quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ritalina e mortes subitas

E denovo uma pesquisa vem mostrar que um medicamento largamente utilizado pode ser prejudicial a saude. E agora o negocio fica especialmente preocupante porque a pesquisa mostrou que a Ritalina (espero que seja assim que se escreve em portugues), medicamento muito usado para criancas com hiperatividade e deficit the atencao (ADHD), e possivelmente outros medicamentos, podem aumentar as chances de morte subita. Eu nao diria que o resultado eh alarmante porque a morte subita tem uma prevalencia extremamente baixa entre as criancas que usam Ritalina ou nao. E mais ainda porque a pesquisa nao eh conclusiva e nao implica em causalidade.

Um grupo de criancas que sofreu morte subida foi analisado retrospectivamente, e comparado com outro grupo que sofreu morte por acidente de transito. Descobriu-se que entre os que sofreram morte subita ha uma maior proporcao que tomava drogas anti ADHD. Uma das criticas eh que a analise eh retrospectiva, voltando na historia de criancas que falaceram as vezes a mais de 10 anos. Ou seja, dados podem nao ser precisos, especula-se que nos casos de criancas que tiveram morte subita, os pais seriam mais inclinados a dizerem que eles tomavam algum tipo de droga (mesmo se eles nao tomavam).

Ese pode ser um ponto, mas existem outros dois pelo menos, mais tecnicos. A forma que foi feito o desenho, se eu entendi bem, nao permite isolar outros fatores que podem ligar a ADHD a acidentes de transito. Se por alguma razao desconhecida (ou conhecida) pessoas com ADHD andam menos de carro entao seria mesmo de se esperar que vamos encontrar menos criancas que tomam medicamento anti-ADHD entre as vitimas de acidente de transito. Pode ser, por exemplo, que pais com esse tipo de crianca saem menos de casa porque essas criancas mais hiperativas causam mais preocupacao fora de casa. Assim elas se envolvem menos em acidente de transito, e vc provavelmente vai achar mais criancas que toma medicamento anti-ADHD entre as que faleceram, por exemplo, em acidentes domesticos do que em acidente de transito. E pode ser o emsmo para morte subita.

O outro confundimento que pode existir num estudo como esse eh que o ADHD esta relacionado a mortes subitas. Por exemplo, supoe que criancas com ADHD tem maior chance de morte subita, independente de tomar ou nao medicamento anti-ADHD, isso simplesmente porque ADHD causa mais morte subita. Imaginando que criancas com ADHD gerlamente tomam medicamento anti-ADHD, vamos encontrar o medicamento amis associado a morte subita. Imaginando que criancas com ADHD levam mais puxao de orelha do professor na escola, provavelmente vamos encontrar o numero de puxoes de orelha relacionado a morte subita.

Enfim, acho que o estudo levanta uma hipotese apenas e felizmente parece que a reacao dos especialistas tem sido de acordo com isso. Eles estao recomendando que pais facam um check-up cardiaco em seus filhos antes da administracao desses tipos de medicamentos, o que poderia prevenir parte das mortes subitas causadas pelos medicamentos (mesmo muitas que nao tem nada a ver com o medicamento), se eh que eles realmente causam.

Eua credito que se paga um preco (alem do que pagamos na farmacia) por tomar medicamentos. Eles sao produtos quimicos e dificilmente atuam somente no problema, eles sempre tem efeitos colaterais, alguns talvez imperceptiveis. Por isso tomar remedios, quanto mesmo, melhor...

Um comentário:

Volta ao Bairro - Cabbbagetown South St Jamess Town

 Depois de um treino mais ou menos long ontem, resolvi dara a volta em um novo bairro hoje, popularmente conhecido como Cabbagetown. Como on...