terça-feira, 2 de março de 2010

Olimpíadas de Inverno

Agora em Fevereiro um evento esportivo tomou totalmente a atenção dos canadenses - As Olimpíadas de Inverno que aconteceram em Vancouver.

Antes do começo havia grandes expectativas por parte da população, digo, pelo menos por parte de boa parte da população. Uma pesquisa recente disse que 50% dos canadense acompanharam de peto as olimpiadas, então parece que metade da população não tava muito preocupada. Mas enfim, foi um grande evento. As Olimpíadas chegaram e o Canadá estava lento, ganhando poucas medalhas, com performance abaixo do esperado. No ski houve muitas contusões de bons atletas e disseram que era o excesso de treinamento devido a cobrança de competir em casa.

Quando o Canadá perdeu para os US no Hoquei, parece que tivemos o ponto onde as coisas mudaram. A popualçao ficou triste, como os brasileiros quando perdem para a Argentina no futebol. Mas então o Canadá começou a ganhar mais medalhas e no jogo seguinte de Hoquei eles lavaram a égua em cima da Russia. Começaram a ganhar medalhas no ski e dança no gelo.

O final das Olimpíadas foi no domingo passado, com a final do Jogo de Hoquei Canadá X US, final em que o Canadá chegou em grande estilo, derrotando bons adversários.Era o dia da revanche contra os US e a população ficou na expectativa, Toronto (e imagino que o país inteiro) parou para assisstir o jogo. O Canadá ganhava o jogo por 2X1 quando faltava segundos para terminar e os US empataram. Banho de água fria, nervosismo da prorrogação e morte súbita. Mas eis que o Canadá marca mais um gol, garantindo a medalha de ouro. O silência das ruas acabou e do meu apto eu ouvia fogos, buzinas, gritos. A população comemorou até tarde da noite nas ruas, temperatura de zero graus. Foi meio que como quando o Brasil ganha a Copa do Mundo, loucura.

As Olimpíadas se foram e a vida volta ao normal. Em 2015 tem o Pan em Toronto, e já começam os preparativos...

2 comentários:

Fabão disse...

Oi Marcão
Aqui no Brasil, as olimpíadas de inverno foram "transmitidas" pela Record.
Claro que não temos contato com esses esportes, então o interesse foi quase zero.
Mas eu, particularmente, acompanhei algumas competições, em especial o Biathlon.
Mas foi um primeiro passo para começarmos a ter contato com essas modalidades.
Daqui 99 dias começa a Copa. Aí sim, o Brasil vai parar.
ua

Marcos Sanches disse...

Fala Fabão!!!

Cara, achei o Biatlon engraçado, esquiar e atirar. Dizem que é influência de guerras do passado onde os soldados tinham que usar esquis.

Nem me fala, copa é loucura no Brasil hein!

Abraços e valeu pela visita!

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...