terça-feira, 9 de junho de 2009

Eu nao amo o seu canino

Hoje eu li por cima uma reportagem das que nao aparecem muito por aih. O sujeito fala das pessoas que nao sao assim tao chegadas em animais, como ele proprio eh um exemplo.

Hoje em dia, em cidades como Sao Paulo e Toronto, muitas pessoas tem seus cachorros e gatos de estimacao. Se voce quer ver o quanto, basta sair na rua e principalmente parques as 6 da manha, embora vc pode ver caninos desfilando nas ruas em qualquer horario. Eh como uma epidemia, os caes estao em todos os lugares! Dentro dos carros, lojas, Starbucks, pegando o metro, trilhas, ruas e avenidas. Um dia ateh me apareceu um no trabalho. NO meu predio tem de varios tipos A diferenca de Toronto com Sao Paulo eh que aqui voce nao precisa se preocupar em pisar na sujeira deles. Menos mal.

Agora sobre a minha relacao com os caninos, ela se limitou a epoca em que eu era ainda adolescente, na zona rural de uma pequena cidade. E lah, canino era somente um canino. Vivia solto, largado, desaparecia de vez em quando, comia restos quando ninguem esquecia dele. E nao entrava em casa nem por decreto. Ele era uma especie de vigia que fazia barulho quando achava algo suspeito e isso era no final das contas sua funcao. Varios caninos se passaram, mas eu nunca me apeguei a eles.

Finalmente me mudei para Campinas, epoca de faculdade, eu ainda era meio caipira e quando via esses cachorros boa vida chamava eles de inuteis. Mas o tempo passou mais, eu mudei para Sao Paulo e parei de chama-los de inuteis, afinal se todo mundo tem esses caninos eles devem ter alguma utilidade nem que seja psicologica. Mas sempre foi o canino lah e eu aqui.

Ateh que um dia, voltando do trabalho, que eu sempre voltava a peh, eu passei do lado de uma senhora jah de idade, com um desses caninos pequenos na coleira. E o bicho me viu, comecou a rosnar. Eu nao sei com ele pode saber que eu nao gosto dele. Mas ele nao ficou apenas no barulho, ele pulou em minha perna e ficou dependurado em minha calca pelo dente. Eu chacoalhei a perna, ele caiu e a velhinha gritava desesperadamente com o animal tentando segura-lo. Eu parei, xinguei a velha de irresponsavel, disse a ela que se ela nao consegue cuidar do cachorro, para dar um fim nele ao inves de deixa-lo dando dor de cabeca para os outros. E eu falava alto de forma que as timidas descupas dela eu nem ouvia. Depois fiquei ateh meio arrependido, coitada da velhinha, mas cah entre nos, daquela idade ela devia me ensinar, dar o exemplo, e nao eu a ela. Eu nao fiquei com raiva do canino, afinal eh soh um canino (e parecia dos bons), eu fico eh inconformado com as pessoas que tem animais mas nao querem ter a responsabilidade de te-los.

Agora pegando esse exemplo, eu acho que, principalmente no brasileiro, falta muito essa consciencia de que as pessoas tem o direito de ter um canino, mas nao de dar prejuizos oaos outros. Com o canino vem as responsabilidades, e sao varias, e se vc nao arca com elas vc tah fazendo os outros pagarem para vc ter o canino, o que nao eh justo, principalmente se for eu que tiver que pagar.

No predio onde eu morava em SP havia um que latia as vezes em horario inapropriado, e mesmo se for horario apropriado o barulho nao eh algo agradavel, convenhamos. Nao eh certo que todos os seus vizinhos sejam obrigados a conviver com o barulho do seu cachorro, ou vc cala a boca dele ou muda para uma casa ou da um jeito nele.

Perto do trabalho nao havia parque, as calcadas eram todas sujas, vc quase nao podia andar de manha. Como vc pode ter um canino e fazer com que todos os pedestres que passam na sua rua paguem por isso? Vc devia ser o unico a arcar com o que o seu canino faz.

Hoje em dia as pessoas desfilam os seus caninos na rua, na cabeca delas o canino eh bonito, agradavel, e todo mundo gosta. Eles pensam que todo mundo vai olhar para o canino deles e pensar "Oh, que bonitinho, eu queria ter um igual". Nao eh bem assim, ha pessoas que odeiam eles, e elas devem ser respeitadas. Eu nao diria que eu odeio eles, jamais fiz mal algum a animais e nem desejo nada de mal a eles, muito pelo contrario, mas esses caninos de apartamento, para mim eles nao fazem falta, e, infelizmente, alguns de seus donos tambem nao fazem falta...

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Marcão, concordo plenamente com você. É total falta de responsabilidade dos donos caninos.
Aqui no Brasil, é cheio o retardado com cara de gente educada.
Sadao

Mayumi disse...

Hahaha, hoje, quase pisei em uma m... que um cão tinha deixado de presente na calçada aqui em Ilha Solteira, enquanto eu corria! Imageine se tivesse acontecido mesmo! Eu ia perder um temp~´ao lavando os tênis! Rs. Donos irresponsáveis!

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...