialmente alguns que eram rápidos, porque atingiram o limite logo. Com isso talvez eu tenha sido o mais rápido neste ano. Arrecadei 270 dolares, provavelmente a maior quantia entre a galera da empresa (precisa arrecadar pelo menos 50 dolares para participar).

Descemos, pegamos nossas camisetas e fomos tomar um café da manhã numa lanchonete. Conversamos sobre a subida na torre, mas principalmente sobre universidades aqui, na Etiópia e no Brasil. Ele foi para a casa dele, querendo pegar um taxi. Eu trotei para a minha casa, mais uns 3 ou 4 Km, com o sol nascendo e eu sem óculos escuros, foi complicado mas eu fui devagar...

Nenhum comentário:

Volta no Bairro - North St James Town

 Hoje foi o dia de usar o descanço no treino para dar uma volta em um bairro. Dado que estava frio e que ontem foi o longão, hoje tentamos n...