terça-feira, 23 de março de 2010

Acidentes de trânsito

Hoje ouvi no rádio que a Índia é o país onde mais se tem mortes no trânsito. Eu procurei rapidamente na internet e achei essa reportagem relacionada, meia antiga, mas enfim. Isso seria só uma informação se não viesse acompanhado dos números supreendentes - 17 pessoas morrem por hora, 150 mil por ano nas ruas e estradas da Índia. Dizem que o trânsito lá é caótico, com motos pra todo lado e tal, mas até aí, isso estamos acostumados em São Paulo. O número de fatalidades é muito grande, mas eu pensei logo que a população da Índia também é enorme. Obviamente, tendo muita gente, eles terão mais fatalidades.Resolvi tentar comparar com o Brasil.

Tivemos em 2005 cerca de 35000 mortes no trânsito, com 180 milhões de habitantes. A Índia tem 150000 mortes por ano, com cerca de 1,180 bilhões de habitantes. Ou seja, no Brasil acontece mais mortes por habitante, considerando esses números que devem ser aproximados. Se usássemos o tamanho da frota de carros ao inves do tamanho da população imagino que então teríamos a conclusão que o trânsito lá é mais perigoso que no Brasil, pois vi que na India apenas cerca de 7.2 milhões de domicílios possuem carro. Imagino que no Brasil tenha muito mais carros...

Achei que no Canadá houve cerca de 3000 mortes no trânsito em 2002, número baixo, mas que se compararmos coma população também baixa rsulta em uma taxa de fatalidades por habitantes não muito diferente da Índia. No entanto todo mundo tem carro no Canada...

O legal seria trazer o número de carros na equação, mas eu tô sem paciência para procurar agora...

2 comentários:

theme disse...

Este teu blog é muito bom. Vc tb escreve muito bem. Gosto de ler o mesmo e de me atualizar sobre o Canadá. Parabéns pelos artigos e novidades desse país .

Marcos Sanches disse...

Obrigado pela visita, pelo comentário e pelo elogio! Parabéns pelo seu blog também, eu dei uma passada lá e é bem interessante!

Abraços!

Marcos