terça-feira, 2 de junho de 2009

História do Canadá – Capítulo 1

Desde que cheguei aqui sempre tive um interesse por conhecer um pouco da História do Canadá. Eu não sou bom em história, mas enfim, senti que se eu queria morar aqui por um tempo então eu precisava conhecer um pocuo mais sobre como o país se formou.

Então no final de Janeiro, quando fui fazer meu teste do IELTS, num dia bastante frio, eu me deparei com uma livraria dentro da escolha onde seria realizado o teste. Entrei e vi muitos livros didáticos, resolvi procurar um sobre história e achei o livro “Canada – a national history” que folheei, gostei mas resolvi deixar para comprar pela internet, não só pelo preço mas também porque tendo um livro vc pode pesqusiar por outros similares facilmente, e geralmente tem mais opções que em uma livraria. Mas não pesquisei muito, comprei ele mesmo.

Com esse post eu quero fazer como fiz com o curso de Marketing, quero começar a colocar aquí um resumo dos capítulos também para ajudar com que eu fixe mais o assunto já que história não é o meu forte. Atualmente eu estou no capitulo 6 no que tem sido uma leitura bem vagarosa (certamente causada emparte pelo fato de eu ficar muito na internet rsrs), mas eu vou tentar ir devagar, capítulo por capítulo, não sei se eu vou conseguir mas espero que isso me obrigue a ler logo o livro até o fim. Então vamos lá com o capítulo 1.

O livro é dividido em várias partes, cada uma com um capítulo e o capítulo 1 pertence a parte 1 entitulada O Começo (Beginnings). Já vou pedindo desculpas pelas coisas que eu tenho que traduzir já que não sou bom nisso, mas cá entre nós, eu falo portugues, vou evitar escrever coisas em ingles como sempre tem sido neste blog.

O capitulo 1 chama-se “a visão dos olhos de um pássaro”, é bem curto (por isso que eu já coloquei ele aqui juntamente com a parte que escrevi acima), fala sobre o relevo do Canadá. O relevo moldou os povos nativos que são tão diferentes quantos as diferenças físicas encontradas no país. O canadá é dividido em 6 regiões segundo o seu relevo:

Região do Atlântico e do Golfo – É uma faixa estreita as margens do Oceano Atlântico, que abrange as províncias de Nova Scotia, Newfoundland, New Brunswick e Prince Edward Island. Alguas partes de solo fértil, clima menos extremos e árvores em sua maioria de folhas que não caem como os pinheiros (eles dizem evergreen) descrevem a região. Os nativos usavamos o oceanos e rios como importante fornte de alimento.

Canadian Shield – Ocupa 40 % do territorio, a abrange as provincias de Labrador, Quebec, Ontario e Manitoba assim como o Territorios do Norte (Northern Territories). É composto por formações muito antigas. Existem terrenos bons para agricultura mas o pequeno númro de dias quentes limita muito as possibilidades. A abundante vida selvagem fez com que os povos nativos dessa região não competissem muito se se encontrassem espalhados por toda a região.

Interior Pains – Nas provincias de Manitoba, Saskatchewan e Alberta, assim como mais ao note no território de Yukon. Boa parte da região tem excelente solo para agricultura mas o clima é severo e limita muito as opções. Mas a abundância de bufalos e vegetaçao nativa fez com que a agricultura não fosse tão necessária para os povos nativos.

Terras baixas dos Grandes Lagos e St-Lawrence – Inclui o sul de Ontario e Quebec. A região tem clima um pouco menos rigoroso sendo onde os nativos já começaram a desenvolver a agricultura. As espécies de animais encontradas também são mais variadas nesta região. Os lagos são um meio de transporte importante.

Cordilheira do Oeste – Inclui parte de Alberta, British Columbia e Yukon o norte. Abundante em peixes, especialmente salmão, carneiros de montanha, ursos e veados a região também abrigava uma grande população nativa. As montanhas rochosas foram uma barreira no contato entre os nativos de ambos os lados e mesmo entre eles e os europeus. O clima temperado da costa do pacífico que é menos duro que o clima do interior do país, sempre atraiu grande população humana.

O Norte – Consiste de inúmeras ilhas no norte do Canadá, com clima ártico e sub-ártico e vários subclimas e tipos de solos, mas sempre muito frio. O solo permanentemente congelado é um problema para construções. A região tem recursos mais escassos e obrigou as populações nativas a viverem em grupos menores e mais espalhadas. Nessa região vivem até hoje os nativos Inuits. Os europeus desprezaram a região no inicio mas mais tarde ela atraiu muitos pelas suas riquezas minerais.

Ok, isso é o capítulo 1 do livro, uma descrição geral da geografia e um pouco de como ela influenciou a vida dos nativos da região.

O Capitulo 2 e 3 vai falar um pouco sobre os nativos canadenses e os primeiros contatos com os europeus, terminando então a parte 1 do livro.

Um comentário:

Mayumi disse...

Ok! Estou lendo... pode continuar! Rsrsrs.

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...