segunda-feira, 22 de junho de 2009

História do Canadá – capítulo 4 – A Nova França cria raízes

Saímos da Parte 1 do livro, que fala sobre os nativos, para entrar na Parte 2 que fala sobre “A França no Canadá”, ou a época em que a Canadá estava em sua maior parte sob domínio frances. É mais ou menos o período de um século que vai de 1663 a 1763. A França construiu um império na América do Norte, que apesar de nunca ter sido muito grande era rico em recursos, principalmente pele de animais e pesca. Com a guerra dos Sete Anos na Europa e confronto entre França e Inglaterra a França perdeu a maior parte do seu império na América, e entramos na Parte 3. O Capítulo 4 fala do período entre 1663 r 1689 quando a colonização francesa cria raizes mais fortes na América.
Em 1661 Louis XIV toma posse do trono frances e começa um governo de absolutismo que logo é sentido nas colônias. Mais soldados são mandados para a América e em 1666 os Iroquois vão a Quebec em busca de paz com o Império Frances. Além dos soldados o governo francês mandou também 800 mulheres para a colônia, com o objetivo de assegurar o crescimento da população. Naquele tempo havia em torno de 6 homens para cada mulher em Nova França. Havia também premios para famílias grandes e penas para pessoas sm família, solteiras, tudo com o forte objetivo de fazer a colônia crescer em população. A população da colônia cresceu de 15000 para 70000 nesse período de um século, o que foi muito significativo.
Em Acadia (a parte mais na costa atlantica do Canadá – enquanto a Nova França abrangia onde é hoje Quebec, Montreal, Otawa, quase todo Ontario e partes mais ao Sul, nos US, como Michigan, Illinois, Indiana, Ohio, Minessota e Winsconsin ) e outras parte a noroeste de Ontario ) o efeito do absolutismo de Louis XIV foi sentido mais tarde por causa do domínio Ingles na região até 1667. A população então não cresceu tanto, o poder militar era mais ausente e a colônia não experimentou o desenvolvimento e estabilidade politica que houve na Nova França. Em Newfoundland, a vila de Paisance, completamente voltada a pesca era outra colonia francesa, que tinha uma frota militar própria.
Administracao – Teoricamente a Nova França era governada como se fosse uma província da França. Um governo militar em Quebec era o chefe geral, que tomava decisões de todos os tipos e para quem governos locais em Montreal, Port Royal (Acadia) e Paisance (Newfoundland) deveiam reportar. O poder na época do absolutismo era exercido por elites sociais sendo que o povo tinha muito restrito acesso a altas posições. Mas o povo era ao mesmo tempo incentivado a levar seus problemas para os superiores, pois a elite sempre queria estar a par do que afligia a pop ulação.Embora o poder era exercido por elites, elas olhavam com responsabilidade para todos os setores, oq ue era chamado de paternalismo.
Justiça – As colônias seguiam as leis da França, mas uma particularidade é que os colonos tinham acesso a justiça mais que os franceses pois era mais barata na América. Havia atres tipos de crimes, com punições rigorosas – Os crimes contra Deus, contra a Coroa e contra a Pessoa ou Propriedade. Havia a pena de morte que geralmente era executada em publico, podendo ser dee várias formas – decapitação, enforcamento, entrangulação, fogueira, esquartejamento, amputação dos membros ou mutilação.
Religião – Louis XIV controlava a igreja e nao catõlicos eram processados. O Papa tinha suas interferências na França fortemente controladas. Nas colonias haviam muitas paróquias e falta de vigários. Alem de sofrer com o controle do estado a igreja sofria com o mal comportamento de seus próprios membros.
Mercantilismo – Sob o reinado de Louis XIV a econômia da colônia foi um dos aspectos que maims se desenvolveram. A idéia na época era que a colonia era importante somente até o ponto onde ela fornecia materia prima e serivia de mercado consumidor para os produtos da França. Na colonia houve incentivo para o desenvolimento de outras atividades econômicas alem do comércio de pele, como agricultura e exploração de recursos locais. Começou-se também o comércio da colonias na América com as colonias frnacesas na Asia.
Terras – As terras pertenciam à coroa, nobres e igreja. Colonos trabalhavam nessas terras mediante pagamento de uma taxa anual, e ainda trabalhavam na terra do patrão um certo número de dias por ano, onde a produção era inteiramente do patrão que geralmente pertencia a alta classe da nobreza.
O Comércio de pele – Nessa época o comércio de pele encarava duas principais dificuldades – Alguns jovens franceses querendo fazer mai sdinheiro começaram a ir para o interior do pais para cortar os nativos intermediarios e assim agiam burlando a lei. Ao mesmo tempo o comercio se estabelecia tendo o alcool com uma das fortes moedas de troca, o que causava muitos problemas para os nativos e jovens na colonias, eles comecaram a desafiar mais a lei. Algumas tentativas foram feitas para resolver esses problemas mas sem sucesso.
Hudson Bay Company – Em 1660 dois comerciantes de pele baseados em Quebec propuseram mandar peles diretamente para a França, por Hudson Bay (uma baia ao norte de Ontario). Os franceses não aprovaram a ideia pela dificuldade de fiscalização e nisso elees levaram a ideia para os ingleses, que fundaram na regiao a Hudson Bay Company e começaram a mandar pele para a Inglaterra com sucesso de lá.
Expansão para Oeste e Sul – No final do século XVII a França comeca a tentar expandir suas atividades de coleta de couro para o sul, indo até o golfo do México e para o Oeste, até as montanhas rochosas. Isso causou alguns conflitos com os nativos e com os próprios ingleses. Com isso o sucesso nunca foi total. Na parte sul o s Iroquois continuaram com o domínio do comércio de pele.
Nesse período que vai de 1663 a 1689 a França colocou suas raízes na América do Norte. Apesar dos conflitos a população cresceuy, a economia cresceu e o terrítório se expandiu. Tudo para criar influências francesas na região que duram até os dias de hoje.

Um comentário:

Mayumi disse...

Ah, agora estou começando a entender o porquê das duas língaus no Canadá! Sabe que há muitos estudos de bilinguismo aí, mesmo em relação à inglês e japonês?

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...